Seguidores

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Aprenda a fazer a tapioca de café com doce de leite e chocolate


INGREDIENTES:
Para a massa
500 g de polvilho doce
350 ml, aproximadamente, de café de coador (resfriado)
1 pitada de sal
Para o recheio
500 g de doce de leite
300 g de chocolate amargo ralados (60% de cacau ou mais)
Para finalização
Calda de chocolate
Raspas de chocolate
8 bolas de sorvete de canela
MODO DE PREPARO:
Hidrate a massa com o café e uma pitada de sal; a quantidade de liquido pode variar de acordo com o polvilho. Depois, peneire a massa, espalhe-a na tapioqueira e aguarde até que fique firme. Espalhe o doce de leite e o chocolate ralado a gosto. Espere alguns instantes para o recheio esquentar e feche a tapioca. Finalmente, sirva com o sorvete de canela e decore com a calda e as raspas de chocolate.
Dica
Se a massa ficar borrachuda, significa que ela está muito úmida e é necessário acrescentar um pouco de polvilho. Já se estiver quebradiça, precisa de mais liquido-- adicione assim um pouco mais de café.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dicas De Cozinha

1.   Higiene:
- troque a velha tábua de carne feita de madeira pela versão de plástico, pois os resíduos acumulados nos veios da madeira são focos de perigosas bactérias.

- Invista em um avental de corpo inteiro e uma faixa ou touca para segurar bem os cabelos
durante o preparo dos pratos.

Instrumentos: tenha sempre uma faca de oito polegadas.

Pimentas saborosas: As pimentas, brancas ou pretas, devem ser moídas apenas na hora
de usá-las, assim, ela guardará todo sabor e a qualidade que tem.

Alface: cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo, portanto deixe sempre as
folhas inteiras ou rasgue com as mãos.

Batata frita crocante: antes de fritar descasque as batatas e, em seguida, as coloque de
molho em água bem gelada e depois as frite em óleo bem quente.

Arroz soltinho: O primeiro passo é lavar bem o arroz e deixá-lo escorrendo até que saia todo o
excesso de água. Depois basta adicioná-lo no óleo quente e deixar que ele frite bem
(em média por cinco minutos).

Bife suculento: Logo que for ao fogo, em óleo bem quente, sele o bife, virando a carne dos dois lados. Isso ajuda a diminuir a quantidade de água que ele solta e, conseqüentemente, deixa a carne mais suculenta”.

Macarrão no ponto: A quantidade da água é um grande diferencial no preparo, exagere. Depois, adicione uma pequena quantidade de óleo, sal e azeite na panela. Adicione o macarrão quando a água estiver bem quente.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

VEJA ESTAS CURIOSIDADES.

ABA DE FILÉ - Considerada carne de segunda, localizada na costela inferior do boi. Possui muitas nervuras. É normalmente usado para ensopados, refogados e carne moída.

ABACATE - Fruto do abacateiro. Altamente nutritivo, usado em medicina como diurético. Nome científico: persea gratíssima. Rico em vitamina A. Substituto da carne. Suavemente laxativo.

ABRICÓ ou ABRICOTE - Fruto do abricoteiro, semelhante ao damasco.

AÇAÍ - Fruta encontrada nas matas da Tijuca com o nome Juçara. Valor nutritivo elevado. Vitaminas B1, B2 e C. A raiz é utilizada como depurativo.

ACÉM - Considerada carne de segunda, localizada na parte superior do quarto dianteiro do boi. Carne magra que requer métodos de cozimento que ajudem a amaciar os tecidos conjuntivos. Em algumas regiões do país é conhecida como agulha.

ACEROLA - Pequena fruta originária das Antilhas, América do Sul e Brasil. Extremamente rica em vitamina C e ferro, cálcio e fósforo.

AIPO - possui propriedades estimulantes, diuréticas e digestivas. Ajuda no tratamento do reumatismo, gota e asma. Seu suco é rico em vitaminas A e C. Além disto, seu talo é rico em fibras. Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas.

ALCAPARRA - Nome científico: capparis spinosa. Condimento refinado, são botões florais de um arbusto espinhoso que cresce em terrenos rochosos das regiões quentes do litoral mediterrâneo. Planta conhecida desde a antiguidade, quando se acreditava que era tóxica pelo sabor desagradável que possuem os botões, folhas e frutos quando frescos. Esta planta é totalmente comestível e possui qualidades medicinais, em particular em suas raízes: diuréticas, adstringentes e calmantes. São utilizadas, em geral, na forma de conserva em vinagre. Acrescentam sabor em molhos simples. Ingrediente indispensável no "steak tartare".

ALCATRA - Considerada carne de primeira, localizada na parte superior do quarto traseiro do boi, logo abaixo da picanha. Possui fibras curtas e macias. Muito usada em churrascos, assados e bifes

ALECRIM - Nome científico: rosmarinus officinalis. Originário do Mediterrâneo, esta planta de folhas carregadas de um forte aroma ligeiramente canforado, foi constantemente apreciada: na Antiguidade, entre os gregos e romanos, era considerado a erva do amor, da fidelidade e da amizade. Era utilizada trançada em coroas nos dias de casamento e de luto. Para os egípcios o alecrim foi a erva da recordação: encontramos seus ramos nas tumbas das primeiras dinastias. Na Idade Média, era utilizado na cozinha para perfumar as saladas e molhos, para afastar os insetos dos armários e das bibliotecas.Deve ser acrescentado após o cozimento do prato para evitar a evaporação de seus óleos aromáticos.

ALHO - Nome científico: allium sativum - Esta planta herbácea, cujo bulbo é fortemente aromático, é um condimento conhecido universalmente. Trazido da Ásia Central pelos mongóis, o alho já era utilizado pelos egípcios, pois aparecia em inscrições encontradas na pirâmide de Gisé. Os hebreus apreciavam-no de tal maneira que o trouxeram à Palestina. Do alho, utiliza-se o bulbo, composto pelos "dentes". Retirando-se a pele, o dente é utilizado esmagado, picado, fatiado, grelhado, assado ou frito. Também é apreciado cru, por exemplo, nos molhos "alho e óleo".

AMEIXA - Fruta originária na Ásia e de propriedades diuréticas e laxativas.

ANTEPASTO - Iguaria ou aperitivo que se serve antes de uma refeição. Entrada.

BIRIBÁ - Do tupi embirybá. Também chamada Pinha e Fruta do Conde.

BRIE - Um dos mais antigos queijos franceses. Originário da região entre o Sena e o Marne. Macio, suave e com um leve sabor de nozes.

BRIGADA - Equipe encarregada de efetuar todo o atendimento dos clientes em um restaurante.

BROCHETTE - Palavra francesa que quer dizer em espetinho.

BURITI - Fruto do buriti ou muriti, espécie de palmeira.

BUTIÁ - Fruto da palmeira de mesmo nome. Bastante comum no Sul do Brasil, é muito utilizado na preparação de licores ou para consumo in natura.

CACIOCAVALLO - Queijo semelhante ao provolone, com massa dura, compacta e branca.

CAMEMBERT - Queijo francês cremoso e macio, de sabor suave e levemente picante. Possui bolor branco sobre a casca. Cilíndrico e pequeno. Utilizado como aperitivo, sobremesa ou base de canapés. Acompanha vinho tinto seco. Criado em 1791 por Marie Harel.

CANELONE - Espécie de massa em forma de tubo.

CAPELLETTI - Massa recheada, na forma de um pastelzinho dobrado (juntando as pontas).

CAPELLINI - Tipo de massa em forma de fios longos e finos. Conhecida popularmente no Brasil como "cabelo de anjo".

CAPA DE FILÉ - Corte de carne bovina retirado do quarto dianteiro do boi (parte superior, logo após o acém). Contém muitas nervuras e requer cozimento longo. Usado em bifes de panela, refogados e assados.

CAPPUCCINO - Termo italiano para café com leite e espuma. Uma parte de café expresso para duas de leite quente aerado.

CARBOIDRATOS - São fontes de energia para o seu corpo e têm no amido seu principal representante. São encontrados nos tubérculos, cereais e seus derivados. Alimentos ricos em carboidratos: Batatas, inhame, aipim, milho, trigo, aveia, arroz, pães, massas. Você também encontrará carboidratos nos doces e refrigerantes. As fibras (celulose) da dieta são parcialmente compostas de carboidratos e asseguram o rápido escoamento dos alimentos através do sistema digestivo. Achadas nos cereais integrais, frutas e vegetais.

CHALOTA - Variedade de cebola roxa, pequena, com um leve sabor de alho.

CHAMPIGNON - (termo francês) Cogumelo.

CHANTILLY - Creme de leite, com ou sem açúcar, batido até ficar firme.

CHEDDAR - Queijo de origem inglesa, produzido desde o século XVI. Possui sabor pronunciado mas não forte. Acompanha vinho tinto.

CHUTNEY - Espécie de geléia agridoce e picante, de origem indiana, feita com vários tipos de frutas e vegetais com temperos, como gengibre, cravo, canela, vinagre e açúcar.

COMINHO - Falso-anis, falso-aneto, kümel. Tempero de aroma intenso e sabor acre levemente amargo. Provavelmente originário da Ásia central. Na Idade Média era considerado como um tempero aristocrático, utilizado para temperar as aves a fim de facilitar a digestão. Faz parte da composição do curry, é utilizado na cozinha oriental e mediterrânea. Na Alemanha, certos pães são temperados com suas sementes. Alguns queijos, como o gouda e o munster podem também ser feitos com grãos de cominho em seu interior. O cominho também é utilizado moído, em pó, em muitos pratos da culinária árabe. Nome científico: Cuminum cyminum.

CONCHIGLIE - Massas no formato de pequenas conchas.

COQUETEL - Do inglês Cocktail. Bebida preparada a partir da mistura de duas ou mais bebidas, e/ou outros ingredientes.

CHIFFONADE - Método de corte usado para legumes de folhas, onde junta-se diversas folhas, enrola-se em forma cilíndrica e corta-se em tiras finas.

Julienne ou Juliana Método de corte utilizado para nabos, cenouras e alho poró. Corta-se o legume em pedaços de mais ou menos 5cm, apara-se os lados para dar forma retangular, em seguida corta-se em fatias. Junta-se as fatias, e corta-se no sentido do comprimento em tiras finas.

Printanière - Corte usado para cenouras e nabos, corta-se o legume em duas ou mais partes, em seguida cada parte é torneada, dando-se formato oval.

CROISSANT - Espécie de pequeno pão folhado, no formato de meia-lua.

CROTTIN DU BERRY - Queijo originário da Borgonha. Pequeno, feito de leite de cabra, com sabor acentuado e textura seca. Servido em entradas, derretido sobre torradas.

DENDÊ - Fruto de uma palmeira de origem africana cujas sementes chegaram ao Brasil trazidas por escravos. Com o dendê se produz dois tipos de óleo: óleo de dendê ou de palma (conhecido como palm oil no mercado internacional), extraído da parte externa do fruto, e óleo de palmiste (palm kernel oil), extraído da semente e similar ao óleo de coco e de babaçu. Bastante utilizado na culinária baiana, região nordeste do Brasil.

VEJA ESTA RECEITA DESTE DELICIOSO FEIJÃO TROPEIRO

INGREDIENTES:


- 500g de Feijão Cozido
- 300g de Lombo cortado em cubos
- 100g de Torresmo cortado em cubos
- ½ maço de Cheiro-Verde
- 2 xícaras de farinha de milho
- ½ xícara de alho batido com óleo)
- 2 Ovos
- 1 Pitada de Pimenta-do-Reino
- Sal a gosto
- 50g de bacon
- 1 Cebola grande picada em cubos
- 1 pouco de couve picada bem fina (½ maço).





MODO DE PREPARO:

Colocar a panela em fogo brando até aquecer bem. Sempre fazer um fundo de panela com o bacon, o lombo, o cheiro verde e alho, depois os ovos. Misturar bem, colocar a couve bem fina e jogar o feijão e, por último a farinha de milho. Para acompanhar, por cima, salpicar com torresminho bem pururuca.

Sugestão:
Sirva acompanhado de arroz, couve e lombo.

sábado, 23 de junho de 2012

UMA ÓTIMA DICA,ECONOMIA DOMÉSTICA

Economia doméstica é a administração das contas da casa. Todas as famílias, mesmo sem se dar conta, necessitam administrar as contas da casa. Se não fizer isso as coisas podem sair do controle e antes do final do mês o dinheiro pode acabar e contas podem ficar sem pagar. Todos desejando ou não, convivem com a administração doméstica se esforçando para chegar ao final de cada mês da melhor maneira possível. Para isso, a palavra chave é PLANEJAMENTO ! Quanto mais, melhor.

Em economia doméstica uma peça importante é o ORÇAMENTO. Ele ajuda na administração dos recursos da família. O ORÇAMENTO DOMÉSTICO deve ser o retrato das entradas (Receitas) e saídas (Despesas) de todos os membros da família. Em economia doméstica há uma diferença importante entre 1) simplesmente apurar o que está sendo gasto dia a dia sem controle e 2) planejar despesas antecipadamente para não gastar mais do que se ganha (esta é justamente a função do ORÇAMENTO DOMÉSTICO). 

Portanto, em economia doméstica o ORÇAMENTO DOMÉSTICO é o principal instrumento. Ele possibilita o PLANEJAMENTO FINANCEIRO para hoje, para amanhã e dias futuros. Ele evita que sobre mês e falte dinheiro. Quando se entra no cheque especial, pagam-se juros, não se quita a fatura do cartão de crédito, entra-se no crédito rotativo, falta dinheiro no final do mês e no mês seguinte se paga mais juros... Quanto se chega nessa fase, a coisa já ficou feia. 

O primeiro passo para iniciar a resolução do problema é preparar o ORÇAMENTO DOMÉSTICO já ! Para alguns pode não parecer fácil mas é possível. É necessária uma boa dose de determinação. Convoque a família para uma reunião seguida de ação pois todos necessitam estar comprometidos com o projeto de organização e estruturação da economia doméstica.

VEJAM ESTAS EXCELENTES DICAS, CONTROLE FINANCEIRO : COMO ORGANIZAR SUAS FINANÇAS PESSOAIS

Há uma maneira bastante fácil e prática de organizar suas finanças pessoais. Para isso basta obter respostas para as seguintes perguntas : 1) Quanto eu realmente ganho por mês ; 2) Quanto gasto por mês; 3) Sobra ou falta dinheiro a cada mês ? Se você deseja organizar suas finanças, siga comigo. Você descobrirá como pode ser fácil o controle financeiro na sua vida. 

1)Quanto realmente ganho por mês ? Para responder a esta pergunta muitas pessoas pensam no valor do seu salário bruto, isto é, sem levar em conta os descontos relativos ao INSS, imposto de renda na fonte, vale transporte, plano de saúde etc. que geralmente ocorrem sobre o salário bruto. A resposta adequada é a seguinte : SALÁRIO BRUTO MENOS DESCONTOS SOBRE O SALÁRIO RESULTA NO GANHO REAL MENSAL. Obtida a resposta para a pergunta nº1, vamos adiante.


2)Quanto gasto por mês ? Faça o seguinte, elenque os gastos que você toma conhecimento através de documentos que chegam mensalmente pelo correio (contas de luz, gás, telefone, IPTU, IPVA, faturas do cartão/cartões de crédito, boletos e carnês diversos) e considere também os gastos que ocorrem através do seu cartão de débito e os efetuados em espécie (com dinheiro vivo) que você leva no bolso, bolsa ou carteira. Trata-se daqueles valores sacados no caixa eletrônico e usados para pagamentos de pequenas despesas (cafezinho, pão de queijo, balinhas, etc. Tomar conhecimento de gastos que possam ser visualizados por documentos é bastante simples. Para conhecer adequadamente os demais você precisará de mais atenção e observação constante por pelo menos 30 dias.

Melhor ainda por 60 ou 90 dias. Portanto, mãos à obra. Use papel, lápis, caneta, caderno, caderneta, cadernetinha ou planilha no computador. Escolhe um meio que funcione bem para você. Liste por 3 meses seguidos os seus gastos. ANOTE TUDO, do aluguel ou prestação do imóvel ao docinho, chocolatinho, sorvete... ANOTE TUDO MESMO ! Só assim você ficará sabendo para onde está indo o seu dinheiro todo mês. Possivelmente você vai se surpreender ! Agora que você já sabe a resposta da pergunta nº 2, prossigamos.


Até agora já abordamos dois pontos importantes para o controle financeiro : quanto ganho e quanto gasto. 

3)Sobra ou falta dinheiro ao final de cada mês? Infelizmente, para uma grande parte dos brasileiros, falta dinheiro ao invés de sobrar. Isso porque eles (os brasileiros), de um modo geral, pouca ou quase nenhuma atenção dão ao dinheiro em si. Como não possuem informações, não se organizam, acabam gastando mais do que recebem. Mas, a boa notícia é que ao dar início à organização de suas finanças pessoais, ocorre uma melhora interessante. Vejamos. 

Obtendo resposta às questões acima, você estará apto a montar seu ORÇAMENTO PESSOAL. Monte uma planilha (pode ser no caderno, caderneta, etc. lembra-se ?) com as seguintes colunas : DIA, REFERÊNCIA, CRÉDITO, DÉBITO, SALDO. Faça um passo a passo de tudo que entra e sai durante o mês (do primeiro dia ao último). Neste estágio você poderá se dar conta de que gasta muito e em muitas coisas supérfluas. Se for esse o seu caso, será uma excelente oportunidade para fazer novas escolhas optando por gastar de forma mais eficaz o seu rico dinheiro, melhorando o seu CONTROLE FINANCEIRO em geral. 

Se você por acaso estiver com as contas “no vermelho”, faça um esforço para que elas fiquem “no azul”. Se estiverem “no azul” mas sem sobras, trabalhe para que haja sobras e inicie uma poupança. Se estiverem “no azul” e com poupança, parabéns ! Basta ampliar sua capacidade de poupar. Poupe mais e com foco nos seus sonhos e objetivos a atingir. Isso torna mais fácil a conquista.

CONSULTORIA FINANCEIRA,Todos precisam de um Consultor Financeiro?

O que vem a ser Consultoria Financeira Pessoal?
É uma consultoria financeira personalizada. Seu objetivo é revelar a você uma maneira mais racional de acumular bens e valores, a longo prazo, levando em consideração sua personalidade e tudo aquilo que você deseja conquistar na vida.

O que é um Consultor Financeiro?
Um Consultor Financeiro, fazendo uma comparação bastante simples, é como um  “médico”  de finanças.  É um profissional qualificado, para ajudá-lo a analisar a situação de suas finanças pessoais e trabalhar com você para preparar um programa destinado a auxiliá-lo a alcançar  seus objetivos e metas financeiras.

Por que contratar os serviços de um Consultor Financeiro?
Quem quer prevenir doenças e garantir uma vida saudável costuma procurar um médico. Quem fica doente geralmente procura ainda mais rápido um doutor. E quem quer evitar ou já tem problemas financeiros, faz o quê ? Procura um consultor financeiro.

Controlar as próprias finanças não é uma coisa muito simples. E porque? Devido aos inúmeros imprevistos e incertezas da vida e porque a grande maioria das pessoas não tem autodisciplina para controlar e planejar suas próprias finanças. Um consultor financeiro poderá ajudar na organização pessoal e na tomada de decisões. Especialmente porque o  mercado financeiro tornou-se mais dinâmico e complexo nas últimas décadas

Todos precisam de um Consultor Financeiro?
Não. Mas certamente, é útil para quem não possui o nível de conhecimento e sofisticação para processar as questões financeiras cada vez mais complexas de hoje. Principalmente quando uma pessoa tem que trabalhar, cuidar da família, e deseja construir um patrimônio, ter tranqüilidade financeira e garantir uma boa situação na hora da aposentadoria.

Em que situações um Consultor Financeiro pode ajudar? 
Consultoria financeira não é algo que deva ser procurado somente nas emergências, nem significa admitir ignorância. Muito pelo contrário, pode ajudar a aumentar a confiança e as habilidades financeiras das pessoas. Não há hora certa para contratar um consultor financeiro.  Mas há ocasiões que podem encorajá-lo a conversar com um consultor, ou porque as coisas vão indo bem ou porque não vão tão bem assim.

Quando as coisas vão bem:
- o saldo de sua caderneta de poupança está alto, mais de três vezes o seu salário,
- você recebe um aumento de salário,
- você recebe algumas ações ou títulos mas não sabe se deve mantê-los ou não.

Quando as dificuldades parecem estar se aproximando:
- você receia ser demitido,
- há possibilidade de separação / divórcio,
- você não tem um fundo para as emergências,
- a aposentadoria está se aproximando.

Geralmente, a maioria das pessoas só recorre a um consultor quando há alguma crise financeira : descontrole nas contas, dívidas, ausência de poupança, dúvidas quanto a produtos financeiros, etc.  O consultor financeiro, em primeiro lugar, auxiliará o seu cliente a avaliar tudo a cerca da vida financeira. Os passos seguintes serão fixar objetivos e metas, analisá-los, ver o mercado, montar estratégia e monitorá-la.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Oito dicas que ajudam a lidar com a pressão e o estresse

No trabalho, com os familiares, na escola, no relacionamento e em qualquer ambiente ou situação que nos coloque em contato com outras pessoas, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite ocasionados por influências externas. É importante a pessoa estar vigilante para perceber se além da pressão externa ela não está acumulando cobranças internas. 

Existem pessoas detalhistas, perfeccionistas e que não lidam bem com erros, julgamentos e comentários alheios ou falhas que costumam viver em constante cobrança consigo mesma. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de estresse e cansaço na vida da pessoa.  

A insegurança pode colaborar na piora da situação, pois leva o indivíduo a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro. Mas é preciso pensar e considerar qual é a importância da aprovação externa em sua vida, para que o desgaste seja diminuído. 

Para evitar o estresse e o desgaste que podem surgir em decorrência do excesso de pressão e cobrança, preste atenção nas suas ações e procure incorporar novas atitudes. 

Confira abaixo formas de lidar com as situações de pressão: 

3- Analise a importância do outro:
 Existem pessoas que sempre têm atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e se estressar com o que foi dito. Pense que naquele momento pode haver outras questões mais importantes para esquentar a cabeça do que um comentário maldoso. 1- Cui
dado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante muita cobrança, você poderá sentir desânimo, falta de força e de estimulo para cumprir o que foi delegado. 

2- Evite idealizar soluções: Diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Ao ficar idealizando soluções você pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação. 

4- Adquirir maior segurança: Pessoas inseguras sofrem muito quando pressionadas, pois se questionam o tempo todo se vão dar conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Se você está em determinada função é porque tem capacidade para tal.  
5- Analise e assuma a sua responsabilidade pelos atos: Diante de um conflito reavalie as suas atitudes e tente perceber se não teve alguma atitude que o desencadeou. Ao perceber a situação converse com as pessoas envolvidas e peça desculpas. 

6- Cuide da saúde: procure perceber se o seu corpo está mostrando sinais físicos de cansaço e cobrança, como dor de cabeça, insônia, dor de estomago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração e etc. Caso você não esteja se sentindo bem, procure primeiramente um médico e depois um psicólogo.  
7- Tenha momentos de relaxamento e prazer: É importante ter momentos que nos proporcionamrelaxar e "desligar" um pouco dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Outro ponto positivo é que quando nos "afastamos" dos problemas, conseguimos vê-los por outra ótica e encontrar novas soluções. 

8- Se respeite: Todos nós temos limites. Ninguém é tão forte a ponto de aguentar tudo e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além do seu limite, reconheça e peça ajuda para as pessoas próximas.  

Sete alimentos que combatem a ansiedade

Está cada vez mais difícil manter a calma? Todo mundo vive dizendo que você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Os ataques de gula também são creditados a ela. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas sabia que a alimentação também pode ajudar a domar este furacão interno? Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. A seguir, conheça os sete alimentos campeões para aquietar a mente.  

frutas cítricas - foto Getty Images
Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. "Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por isso, existe a necessidade de suprir essas carências", ressalta a nutricionista Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade.
leite, ovos e queijos - foto Getty Images
Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. A especialista recomenda o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.
carboidratos - foto Getty Images
Carboidratos: Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. "Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição", explica Rosana Farah. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada é de 6 a 9 porções diárias.
banana - foto Getty Images
Banana: Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.
carnes e peixes - foto Getty Images
Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. "A recomendação diária em relação às carnes é de 1 a 2 porções, dê sempre preferência às carnes brancas e magras", recomenda a nutricionista Rosana Farah.
chocolate - foto Getty Images
Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. explica a especialista em nutrição clínica e gastronomia, Rosana Farah. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.
espinafre - foto Getty Images
Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo a nutricionista Rosana Farah, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, "desenferrujando" o cérebro.

domingo, 10 de junho de 2012

Polpettone,guanecido com linguine em perfume de sáilvia





polpeta_pecorino
Ingredientes
240 gramas de carne moída de patinho ou filet mignon
1/2 cebola picada e refogada no azeite (não pode usar crua ou o polpettone azeda)
Farinha de rosca de pão italiano, sal e pimenta do reino a gosto
60 gramas de queijo mussarela ralado grosso
100 gramas de molho de tomate
40 gramas de queijo parmesão ralado
modo de preparoTemperar a carme moída com a cebola o sal e a pimenta do reino; em seguida, dividir a carne temperada em quatro partes iguais no formato de um hambúrguer bem baixo. Colocar a mussarela no meio e juntar as duas partes deixando o queijo como recheio; fechar bem as bordas. Passar os polpettones em farinha de rosca de pão italiano e fritar em óleo abundante até que o exterior fique dourado e com uma casquinha. Secar em papel absorvente. Colocar o molho de tomates por cima, assim como o queijo ralado, e levar ao forno para gratinar por 10 minutos. Sevir com linguine na manteiga e sálvia.
bom apetite!

Torta cremosa de banana,esta sobremesa é bastante apreciada na região do nordeste.


Ingredientes
12 bananas prata
500 gramas de gordura vegetal derretida para fritar as bananas
50 gramas de açúcar misturado com 1 colher (café) de canela
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
2 colheres (sobremesa) de manteiga sem sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
3 ovos
1 lata de leite condensado
modo de preparoPreaqueça o forno a 250 graus e unte uma forma redonda grande, de aro removível.
Corte 12 bananas prata ao meio no sentido do comprimento. Em uma frigideira grande, frite-as na gordura vegetal derretida até que fiquem douradas. Escorra e salpique a mistura de açúcar e canela. Reserve.
Em uma vasilha grande, com batedeira, misture a farinha de trigo, o açúcar refinado, a manteiga, o fermento e os ovos, que devem ser colocados um a um.
Despeje no fundo da forma um pouco de massa e depois cubra totalmente com as fatias de bananas fritas. Faça uma camada caprichada de leite condensado (1 lata inteira) deixando-o cair naturalmente sobre as bananas. Coloque o restante da massa. Cubra com as bananas. Asse em forno médio-baixo por 35 minutos. Sirva morna.

Mac and Cheese,(ou “macarrão com queijo”) é uma receita tradicional americana, feita naqueles momentos em que precisamos de um carinho em forma de comida.


Ingredientes
200 gramas de macarrão tipo espiral  (se não encontrar, use caracol)
200 ml de molho Mornay (receita abaixo)
80 gramas de cogumelos paris fatiados e salteados em frigideira com 1/2 colher de sopa de manteiga
¼ de xícara de farinha Panko (encontrada em lojas de produtos orientais)
1 xícara de queijo cheddar ralado
Ingredientes molho mornay
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
480 ml de leite
240 ml de creme de leite
80 gramas de queijo emmental
1/2 cebola cortada ao meio e grelhada
1 folha de louro
5 grãos de pimenta do reino
noz-moscada a gosto
modo de preparoFaça o molho mornay: em uma panela, em fogo baixo, derreta a manteiga, adicione a farinha mexendo sem parar e deixe cozinhar por quatro minutos. Em seguida, adicione o leite e o creme de leite mexendo com um fouet (batedor de claras) Adicione o louro, a pimenta do reino e a cebola e deixe cozinhar por 15 minutos, sempre mexendo. Coe e adicione o queijo emmental ralado.
Faça o macarrão: em uma panela com água fervente, cozinhe o macarrão até ficar al dente. Retire. Em um refratrário, misture ao molho mornay e acrescente 80 gramas de cogumelos paris salteados. Misture 80 gramas de cheddar ralado com quatro colheres de sopa de farinha panko, jogue por cima da travessa e leve ao forno para gratinar.

Torta de figo,essa torta de figo é fresca e tem a doçura e a intensidade das amêndoas sobre a massa podre.


ingredientes para o recheio
15 unidades de figo fresco
30 gramas de açúcar refinado
20 ml de água

modo de preparo
Misture a água e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que fique com consistência de calda. Corte os figos, maduros, em quatro partes e banhe nesta calda. Reserve.
Ingredientes para Pâte Brisée-sucrée (“Massa Podre”)
125 gramas de manteiga sem sal
100 gramas de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
250 gramas de farinha de trigo
¼ de fava de baunilha
2 gemas de ovo

30 ml de leite
modo de preparo
Misture todos os ingredientes delicadamente, sem sovar, até formar uma massa homogênea. Enrole com filme plástico e deixe resfriar por no mínimo 2 horas.
Ingredientes para Frangipane (Creme de amêndoas)
250 gramas de farinha de amêndoas (ou amêndoas finamente trituradas)
50 gramas de farinha de trigo
250 gramas de açúcar refinado
2 ovos
0,5 fava de baunilha
modo de preparo
Misture tudo na batedeira e deixe resfriar por no mínimo 40 minutos antes de usar.
Montagem
Abra a massa podre com um rolo e modele em uma forma de 28 cm de diâmetro por 3 cm de altura. Coloque o creme de amêndoas em um saco de confeitar e, em espiral, cubra a massa que acabou de abrir. Acomode então os figos banhados na calda e leve ao forno a 175° por 45 minutos aproximadamente.

dica;
sirva com o sorvete de sua preferência.aqui eu usei o de coco.

Petit Gateau de banana


Ingredientes
400 gramas de bananada ( nanica)
200 gramas de Manteiga
120 gramas de açúcar
1 colher de sopa de chocolate em pó
80 gramas de farinha de trigo
4 gemas
4 ovos inteiros
modo de preparo
Em uma panela em foto baixo, aquecer a bananada e a manteiga e misturar até que fique homogêneo. Em uma vasilha, bater levemente os ovos e as gemas com o açúcar. Quando começar a ficar esbranquiçado, incorporar a farinha e o chocolate em pó. Adicionar a primeira mistura e enformar em forminhas individuais. Deixar repousar no refrigerador por pelo menos 2 horas e assar em forno quente por 8 minutos. Servir com sorvete de canela (ou seu preferido)

queijo brie em crosta de castanhas com mel


Ingredientes
1 mini camembert (aproximadamente 140 gramas)
2 colheres de sopa de mel orgânico
1/2 colher de café de azeite de trufas (se não tiver, use azeite temperado com manjericão)
1 colher de sopa de pistaches picados
1 colher de sopa de amêndoas picadas
1 colher de sopa de castanhas de caju picadas
Como fazer
Aquecer o forno a 180 graus (médio-alto). Espalhar as castanhas misturadas em um prato. Aquecer o mel apenas para amolecê-lo. Com a ajuda de um pincel, espalhá-lo pelo queijo inteiro, colocando-o em seguida sobre as castanhas. Com uma colher, cobrir o queijo inteiro com as castanhas. Colocá-lo numa assadeira antiaderente e assar por 10 minutos ou até que esteja mole ao toque. Servir com torradas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

12 DE JUNHO DIA DOS NAMORADOS RECEITAS PARA UM JANTAR A DOIS

15 PASSOS PARA UM JANTAR A DOIS
Prepare uma surpresa. Isto vale para ele e para ela. A receita é simples: na ausência do outro, prepare um ambiente acolhedor com todos os pormenores à medida do momento; depois é só desfrutar.
Este momento de alegria e bem-estar, deve ser preparado e planejado com afeto pensando em tudo, para que tudo corra bem dando origem a momentos inesquecíveis de sensualidade.
Se preferir, abdique da mesa de jantar e prepare um jantar íntimo com os dois sentados em almofadas na mesa de apoio da sala. Pode ser uma opção mais confortável e além de tudo mais íntima.
E então, que sabores vão apreciar? Os sabores e aromas são essenciais, deve optar por um prato agradável, não só ao sabor, mas também ao olhar. Faça um prato colorido, pois os olhos também comem e a surpresa torna-se mais agradável. Pode mesmo incluir flores nos pratos, dado que existem muitos tipos de flores comestíveis, como os amores-perfeitos ou pétalas de rosa, que tornam saladas e pratos lindíssimos.
Não se esqueça de um bom vinho, habitualmente branco para peixe e tinto para carnes. Se preferir também pode optar pelas bolhinhas de um champanhe, que acompanha um jantar a dois na perfeição.
Prepare uma sobremesa simples, algo como uma fruta com chocolate, ou com iogurte, para quem se preocupa mais com as calorias.
Coloque um pequeno arranjo de flores para dar clima ao ambiente, não é necessário elaborar um arranjo muito difícil; prepare um pequeno recipiente com flores de época, que não exalem muito perfume para não perturbar os belos aromas da comida.
Prepare um ambiente difuso e sexy, ajuste a iluminação do local com luz de velas colocadas estrategicamente pela sala e pela mesa do jantar, dando origem a um ambiente acolhedor e requintado. Cuidado com as velas aromatizadas, quando muito intensas podem tornar o ambiente um pouco enjoativo.
Prepare uma seleção de música calmamente agradável, um jazz, ou outro gênero que os dois apreciem (a música deve estar com um nível de som adequado para que possam ouvir bem, um ao outro, na perfeição).
Vista uma roupa sensual… e voilà!, um ambiente elegante e sexy.
Nota: Caso não saiba cozinhar ou não tenha tempo para o fazê-lo, o que importa é a intenção. Pode sempre ir comprar uma comida de qualidade, e depois, claro, é só apreciar o momento.
Os 15 passos:
1 - Escolha o prato principal
2 - Selecione o vinho
3 - Decida a sobremesa
4 - Faça uma seleção de várias músicas
5 - Coloque a mesa
6 - Prepare as flores e coloque-as nos locais que deseje
7 - Distribua as velas
8 - Prepare o prato principal
9 - Prepare a sobremesa
10-Prepare o café e coloque-o no termo
11-Vista uma roupa sexy
12-Coloque a música
13-Prepare o vinho
14-Acenda as velas
15-Desfrute da companhia….
AGORA, AS RECEITAS...
Selecionei dois grupos de receitas lights para um jantar completo para duas pessoas!
Sugestão I
Batata Gratinada com Roquefort
Ingredientes:
1 kg de batatas
4 gemas
400 ml de creme de leite fresco
150 g de queijo roquefort
2 dentes de alho bem picados
1 cebola pequena bem picada
alguns ramos de tomilho
1/2 tablete (100 g) de manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Descasque as batatas, lave, escorra e enxugue-as. Em seguida, corte-as em fatias de 2-3 mm de espessura. Reserve. Coloque as gemas em uma tigela com 300 ml de creme de leite, sal e pimenta-do-reino. Bata com um batedor manual até obter uma mistura homogênea. Acrescente 100 g do queijo esmigalhado, o alho e a cebola, um pouco de tomilho bem picado e bata mais um pouco. Unte um refratário com 1 colher (sopa) de manteiga e disponha as fatias de batata em camadas, distribuindo sobre cada camada um pouco da mistura preparada. Salpique a última camada com 4 colheres (sopa) de manteiga em flocos, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 1 hora, ou até a batata ficar macia. Enquanto isso, coloque em uma panela a manteiga, o creme de leite e o queijo esmigalhado restantes. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um creme homogêneo. Retire o papel-alumínio do refratário, despeje o creme preparado, junte alguns ramos de tomilho e deixe no forno até a superfície ficar bem dourada. Retire do forno e sirva.
Arroz à Grega
Ingredientes:
2 cenouras médias
1 cebola pequena
150 g de vagem
1 pimentão vermelho
1 folha de louro
4 colheres de sopa de óleo
2 xícaras de arroz
4 xícaras de água fervente
sal e pimenta-do-reino
Modo de Preparo:
Lave muito bem o arroz e deixe escorrer e secar. Lave bem a cenoura, corte-a em cubos pequenos ou rale utilizando o lado grosso do ralador. Elimine as sementes do pimentão e corte-o em cubinhos. Corte as vagens em fatias finas. Pique finamente a cebola. Coloque o óleo na panela e leve ao fogo para aquecer, acrescente a cebola e refogue em fogo baixo até que a cebola fique transparente. Acrescente os legumes picados e refogue em fogo alto por 2 minutos, coloque o arroz e misture bem, adicione a água fervente, a folha de louro e sal. Misture, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe o arroz até que seque bem a água. Apague o fogo e deixe o arroz descansar por 5 minutos. Misture com um garfo e sirva.
Linguado ao Molho de Tangerina
Ingredientes:
8 filés de linguado com cerca de 150g cada
farinha de trigo
7 colheres (sopa) de manteiga
200 ml de suco de tangerina
suco de 1 laranja
cebolinha verde
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Passe os filés na farinha de trigo. Em uma frigideira antiaderente, derreta a metade da manteiga e frite os filés por 5 minutos de cada lado, virando-os delicadamente com uma espátula. Tempere-os com uma pitada de sal e uma generosa pitada de pimenta-do-reino. Retire-os da frigideira e reserve, mantendo-os quentes. Misture a manteiga restante com 1 colher (chá) de farinha de trigo, até obter um creme homogêneo, incorpore ao molho de cozimento e deixe engrossar em fogo baixo. Junte o suco de tangerina e o de laranja e misture com um batedor manual até obter um molho cremoso. Acerte o sal e a pimenta. Volte o peixe para a frigideira, aqueça bem e distribua em pratos individuais. Salpique com a cebolinha verde picada e sirva. Se preferir, sirva com couve-flor ou batata cozida, temperada com azeite de oliva e sal.
Panqueca de Maçã Caramelizada
Ingredientes:
Massa:
1 xícara de leite
2 ovos
3/4 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
pitada de sal
recheio
2 maçãs
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara de açúcar
canela a gosto
sorvete de creme
Modo de Preparo:
Para o preparo da massa, coloque em uma tigela a farinha de trigo e pitada de sal. Misture em outro recipiente o leite, ovos e manteiga derretida; acrescente lentamente à mistura de farinha, mexendo até obter uma massa bem lisa. Reserve. Descasque as maçãs e corte-as em fatias; coloque as fatias em uma frigideira com um pouco de manteiga e leve ao fogo para cozinhar rapidamente as maçãs, cerca de 5 minutos; salpique com 1 colher (sopa) de açúcar e deixe esfriar. Aqueça uma frigideira antiaderente (22 cm aproximadamente) e unte-a levemente com um pouco de manteiga. Coloque 1/4 xícara da massa e gire a frigideira para distribuir bem a massa, ainda mole. Coloque algumas fatias de maçã sobre a panqueca, doure-a dos dois lados e reserve, faça o mesmo com a massa e maçãs restantes. Coloque 1/2 xícara de açúcar em um prato e espalhe bem, aqueça novamente a frigideira antiaderente e coloque 1/2 colher (sopa) de manteiga. Passe os dois lados de cada panqueca no açúcar, apertando, coloque cada panqueca na frigideira e leve ao fogo para caramelizar o açúcar, vire e caramelize o outro lado. Retire, dobre ao meio e mantenha aquecida; termine as panquecas e coloque-as em um prato, servindo com sorvete de creme e uma pitada de canela.
Sugestão II
Salada de Camarão, Abacate e Alface
Ingredientes:
sal a gosto
1 colher (sopa) de suco de limão
2 folhas de alface crespa
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 camarões grandes
10 bagas de bagos de cardamomo
2 folhas de alface roxa
1 aguacate (miniabacate) partido ao meio
Modo de Preparo:
Limpe os camarões, retirando as cascas e o fio escuro do dorso. Salpique sal e reserve. Amasse as sementes de zimbro em um pilão. Junte o azeite de oliva e o suco de limão e misture. Regue os camarões e deixe tomar gosto por 10 minutos. Durante este tempo, mexa os camarões de vez em quando. Em seguida, coloque os camarões em uma frigideira, leve ao fogo e frite-os por 4 minutos. Na metade do cozimento, vire os camarões. Disponha as folhas de alface em dois pratos e distribua o abacate e os camarões cozidos. Sirva com Molho de Hortelã e Cottage. Bata no liquidificador 1/2 xícara (chá) de hortelã, 1/2 xícara (chá) de queijo cottage e 1 colher (sopa) de curry por 30 segundos. Aos poucos, despeje em fio 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, sem parar de bater. Acerte o sal e bata por mais alguns segundos.
Fettuccine Alfredo
Ingredientes:
500g de fettuccini
120 g de manteiga
100 g de queijo parmesão ralado
pimenta-do-reino moída na hora (opcional)
Modo de Preparo:
Deixe a manteiga em temperatura ambiente. Coloque a massa para cozinhar em bastante água levemente salgada. Coloque a manteiga em uma travessa funda. Escorra a massa rapidamente para que não perca toda a água e transfira para a travessa. Salpique com o queijo parmesão e incorpore bem, utilizando dois garfos. Se gostar, salpique com um pouco de pimenta-do-reino.
Atum Grelhado
Ingredientes:
2 filés grandes de atum fresco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 ramos de salsinha ou de alecrim
4 fatias médias de limão
4 folhas de alface
sal a gosto
Modo de Preparo:
Pincele os filés de atum com o azeite de oliva e salpique o sal em toda a superfície. Coloque em cada um deles um ramo de salsinha e 2 fatias de limão. Embrulhe-os nas folhas de alface e deixe tomar gosto por 2 horas. Em seguida, desembrulhe o atum, despreze a salsinha, a alface e as fatias de limão. Disponha o atum em uma frigideira e leve ao fogo. Deixe grelhar por 10 minutos, virando de lado na metade do cozimento. Retire assim que o peixe estiver cozido. Sirva com batata cozida e Molho Holandês. Coloque em um refratário 2 gemas e 2 colheres (sopa) de água. Bata com um batedor manual por 3 minutos, ou até ficar esponjosa. Coloque o refratário dentro de uma panela com água fervente (mas sem encostar o refratário na água) e continue a bater por mais 1 minuto, ou até obter um creme. Aos poucos, adicione, colher a colher, 5 colheres (sopa) de manteiga derretida sem parar de bater. Retire, coe em uma peneira bem fina ou em uma musseline. Junte 1 colher (chá) de suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Despeje sobre as batatas e sirva a seguir.
Frutas Grelhadas e Flambadas
Ingredientes:
1 fatia média de abacaxi
1 pêssego médio
1 ameixa média
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de conhaque
1 xícara (chá) de chantilly
2 colheres (sopa) de xarope de groselha
caramelo para decorar
Modo de Preparo:
Divida a fatia de abacaxi ao meio e retire a parte central mais dura. Deixe escorrer sobre uma peneira. Parta o pêssego e a ameixa ao meio, retire os caroços e reserve. Coloque a manteiga em uma frigideira e leve ao fogo. Assim que derreter, junte as frutas e deixe por 5 minutos, ou até dourar dos dois lados. Retire, distribua em dois pratos e reserve. Coloque uma concha diretamente sobre o queimador do fogão. Deixe ficar bem quente e despeje dentro dela o conhaque. Continue a aquecer por mais 1 minuto. Em seguida, coloque fogo no conhaque e despeje sobre as frutas. Distribua o chantilly e regue com o xarope de groselha. Se preferir, corte as frutas em pedaços pequenos.

Dicas; Importante aproveite bem sua noite!

Fragole Al’aceto (morangos ao aceto balsâmico) uma boa dica para este dia dos namorados


Ingredientes

- 2/3 xícara (chá) de vinagre balsâmico
- 4 colheres (chá) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de suco de limão siciliano
- ½ xícara de queijo mascarpone bem gelado
- ½ xícara de creme de leite bem gelado
- ½ colher (chá) de essência de baunilha
- 2 bandejinhas de morangos, limpos e cortados pela metade 

Modo de Preparo

Misture o vinagre, as quatro colheres de chá de açúcar e o suco de limão siciliano numa panela pequena. Leve ao fogo médio até o açúcar dissolver. Em seguida, ferva por aproximadamente 3 minutos, até esse xarope evaporar e ocupar meia xícara. Passe para um bowl e deixe esfriar (pode ser feito até dois dias antes, contanto que você cubra e refrigere). Junte o mascarpone, o creme de leite, a baunilha e as duas colheres de sopa de açúcar e misture bem até ficar um creme suave. Cubra e refrigere por, pelo menos, 4 horas. Misture num bowl grande os morangos com as 2 colheres de açúcar restantes. Junte a metade do xarope de balsâmico e misture bem. Deixe descansar por 30 minutos para misturar os sabores. Divida os morangos em 6 pratos e acompanhe com o creme de mascarpone. Decore com umas folinhas de hortelã e o resto do xarope de balsâmico.

PALETA DE CORDEIRO COM POLENTA CREMOSA


Ingredientes

Para a paleta:

1 paleta de cordeiro desossada
750 ml de vinho tinto seco
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
1 cebola picada
1 cenoura picada
1 talo de salsão picado
sal e pimenta a gosto

Para a polenta:

1 litro de caldo de legumes
250 g de farinha de milho para polenta
100 g de manteiga
100 g de Grana Padano ralado
Modo de preparo

A paleta:

Enrole a paleta com se fosse um rocambole e amarre com um barbante. Depois, marine por 2 horas com os legumes picados e o vinho tinto. Asse a paleta por 3 horas a 180ºC ou até que esteja bem macia. Corte os medalhões e reserve.

A polenta:

Ferva o caldo de legumes e, com a ajuda de um fouet, vá mexendo e acrescentando aos pouco a farinha de milho para que não empelote. Sem parar de mexer, cozinhe até a polenta começar a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo,  acrescente a manteiga, o queijo e acerte o sal e pimenta.

Montagem e finalização:

Coe e reduza o caldo que sobrou do precesso de cozimento da paleta, até ficar um molho escuro e denso.
Sirva a paleta com o molho e a polenta de guarnição.

BOLO ÉBRIO DE CHOCOLATE COM LARANJA,PARA SER SERVIDO APÓS AS REFEIÇÕES NA MESA DE CAFÉ


Ingredientes

5 ovos
350 g de manteiga sem sal
350 g de chocolate em barra (85% cacau)
1 e 1/4 de xícaras (chá) de açúcar
125 ml de vodca com aroma cítrico
raspas de 1 e 1/2 laranjas
raspas de laranja e de chocolate para finalizar
Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180º C.

2. Unte uma forma redonda de 22 cm de diâmetro com manteiga. Cubra somente o fundo dela com papel manteiga. Se necessário, corte o papel manteiga em formato de círculo, para que fique ajustado ao fundo da forma.

3. Numa tigela, coloque os ovos e bata bem com um fouet (batedor de arame). Coloque a vodca, pouco a pouco, e continue batendo até dobrar de volume.

4. Pique grosseiramente o chocolate em barra. Pique também a manteiga. Leve o chocolate ao micro-ondas e aqueça por dois minutos para derreter. Junte a manteiga ao chocolate e aqueça por mais 1 minuto. Misture bem até obter um creme homogêneo.

5. Numa terceira tigela, coloque o açúcar e as raspas de laranja. Acrescente o chocolate derretido e misture bem.

6. Adicione aos poucos o creme de chocolate aos ovos batidos e misture delicadamente.

7. Despeje o creme na forma untada e leve ao forno para assar em banho-maria (com uma forma de água por baixo). Deixe assar por 20 minutos ou até que as bordas do bolo tenham se descolado da forma.

8. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma superfície fria. Desenforme e sirva com raspas de laranja e de chocolate por cima.

9. Se quiser uma mini-porção para servir com café, use um aro de alumínio com dois cm de diâmetro e corte o bolo em bolinhos.

10. Coloque um bolinho num pires e salpique com raspas de chocolate e de laranja.