Seguidores

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

peixe com legumes ao molho de melancia


Em Brasília, o inverno não é sinônimo de clima frio. O ar empoeirado da baixa umidade, a temperatura quente de dia e a brisa fria à noite fazem os brasilienses reclamarem de cansaço, boca seca, olhos irritados. Uma das soluções, embora simples, nem sempre é a predileta do paladar: água e pratos leves. Mas, segundo especialistas, existem formas saborosas e inteligentes de preparar pratos refrescantes e hidratantes. Basta aliar ingredientes ricos em água a preparos que respeitem essas características.

Intimamente ligada ao processo metabólico, transportando os nutrientes, detritos celulares, células sanguíneas e enzimas, a água permite a eliminação de toxinas e também lubrifica as articulações. Em dias quentes, ajuda a regular a temperatura corporal, além de auxiliar na digestão. A boa notícia é que muitos alimentos são como o organismo humano, composto por mais de 70% de água. Sabendo prepará-los — seja cozinhando na água, no vapor ou os adicionando a receitas —, a hidratação do corpo é ainda mais efetiva.o ideal é ingerir 2l de água por dia e dar prioridade a alimentos ricos no líquido, como a melancia, a alface e o melão, que ainda reforçam o sistema imunológico, protegendo de infecções e alergias. 

Receita - Peixe com legumes

Ingredientes

800g de filé de peixe (pescada amarela, robalo, badejo, namorado)
Suco de um limão
2 tomates batidos no liquidificador
1 colher de azeite
1 cebola média picada
2 cenouras médias cortadas em rodelas finas
2 batatas médias cortadas em cubos grandes
2 colheres (sopa) de salsinha picada
5 buquês de couve-flor
5 buquês de brócolis
100g de vagem picada
Sal à gosto


Modo de preparo

Lave o peixe com o limão, escorra e tempere com o sal e reserve. Cozinhe as verduras e legumes no vapor e reserve. Aqueça o azeite e refogue a cebola. Ajeite o peixe na panela e adicione o tomate batido. Cozinhe por 10 minutos e acrescente os legumes e verduras e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Salpique a salsinha. 

Molho de melancia

Ingredientes

3 kg de melancia
2 dentes de alho picado
1 cebola média ralada
3 colheres sopa de azeite
Sal a gosto
500 g de macarrão cozido
50 g de ricota defumada ralada para polvilhar


Modo de preparo

Limpe a melancia e corte em cubos. Refogue com alho e cebola no azeite. Deixe cozinhar até adquirir uma cor alaranjada e acrescente sal.
Coloque o molho em cima do macarrão, polvilhe com a ricota defumada como se fosse parmesão e leve ao forno para gratinar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário