Seguidores

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

COM O NATAL SE APROXIMANDO,CONVIDE SUA FAMILIA E AMIGOS E PREPARE ESTE DELICIOSO PERU.



INGREDIENTES.
uma unidade de peru
100 ml azeite 
500 ml vinho branco
200 ml de vinagre branco
500 ml de água
50 gramas de sal
05 gramas de pimenta do reino
50 gramas de alho
100 gramas de cebola 
10 gramas de tomilho
10 gramas de alecrim
05 gramas de sálvia

MODO DE PREPARO DO MARINADO
bata todos os ingredientes no liquidificador
coloque o peru em um utensilio fundo,  cubra todo o peru com este marinado deixando de um dia para o outro.

TEMPO DE FORNO
02 duas horas no forno em temperatura de 160 graus.coberto com papel aluminio
após isso,retire o papel aluminio e deixe por mais meia hora.

SUGESTÃO DO CHEFE.
SIRVA COM UMA FAROFA DE FRUTAS SECAS
E UM ARROZ COM ERVILHAS FRESCAS E UVAS PASSAS BRANCA.

sábado, 17 de novembro de 2012

Novas opções gastronômicas em brasilia


O brasiliense adora explorar novos ambientes e experiências gastronômicas. Com um mercado local promissor, impulsionado pela alta renda da população, a cidade ainda pode ser considerada um celeiro gastronômico. "Existe, inclusive, uma certa rotatividade, ou seja, quando um novo restaurante abre as portas, os clientes que frequentam um determinando estabelecimento costumam migrar para as novas opções. Mas há o caminho inverso também", observa Clayton Machado, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Sindhobar).
    Segundo Machado, cerca de 30 novos restaurantes inauguraram em Brasília nos últimos dois anos. "Na conta final, a última sondagem mostra que existem cerca de 10 mil estabelecimentos gastronômicos na capital. Juntos, eles são responsáveis por 3% da economia do DF", completa. E é nesse cenário que três casas entraram em funcionamento no mês de julho. As opções passam da culinária nacional, como a tradicionalíssima mineira, às cozinhas gringas, como a francesa e a japonesa, além de comida de boteco. E há até aqueles que propõem a mistura de uma e outra, como o restaurante Pampulha, recém-inaugurado em endereço privilegiado às margens do Lago Paranoá, no Lago Sul.
    O restaurante une cozinha mineira com toques contemporâneos e internacionais – uma das vertentes gastronômicas atuais que fazem com que grandes chefes se superem na preparação de pratos modernos e criativos. Por lá, é possível conferir a criação do confit de cocá (galinha d’angola), que tem suas raízes na cozinha francesa, com o tradicional confit de pato, encontrado nos grandes bistrôs e brasseries da França. O menu da casa, dos sócios Pedro Procópio e Wellington Martinez, é assinado por uma equipe de chefs de cozinha, entre eles, Gerardo costa, que passou por grandes cozinhas internacionais, como a do renomado Hotel Naoum plaza , em Brasilia.
    Os holofotes do menu ficam com o famoso mexidão mineiro, que une arroz, feijão, ovo de codorna, costelinha suína salgada, linguiça apimentada e de pernil, bacon, entre outros, além do robalo envolto com bacon crocante, molho de maracujá e espinafre sauté com limão e gergelim servido com banana nanica à milanesa. O Pampulha foi erguido em um espaço de 2 mil m² e tem capacidade para mais de 700 pessoas, além de um terraço que comporta outras 120. No térreo tem até espaço para centro de convenções. E como não pode faltar em uma boa casa mineira, o Pampulha conta com uma cachaça própria que leva o nome do restaurante, com sugestões para harmonizar a famosa bebida.

Novas opções gastronômicas,em brasilia.



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

conheça a historia do panetone!!


O pão, doce ou salgado, ocupou muito espaço na alimentação italiana. O pão “romagnola”, inchado e doce, muito consumido antigamente pelos camponeses, foi substituído pelo urbanizado panetone, considerado antigamente como o “pão de Natal” dos bolognesis rurais, juntamente com os “pans di zucca” (pão de abóbora), o “pão de uva”, o “panine”, cozido no forno e composto de ovos, fermento, açúcar e sal, mais popularmente conhecidos por “ciambelle” e “ciambelloni”.
No entanto, não apenas na Itália, seu país de origem, como também no mundo todo, o panetone tem sido, durante muito tempo, um grande artigo de consumo, e não há nenhuma família que não o teve em sua mesa pelo menos em ocasiões especiais como o Natal.
Seu típico formato lhe deu o apelido de “Doce da Catedral de Milão”, cidade onde foi confeccionado pela primeira vez.
A real história do panetone, no entanto, se perdeu no tempo. E o que podemos encontrar hoje são apenas muitas lendas, nada provado. Uma delas diz que o panetone foi feito, pela primeira vez, no século III d.C. Teria a forma de um pão grande e era confeccionado com uma massa conservada pronta, modelada e depois posta para assar.
A segunda versão é de que o panetone teria sido confeccionado pela primeira vez por um certo Ughetto, no tempo de Ludovico, o mouro, na padaria Della Grazia, em Milão, e passou a se chamar no início de “Pani de Toni”, nome do padeiro que o criou. No entanto, o panetone começou a ser conhecido no mundo todo a partir do ano de 300.
O pintor holandês Jan Albert Rootins (1615 – 1674) representou no centro de seu quadro “Natureza morta com frutas”, um magnífico panetone.
Com o passar do tempo, na Itália, começaram a surgir nove tipos de panetones baseados em duas escolas: a primeira, descrita como um panetone redondo, com base larga, bastante baixo e achatado, comum durante a Páscoa, e a segunda, preferida pela grande indústria doce, onde o panetone é alto, com base estreita e com uma cúpula bem acentuada, comum na época do Natal.
Depois, conforme o panetone foi cada vez mais consumido em outros países, novos tipos foram surgindo, novos ingredientes acrescidos para satisfazer o paladar e os gostos.

Já ouviu falar do açúcar invertido?

Já ouviu falar do açúcar invertido? 
Talvez nunca tenha ouvido falar dele, mas com certeza já o experimentou. Sabe aqueles deliciosos chocolates com recheios cremosos? Quando você os morde, o doce contido escorre pela boca, temos aí o açúcar invertido. A explicação para o termo se baseia na isomeria da molécula. Vejamos o modo de preparo deste açúcar: 

O açúcar comum, conhecido como sacarose, é composto de moléculas de glicose e frutose. Se aquecermos o açúcar na presença de água ocorrerá a reação química chamada hidrólise. 

Equação do processo 

C12H22O11 (sacarose) + H2O (água) = C6H12O6 (glicose) + C6H12O6 (frutose) 

O procedimento provoca a quebra da sacarose em dois açúcares que formam a sua molécula: glicose e frutose. Quando esta reação ocorre com a adição de um ácido, surge uma espécie de xarope que foi batizado de açúcar invertido. O termo "invertido" decorre de uma característica física da sacarose: ela inverte o plano da luz polarizada quando submetida à análise no aparelho polarímetro (aparelho óptico que permite identificar se uma substância possui poder rotatório e se é dextrógira ou levógira). 

Análise de açúcar no polarímetro 

O raio de luz polarizada que incide sobre o açúcar comum gira para a direita, ou seja, a sacarose é originalmente uma molécula dextrógira (D,+). Mas após o procedimento descrito, a luz incidente passa a ser desviada para a esquerda, portanto o açúcar invertido é levógiro (L,-). 

Utilização do açúcar invertido 

Este açúcar é vastamente utilizado na fabricação de balas e biscoitos. A aplicação em balas previne a cristalização do açúcar (fator desagradável que dá ao produto a consistência arenosa e seca). 

A função do açúcar invertido em biscoitos é proporcionar ao produto maciez e coloração caramelada. 

domingo, 4 de novembro de 2012

Aprenda a cozinhar com um personal chefe

 Aprenda a cozinhar com um personal chefe.  É cada vez mais comum mulheres, casadas ou não, freqüentarem cursos de culinária. 
A novidade é que as aulas podem ser ministradas no conforto da sua casa. 
o chefe Geraldo costa é um dos profissionais que oferece o serviço do personal chefe. 
Segundo o chefe, a procura é maior por dicas que ajudam no preparo de pratos do dia-a-dia.ou até mesmo um cardápio sofisticado para ocasiões especiais,com entrada, prato principal, e sobremesa. 
A pessoa não sabe o que fazer para que o arroz dê certo, então, eu ensino alguns truques conta. 
De acordo com o chefe Geraldo costa, a maior vantagem do personal chefe é que a pessoa aprende exatamente o que quer com os recursos que possui.   
Testamos as receitas no fogão, na panela, enfim, no ambiente da aluna. Isso é muito importante, pois na escola, às vezes, o resultado pode ser diferente,explica.  
 Cada visita, que dura aproximadamente três horas, custa R$ 300. 
 contatos: 
 (61) 8530-3020-oi
 (61) 9110-2514-claro
como emagrecer bebendo água