Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carpaccio de polvo temperado com limão alcachofra,e pimenta rosa

Ingredientes:
1 polvo 
1 cebola média
1 dente de alho
1 talo de aipo 
½ limão siciliano
6 tomates sem pele e sem sementes
1 folha de louro
1 xícara (café) mais 1 colher de sopa de azeite extra virgem 
1 xícara (chá) de vinho branco
Suco de 1 limão
Sal e pimenta branca (a gosto)
Folhas de alface roxa e frise para decorar
1 colher (sopa) de fundo de alcachofra cortada em cubos
1 colher (café) de pimenta rosa
Pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo: 
Limpe bem o polvo em água corrente, cuidado para não manchar-se com a bolsa de tinta que encontra se na cabeça caso ela estoure, retire os tentáculos inteiros e reserve tudo. Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite, junte os tomates cortados em cubos e o vinho, tempere com o sal, pimenta e a folha de louro. Deixe em fogo brando por 10 minutos. Adicione o polvo, cubra com água fervente deixe cozinhar em fogo bem brando com a panela tampada por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja macio.

Em cima de uma bancada abra um pedaço de filme plástico, coloque o polvo no centro enrole-o firmemente retirando todo o ar, de modo que tome o formato de um cilindro. Termine amarrando ou dobrando as pontas e reserve no freezer por 24 horas. Faça um vinagrete emulsionando o suco de limão com o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino (a gosto).


Montagem do carpaccio:
Corte o polvo em fatias finas com o auxílio de uma máquina de frios, ou espere descongelar um pouco e utilize uma faca muito afiada. Disponha as fatias em uma única camada diretamente no prato que será servido, colocando as folhas de alface no centro, polvilhe os cubos de alcachofra e os grãos de pimenta rosa. Tempere com o vinagrete e sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário