Seguidores

quinta-feira, 27 de junho de 2013

dicas para Para reaproveitar as embalagens de vidro.

Para reaproveitar as embalagens de vidro, o que acha de fazer enfeites para a mesa como este? Basta água, rodelas de limão, alguns ramos de ervas e velas flutuantes. Simples, fácil de fazer e com custo baixo.

Se o feijão ficou salgado não se desespere.

Se o feijão ficou salgado, resolva este problema colocando algumas batatas cruas e sem cascas na panela. Elas irão absorver o excesso de sal.
Este truque também pode ser usado com outros alimentos cozidos, como carnes, legumes, etc.

uma dica simples e valiosa!

Após colocar o ovo na frigideira, borrife um pouco de água fria, assim a clara ficará bem branca e sem as beiradas esturricadas.

conheça os benefícios do pepino!

Para evitar aquela sensação de azia e indigestão, não tire a casca do pepino.
Ela é rica em enzimas digestivas, por isso, se consumido com a casca você não terá problemas.

Você sabe qual a diferença de sabor entre os pimentões verde, vermelho e amarelo?

Verde: mais ácido
Amarelo: levemente adocicado
Vermelho: mais adocicado que o amarelo.

você sabia que O abacaxi ajuda no processamento da carne pelo estômago?.

O abacaxi ajuda no processamento da carne pelo estômago, por isso, a fruta é considerada a melhor sobremesa para comer em um churrasco.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O azeite e a conta por favor

Já tido como indispensável para os pratos salgados, o óleo de oliva também pode ser harmonizado com as sobremesas.
Torta de cenoura com azeitonas, sorvete de maracujá, crocante de laranja regado ao óleo de oliva aromatizado de especiarias; ou bolo de chocolate com morangos e azeite de pimenta verde. O que pensamos destas duas sugestões de sobremesas? Gostaria de presenciar o momento em que cada um lesse estas duas harmonizações que, para muitos, imagino, ainda podem parecer um tanto quanto esquisitas.
Se já começamos a nos habituar com a harmonização do azeite nos diferentes pratos salgados, porque não também com os doces?
No Brasil, há algum tempo, apresentar uma sobremesa que levasse óleo de oliva na receita poderia ser considerado um absurdo. Mas aos poucos isso vem mudando e hoje já é uma “novidade” que pode ser muito bem aceita, tida como algo original ou até mesmo com um quê vanguardista. O brasileiro começa a pensar na harmonia do azeite de oliva da mesma forma com que já se acostumou à harmonia do vinho – pois tempos atrás falar de harmonização de um vinho com uma sobremesa também poderia parecer algo inexplicável, no entanto existe o vinho certo para determinados doces, e da mesma maneira o azeite.
Para dar continuidade a essas combinações, não custa nada relembrar um pouco sobre o método básico da harmonização do óleo de oliva, a fim de auxiliar nessa concordância ainda pouco usual.

o_azeite_e_a_conta_por_favor_destaque


Harmonização
Convencionalmente, o que consideramos em uma harmonização de azeite é a concordância do sabor do alimento com a intensidade do óleo, para não camuflar, mas, sim, realçar o sabor do prato. Alimentos com gosto mais acentuado – como uma carne vermelha, por exemplo – pedem um azeite com aroma mais intenso e picante. Pratos mais delicados, como um peixe cozido, harmonizam melhor com azeites frutados, menos picantes. As saladas de modo geral buscam os mais perfumados. E carnes brancas e legumes chamam um óleo de oliva de notas mais amendoadas.
< Segundo o método Cerretani, Biasini, Bonoli-Carbognin, Bendini, desenvolvido na Itália e já citado em ADEGA (na edição 38), devem ser identificadas as características mais marcantes do alimento que será harmonizado; nesse caso, a doçura. Como a combinação do azeite de oliva normalmente é uma harmonização de concordância, a principal característica que buscamos no óleo é justamente o doce, as notas mais adocicadas, mais suaves, características de cultivares maduros, alguns deles chamados, assim como o vinho, de “late harvested”. Os franceses, por exemplo, possuem um óleo com essas características, conhecido como fruité noir – em geral de origem da ilha de Córsega -, cuja principal característica é a ausência de notas verdes.
Algumas características secundárias também podem ser avaliadas para tornar a harmonização ainda mais concordante. Notas amendoadas, encontradas nos azeites elaborados a partir de um fruto maduro podem acompanhar perfeitamente um doce elaborado com amêndoas e, da mesma forma, outras notas adocicadas, como a banana, por exemplo. Algumas harmonizações mais contrastantes também podem ser testadas, como harmonizar o chocolate com um azeite fresco, que tenha no picor a sua característica mais acentuada, a fim de criar uma nova releitura para o chocolate com pimenta.
Aromatizados
As sobremesas podem também ser combinadas com os azeites aromatizados, como as duas sugestões citadas no início desta matéria. Dois ingredientes, de cuja boa harmonia conhecemos, podem ser criados de uma maneira mais vanguardista, transformando um deles em um azeite aromatizado. Um simples exemplo disso é o sorvete de creme regado com um azeite de limão siciliano, baunilha, ou até mesmo, para aqueles mais ousados, um bom extra virgem com notas adocicadas. Isso adiciona sofisticação a uma singela sobremesa.
Há séculos, o azeite de oliva representa uma preciosa companhia à mesa e, aos poucos, conhecemos mais a fundo suas propriedades e é justamente por isso que o mais importante para conseguir bem harmonizá-lo, especialmente em se tratando de uma sobremesa, é o empirismo, degustar uma vasta quantidade de diferentes tipos deste óleo e ousar, sendo ele aromatizado ou extra virgem, para encontrar a harmonia que melhor se encaixe ao seu paladar.

Já experimentou colocar um fio de azeite (condimentado ou extra virgem) sobre o sorvete?

Bolo de Larenja e Azeite de Oliva

O azeite de oliva é uma das melhores gorduras disponíveis para a culinária. É ideal para salteados, assados, sopas, entre outros. Nos últimos anos,  esta maravilha está sendo muito usada na confeitaria, acrescentando ainda mais sabor, beleza e, principalmente, saúde.
Pensando nessas inovações gastronômicas e nas deliciosas descobertas de sabores que as receitas de azeite proporcionam, trouxe para inaugurar o Espaço Gourmet, uma receita rápida e saudável, que traz o adocicado e intrigante sabor do bolo de laranja com azeite.
Ingredientes
4 unidades de ovos
1 xícara (chá) de azeite
Raspas da casca de 1 laranja
2 unidades de laranja sem casca e sem semente
½ xícara (chá) de iogurte natural
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher bem cheia de (sopa) de fermento em pó
Calda
1 ½  xícara(s) (chá) de suco de laranja
1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
Recheio
1 colher de (sopa) de azeite extra virgem
1 lata de leite condensado
1 laranja em pedaços sem semente e sem casca
Modo de preparo Bolo:
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Misture a farinha, o fermento, o sal e as raspas de laranja na batedeira e reserve. 
No liquidificador bata os ovos, as laranjas, o iogurte, o açúcar e o azeite por 5 min.
Adicione aos poucos a mistura liquida aos ingredientes secos. Bata devagar até misturar bem.
Despeje em forma untada e enfarinhada.
Leve para assar espete um palito no meio do bolo, se sair seco já está pronto.
Aguarde uns 5 minutos para colocar a calda.
Modo de preparo da Calda
Leve ao fogo, em uma panela, o açúcar com o suco de laranja até virar uma calda de fio médio, deixe esfriar. Faça furinhos e coloque a calda sobre o bolo.
Modo de preparo recheio:
Em uma panela, leve ao fogo os pedaços da laranja e espere murchar, acrescente leite condensado e o azeite até começar soltar  da panela. Deixe esfriar e recheie o bolo.

O resultado é um bolo bem molhadinho e com recheio delicioso.Aproveitem!

Bacalhau à Lagareiro

Ingredientes:
2 lombos de bacalhau dessalgado;
8 dentes de alho, cortados em rodelas finas;
100 gr de farinha de rosca;
8 mini cebolas;
1 pimentão vermelho;
8 batatas pequenas;
10 alhos com casca;
Pimenta do reino a gosto;
Azeite à vontade;
Salsinha picadinha;
Sal grosso a gosto;
Azeitonas, alcaparras gigantes para enfeitar (à gosto).
Modo de preparo:
( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções do fabricante)
Depois de dessalgado, passe os lombos na farinha de rosca para envolvê-los. Arrume-os em uma refrataria funda. Coloque as batatas, as mini cebolas, os dentes de alho com casca e o pimentão. Salpique sal grosso e leve ao forno por 120 °C, por 20 min.
Em uma panela, frite o alho em rodelas com azeite e reserve. Em um refratário fundo, arrume as postas de bacalhau já assadas com as batatas, retire as cascas do alho e da cebola e coloque-as também. Pique o pimentão vermelho em tiras, salpique por cima a pimenta do reino e regue com bastante azeite.  Acrescente as azeitonas, as alcaparras e leve ao forno por mais 10 min. Monte os pratos, decore com o alho frito em rodelas e a salsa e sirva.
dica;
O bacalhau requer um azeite equilibrado ou encorpado.

Bolo de Milho com Azeite de Oliva,fica uma delicia!

Ingredientes:
3 ovos
1 lata* de milho com água
1 lata* de açúcar
1 lata* de leite
½ lata* de azeite
50g de queijo ralado
10 colheres (sopa) de milharina
10 colheres (sopa) de fubá
1 colher (sopa) de pó Royal
Canela em pó a gosto
Açúcar refinado a gosto
*a medida da lata é a mesma lata do milho
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Bata tudo no liquidificador, menos o pó Royal. Retire do liquidificador, adicione o fermento e misture.
Despeje em forma untada e enfarinhada leve para assar por cerca de 40 minutos. Retire da forma quando estiver frio e polvilhe canela em pó e açúcar em cima do bolo.
bom apetite!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pavê de Chocolate com Maracujá

Ingredientes :
  • 200 ml de água
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • polpa de 1 maracujá
  • 1 ½ lata de leite condensado (600 g)
  • 1 ½ lata de creme de leite de latinha com soro (450 g)
  • 1 ½ xícara (chá) de suco de maracujá (300 ml)
  • 150 g de chocolate meio amargo derretido
  • 150 g de chocolate branco derretido
  • 1 ½ pacote de biscoito doce sem recheio (300 g)
MODO DE PREPARO:
-Numa panela coloque 200 ml de água, 1 colher (sopa) de amido de milho, 1 colher (sopa) de açúcar e polpa de 1 maracujá e leve ao fogo médio até engrossar e formar uma geléia. Desligue o fogo e passe esta geléia por uma peneira. Deixe esfriar. -Numa tigela coloque 1 ½ lata de leite condensado, 1 ½ lata de creme de leite de latinha com soro e 1 ½ xícara (chá) de suco de maracujá e misture bem. Divida este creme em 2 partes iguais. Adicione ao primeiro creme 150 g de chocolate meio amargo derretido e misture bem. Na outra parte do creme adicione 150 g de chocolate branco derretido e misture bem. Reserve.-Coloque num refratário uma camada de biscoito doce. Despeje sobre o biscoito uma camada de creme de chocolate meio amargo. Coloque mais uma camada de biscoito, depois o creme de chocolate branco. Faça mais uma camada de biscoito, creme de chocolate meio amargo, biscoito e creme de chocolate branco e leve para gelar por +/- 2 h. Retire da geladeira cubra com a geléia de maracujá (reservada acima) e sirva em seguida com gotinhas de chocolate imitando sementes de maracujá

Torta de ameixa fresca

Ingredientes

Para o recheio. 1/3 de xícara mais 3 colheres (sopa) de açúcar
. 1 colher (sopa) de maisena
. 1/2 colher (chá) de casca de limão ralada
. 5 ameixas maduras, com casca, cortadas em fatias regulares
Para a massa
. 2 gemas
. Casca ralada de 1 limão
. 1 colher (chá) de baunilha
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 1/2 xícara de açúcar
. 1 pitada de sal
. 200 g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos
. 3 colheres (sopa) de geleia (de sua preferência) derretida

Modo de preparo

Prepare o recheioEm uma tigela, misture 1/3 de xícara do açúcar, a maisena e a casca de limão. Adicione as fatias de ameixa, cobrindo-as com a mistura. Reserve na geladeira.
Prepare a massaEm uma tigela, bata as gemas com as raspas de limão e a baunilha. Reserve. No processador, bata a farinha, o açúcar e o sal apenas para misturar. Acrescente a manteiga e as gemas batidas e processe até obter uma massa homogênea.
Abra 2/3 dela sobre o fundo de uma fôrma canelada, de 27 cm de diâmetro, própria para quiche. Com o restante da massa, faça um rolo e forre a lateral da fôrma.
Cubra toda a massa com papel-manteiga e preencha com grãos de feijão cru. Leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por 20 minutos.
Retire o papel com os grãos e asse por mais cinco minutos. Mantenha o forno ligado. Espalhe a geleia no fundo da massa assada. Escorra a ameixa reservando o suco que se formou.
Em uma panela pequena, cozinhe o suco em fogo baixo, mexendo sempre, por três minutos ou até obter uma calda ligeiramente grossa. Sobre a massa com geleia, arrume as fatias de ameixa.
Por cima, despeje a calda ainda quente e polvilhe com o açúcar restante. Volte ao forno por mais 30 minutos ou até a fruta ficar macia e ligeiramente caramelizada. Desenforme e sirva.

Cheesecake com cobertura de chocolate

Ingredientes

. 2 ovos
. 1/2 xícara (chá) de leite
. 1 lata de creme de leite
. 1 lata de leite condensado
. 400 g de ricota esfarelada
. 2 colheres (sopa) de margarina
. 150 g de chocolate ao leite picado

Modo de preparo

1. Aqueça o forno a 200 ºC.
2. No liquidificador bata os ovos, o leite, 1/2 lata de creme de leite, o leite condensado, a ricota e a margarina até ficar homogêneo.
3. Ponha em uma forma redonda untada com margarina e asse no forno durante 40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme.
4. Prepare a cobertura: misture o creme de leite restante e o chocolate. Leve ao fogo em banho-maria para derreter.
5. Cubra o cheesecake e leve para gelar. Decore com raspas de chocolate.
Dica: substitua a cobertura de chocolate por geleia de morango.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Chef Geraldo Costa deu show de gastronomia junina no Dona de Casa do Guará.

Chef Geraldo Costa deu show de gastronomia junina no Dona de Casa do Guará. Sucesso.http://viverembrasilia.com.br/costelinha-de-porco/

Costelinha suina com canjiquinha e couve mineira
Ingredientes:
500 gr de canjiquinha 
1 kg de costelinha suína
100 gr de bacon em cubos
2 colheres de sopa de alho
1 cebola grande cortada em cubos
4 tomates picadinho
1 pitada de corante
1 pitada de pimenta-do-reino
05 folhas de couve
sal a gosto
cheiro verde a gosto
Modo de Preparo:
Lave a canjiquinha. Em uma panela com dois litros de água, cozinhe-a por meia hora e. Reserve. Tempere a costelinha com o sal a pimenta do reino e reserve.
Doure o bacon e Refogue a costelinha e deixe fritar bem, acrescente a cebola e o alho e deixe dourar , junte o tomate,o corante. Em seguida, junte o refogado e a canjiquinha e leve ao fogo brando por mais 15 minutos. Por último acrescente a couve, salpique o cheiro verde por cima. Sirva em seguida. 
Dica do chef: servir com arroz branco.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Suco de limão com gengibre emagrece.

Suco de limão com gengibre para emagrecer

Suco de limão com gengibre para emagrecer funciona porque esses dois alimentos são considerados termogênicos, ou seja, quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido suas propriedades, assim aceleram o metabolismo e contribuem com o emagrecimento.

Benefícios do limão


  • Termogênico e diurético, ajuda emagrecer e reduz o inchaço.
  • Efeito desintoxicante, elimina as toxinas do organismo.
  • Ajuda a evitar o acúmulo de gordura.
  • Tem propriedades que diminui a fome.

Benefícios do gengibre


  • Acelera o metabolismo e a queima de calorias.
  • Reduz e evita o acúmulo de gordura abdominal.
  • Melhora o funcionamento do intestino.
  • Reduz e controla a ansiedade.
  • Aumenta a sensação de saciedade.
  • Tem ação anti-inflamatória e combate a celulite.

Como fazer suco de limão com gengibre

Fazer o suco de limão com gengibre é muito fácil, confira uma receita que pode ser usada tanto no verão quanto no inverno, o limão e o gengibre combinam muito bem não só no preparo de sucos mas também no preparo de chás. Na versão de chá suas propriedades emagrecedoras ficam mais potentes ainda.

Receita do suco de limão com gengibre

  • ½ limão
  • 300 ml de água
  • 1 colher (sopa) de gengibre em pedaços ou ralado
  • Gelo a gosto
  • Folhas de hortelã
Modo de preparo
  • Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  • Coe se preferir.
  • Coloque as folhas de hortelã para dar mais gostinho e aroma.
  • Sirva logo em seguida.

Como fazer o chá de suco de limão com gengibre

  • Ferva a água.
  • Acrescente o limão e o gengibre.
  • Se preferir pode colocar uma colher de chá de mel e folhas de hortelã.

Para emagrecer com a ajuda do limão e gengibre procure associar a bebida à uma alimentação bem balanceada. A bebida deve ser tomada antes das refeições pelo menos duas vezes ao dia, para melhores resultados.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Pudim de leite com calda de vinho tinto.


Ingredientes
PUDIM
1 lata de leite condensado 
3 ovos
1 lata de leite desnatado
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

CALDA DE VINHO
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de vinho tinto Aromo
3 colheres (sopa) de Adoçante Culinário

Modo de Preparo
No liquidificador, bata todos os ingredientes. Coloque a mistura em uma forma com furo central (18 cm de diâmetro) untada com margarina. Cozinhe em banho-maria, por aproximadamente 40 minutos. Depois de frio, leve para gelar e então desenforme.

CALDA
Dissolva o amido de milho em meia xícara (chá) de água. Leve ao fogo baixo todos os ingredientes mexendo sempre, até engrossar. Sirva sobre o pudim.

Penne Rigate à l’arabiata

ingredientes;

500 gr de penne Rigate
800 g de tomate picado enlatado ou a mesma quantidade de tomatinhos cereja
Azeitonas pretas
2 dentes de alho
2 pimentas vermelhas frescas ou 1 colher de chá de pimenta malagueta seca triturada
Azeite de oliva
1 colher de chá de açúcar
Sal
Salsa
100 g de queijo parmesão ralado 

Modo de Preparo:

Em uma panela grande coloque água e leve ao fogo até ferver.
Em outra panela coloque o alho cortado em cubos e as pimentas. Deixe fritar em fogo brando.
Quando o alho estiver dourado, acrescente o molho de tomate, o açúcar, as azeitonas e deixe cozinhar por 20 minutos. 
Acrescente o sal e o Penne.

No Dona de Casa, do Guará, com o Chef Geraldo Costa. Jornal do Guará,


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Você sabia que A canela contém várias substâncias importantes e diferentes?

É na época do inverno que a gente mais se lembra dos chás, mas se pensássemos nos seus benefícios, os beberíamos quentes ou frios o ano inteiro. A canela, por exemplo, faz muito bem para a nossa saúde e, o melhor de tudo, é que quase todo mundo tem a especiaria em casa.

Você Sabia?

A canela contém várias substâncias importantes e diferentes propriedades medicinais. Ela acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gorduras e a perda de peso; melhora a digestão; tem função bactericida; estimula a produção de insulina; protege o organismo contra gripes e resfriados. Por isso, a especiaria é indicada para quem está acima do peso ou sofre com o diabetes. A canela também é ótima para combater a falta de apetite, a flatulências e as cólicas.

Receita do Chá de Canela

Para preparar o chá de canela, você vai precisa de:
  • 1 g (2 colheres de café) de cascas de canela
  • 150 ml (1 xícara de chá) de água
Junte a água e a canela em uma panela de vidro ou inox, leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Desligue o fogão, espere amornar e coe o chá. O ideal é tomar de 2 a 4 xícaras do chá durante o dia.

Canela é Abortivo?

Na verdade, o consumo do chá não é indicado para gestantes, pois ele pode causar hemorragias e a perda do bebê. Isso não acontece em 100% dos casos, mas, havendo a possibilidade, é sempre bom tomar cuidado. Lembre-se sempre que é muito importante consultar um médico antes de recorrer a qualquer tratamento natural.