Alergia

alimentos que podem desencadear uma alergia


- Leite: a caseína e outras proteínas podem provocar dores no abdome, vômito, problemas respiratórios (rinite, asma), urticária e dor de cabeça.
- Soja: os sintomas são bastante parecidos com os da alergia ao leite, levando principalmente a dores no abdome, vômito, diarreia e urticária. A soja entra na composição nutricional de vários alimentos, o que torna di ícil detectar a causa da alergia.
- Ovo: a principal proteína que provoca alergia é a albumina, presente na clara. É mais comum em crianças e pode provocar problemas respiratórios, eczema e urticária.
- Peixes e frutos do mar: os sintomas costumam aparecer até duas horas depois da ingestão. Incluem coceira, inchaço dos lábios e da faringe. Se a pessoa não for levada a um hospital imediatamente pode morrer.
- Tomate: as proteínas presentes na fruta podem causar azia e má digestão em pessoas sensíveis. Quando o tomate é processado, em molhos, por exemplo, diminui a incidência do problema.
- Amendoim: a reação é muito rápida, podendo levar à morte se não for tratada de imediato. Os sintomas incluem urticária, edema da glote e até o choque ana ilático, que impede a respiração.

Intolerância

alimentos que podem desencadear uma intolerancia

- Leite: os sintomas são bem parecidos com o da alergia - dor no abdome, problemas respiratórios, urticária, dor de cabeça -, mas aparecem em longo prazo, com o consumo contínuo.
- Glúten: está presente no trigo, na aveia, na cevada e no centeio. A intolerância a essa substância é chamada doença celíaca e causa problemas digestivos, perda de peso, erupções na pele, unha e cabelo quebradiços.
- Crustáceos: o responsável pela maior parte das queixas é o camarão. Ao contrário da alergia, que pode até matar rapidamente, o efeito no caso da intolerância é acumulativo e provoca principalmente distúrbios gástricos e coceira na pele.
- Conservantes e corantes: é um caso bastante complicado porque elimina do cardápio praticamente todos os produtos industrializados. Os principais sintomas são latulência, dores agudas no abdome, além de diarreia.