Seguidores

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pudim de iogurte com Apenas 2 ingredientes é super rápido!!!

Ingredientes:

2 lata de leite condensado
2 copos de iogurte natural, pode ser iogurt caseiro

Modo de preparo:

Misture em uma vasilha o leite condensado e o iogurte natural com uma colher delicadamente
Caramelize a forma de pudim, aquelas com um furo no meio
Depois de caramelizada jogue a massa do pudim e leve ao forno por 20 minutos em banho-maria
Depois de assado leve à geladeira, desenforme frio
Sirva bem geladinho

Biscoito de maisena Fácil e delicioso com aquele cafezinho!!!!

Ingredientes:

2 xícaras de chá de maisena
1 xícara de chá de trigo
100 ml de leite condensado
1 ovo
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de coco ralado

MODE DE FAZER:

Misture todos os ingredientes, primeiro com uma colher depois com a mão
A massa tem que ficar bem firme e lisa, se precisar coloque um pouco mais de trigo
Depois e só enrolar como bolinha e marcar com um garfo
Asse em forno à 200°c por aproximadamente 25 minutos, ou até dourar as bordas

Olha que maravilha isso Banana com chocolate!

Banana com chocolate...nhãm nhãmmm

Dica para uma alimentação divertida para as crianças.!!!!!


Você sabia???

Que os pimentões verdes, amarelos e vermelhos são o mesmo frutos, porém colhidos em épocas diferentes?

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Como motivar uma equipe?

Trabalhar em equipe não é uma tarefa fácil, principalmente para quem está na posição de líder. Um dos maiores desafios de quem ocupa esse papel é motivar a sua equipe para fazê-la produzir sempre bons resultados, para isso algumas dicas dadas por grandes empreendedores do cenário brasileiro, merecem atenção.
Para começar, todo líder deve saber que apesar da sua posição hierarquicamente superior, tomar grandes decisões sozinho, principalmente as que envolvem toda a equipe não é uma boa escolha. A equipe só será motivada a alcançar os resultados almejados se sentirem que são parte indispensável no processo. Assim, é extremamente válido ceder espaço para que os demais funcionários sejam envolvidos nas tomadas de decisões e também compartilhem os objetivos da empresa.

como motivar uma equipe.

Da mesma forma, a equipe também precisa estar por dentro dos valores e metas da empresa, só assim poderá compartilhar os planos e unir-se para um objetivo comum. Além disso, é importante esclarecer a todos os colaboradores qual o começo, o meio e o resultado esperado do trabalho proposto, isso facilitará o desenvolvimento de alternativas para superar os obstáculos, fará com que todos se sintam responsáveis pelo sucesso se alcançado e não permitirá que cheguem a uma etapa em que se sintam desestimulados pela falta de resultados próximos.
Incentivar os que mais se empenham é fundamental, os colaboradores precisam saber que quanto mais se dedicarem, o esforço feito será reconhecido. Por isso, estabeleça bônus, metas e promoções para aumentar odesempenho da sua equipe. Para esse tipo de estímulo esteja atento ao desenvolvimento de cada colaborador da equipe, uma vez que o efeito reverso também pode ser visto, quando o mesmo percebe que não tem chances de ser premiado e acaba sendo desmotivado.
Por fim, crie um meio de comunicação direta com a sua equipe, permita que todos os colaboradores venham propor mudanças, apresentem novidades e opinem no desenvolvimento do trabalho.

Croque Madame Um dos sanduíches que mais amo é um super clássico francês.

Ingredientes
1 colher de sopa de mostarda Dijon
4 fatias de pão de forma de sua preferência
10 fatias de presunto fatiado fino
1 1/2 xícara de chá de queijo Gruyere ralado
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de molho bechamel (receita abaixo)
modo de preparo:
Preaqueça o forno em temperatura alta. Passe a mostarda em duas fatias de pão. Sobre elas, coloque o presunto e o queijo (deixe 1/2 xícara). Cubra e, sobre os sanduíches montados, passe manteiga. Coloque os sanduíches no forno por 5 minutos, vire-os, cubra-os com o queijo restante e deixe mais 5 minutos. Retire-os do forno, ponha 2 colheres de molho bechamel sobre cada um e, então, no topo, coloque o ovo frito.
Molho Bechamel
Ingredientes
4 colheres de sopa de manteiga
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite
2 dente de alho
2 folhas de louro
2 cebolas em fatias
Pimenta-do-reino branca moída a gosto
Noz moscada ralada a gosto
Sal a gosto
modo de preparo:
Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve. Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se (a essa base se dá o nome de roux).
Tire a panela do fogo. Adicione o leite (pouco a pouco) sem parar de mexer com um batedor de arame ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem. Cuide para que não fiquem pelotas. Coloque o sal e volte ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até obter um creme. Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

AZEITE AROMATIZADO.

O azeite aromatizado é meio caminho andado para incrementar uma salada ou deixar qualquer prato mais requintado, além de ser ótimo para presentear e decorar. Com algumas gotas é possível usufruir do perfume de ervas, alho e pimentas.

É simples! Pegue um frasco esterilizado, coloque galhos ou folhas grandes de ervas que gostar, ou dentes de alho inteiros e sem casca ou ainda pimentas inteiras, encha o frasco com um azeite de boa qualidade e deixe descansar sem contato com a luz por 15 dias. Aí é só usufruir do sabor!

Fiz combinações de alho com pimentas e tomilho, alho com pimentas e alecrim, alho e manjericão, salsa e pimentas, mas pra mim, a melhor foi alho com gengibre e alguns cravinhos da índia.

Experimente, use a sua criatividade !!!!

ECONOMIZE COMPRANDO FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES DA ESTAÇÃO.

Apesar do tempo louco de frio no verão e calor no inverno, a Primavera vem chegando aí (22/09 a 21/12) com as flores se abrindo e perfumando o ar como um arco-íris que liga o norte ao sul.
A dica, então, é comprar os vegetais que estão em alta na estação e, portanto, ajudam a economizar e fazer uma grande diferença no orçamento da casa! Vamos lá!

1) ÓTIMO! Período em safra, com tendência de preços mais baixos e melhor qualidade...
Frutas: coco verde, laranja, melão amarelo, melancia, mamão formosa, mamão hawaii
Legumes: abobrinha italiana, beterraba, vagem
Verduras: repolho roxo

2) BOM! Período de início ou final de safra, com tendência a alteração de preços, bom para pesquisar as melhores ofertas e negociar com o feirante...
Legumes: batata, cenoura, chuchu, mandioquinha
Verduras: couve-manteiga, mostarda, moyashi, repolho

3) RUIM! Período de entressafra, tendência de preços equilibrados, porém mais altos devido à alta procura e baixa oferta...
Frutas: abacate, abacaxi, banana nanica, caqui, goiaba, maçã nacional, maracujá, morango, tangerina, uva
Legumes: batata-doce, berinjela, jiló, mandioca, pimentão, quiabo
Verduras: agrião, alface, almeirão, couve-flor, espinafre

Não é só chegar e cozinhar, é muito mais que isso!

Há quem diga que não precisa de faculdade pra aprender a cozinhar, basta ter uma vovó ou mamãe boa de cozinha. Realmente as vovós são nossas maiores referências na hora de fazer aquela comida deliciosa, mas se engana quem acha que na Faculdade de Gastronomia apenas aprendemos sobre os temperos secretos...

Não é só chegar e cozinhar, é muito mais que isso! A faculdade aborda técnicas e tendências do universo gastronômico, como por exemplo, a Enologia (estudo da elaboração, apreciação e harmonização de vinhos na culinária). O gastrônomo formado tem que saber organizar eventos, administrar, gerenciar e coordenar restaurantes, hotéis, bufês e equipes em diversas situações. Isso inclui também orçamentos de matéria prima e todos os demais gastos. Por isso, aulas de Etiqueta, Gestão, Planejamento de Cardápios, Matemática, Estatística e Marketing estão na parte teórica do curso.

Ele ainda abrange aulas de Ética, Nutrição, Microbiologia e Segurança do Trabalho, afinal, o profissional deve saber (“nutricionalmente” falando) o que seus “clientes” estão ingerindo, bem como, sobre a higiene e segurança do local de trabalho, já que a Vigilância Sanitária é um dos órgãos mais poderosos no setor.

E claro... também tem a parte mágica com as técnicas de elaboração e preparo de pratos e bebidas onde fazem as combinações e experimentos diversos! Nas aulas práticas aprendem Panificação e Confeitaria, além da Culinária Clássica, Regional Brasileira e ainda, uma viagem pelos 4 cantos do mundo, principalmente pelas culinárias Asiática, Italiana, Francesa e Mediterrânea.


A Faculdade de Gastronomia vem ganhando cada vez mais interessados no Brasil e no mundo. Os principais motivos são o crescimento do setor gastronômico e hoteleiro, além dos altos salários pagos a chefs. O curso tem duração de 2 a 4 anos e o estágio na área é praticamente certo. O aluno ainda pode optar ao final do curso por se especializar em escolas renomadas internacionalmente em países como a França, Alemanha e até Austrália!

A CULINÁRIA NA TV BRASILEIRA.


A culinária entrou na televisão através de programas femininos que apresentavam várias atrações conjuntas. No meio de dicas de teatros, filmes, livros e artesanatos, alguém sempre aparecia lá pra ensinar o povo a cozinhar, como uma verdadeira prestação de serviço para solteiros ou esposas de primeira viagem. Em 1958 a Tv Tupi cria o programa Revista Feminina apresentado por Maria Teresa Gregori. Nele, um quadro de culinária comandando por quem já era conhecida pelas receitas impressas nos jornais, Ofélia Ramos Anunciato (27/12/1924 - 26/10/1998), que além de precursora da culinária na tv, foi recordista em permanência no ar. Sua primeira receita na tv foi um Tender à Califórnia. Depois de 10 anos à frente do quadro, transferiu-se para a Tv Bandeirantes ganhando seu programa próprio, o “Cozinha Maravilhosa de Ofélia”, que apresentou por mais de 30 anos com grande sucesso. Nas manhãs da programação, a atração tinha uma média de 4 pontos no Ibope, ótimo para o horário. Criou um estilo inconfundível de apresentar suas receitas... chamava as telespectadoras de "minhas amigas" e apostava em receitas simples e fáceis (conheço isso de algum lugar, hein!). Um de seus maiores sucessos foi a Rosquinha de São João, que, em 1995, congestionou as linhas telefônicas da emissora. Com certeza o programa da Ofélia é, até hoje, a maior referência de todos os programas do gênero que já passaram ou ainda estão no ar (o povo quer receitas simples e práticas, com uma explicação na linguagem coloquial, do dia a dia... a famosa “conversa de vizinhas” enquanto apreciam o aroma das delícias no fogão... tá, a parte do aroma a tecnologia ainda não resolveu, rsrs).

Hoje não há mais desculpa para dizer que não sabe cozinhar! A programação da tv ainda está recheada de atrações do gênero, desde as receitas mais simples às mais requintadas da alta gastronomia; tem para todos os gostos. Na tv aberta, a maior referência atual é Ana Maria Braga (que pra mim, depois da Ofélia, é o maior ícone da tv na área da gastronomia... falem o que quiserem, mas ela é referência sim, pois ela ensina desde a gastronomia simples até a requintada, e com uma pesquisa antes). Ela ganhou destaque na tv comandando o Note e Anote, na Rede Record (eu via todos os dias, a tarde toda, e foi de onde surgiu minha vontade de cozinhar na tv... um dia irei no programa dela... rsrs). Depois ela foi pra Rede Globo, onde está até hoje no comando do Mais Você nas manhãs de segunda à sexta. A Globo ainda apresenta opções como o Bem Estar e o Estrelas que também ensinam a cozinhar.

A Rede Record sempre apostou e continua apostando no segmento. Além do histórico Note a Anote, que foi comandado pela Ana Maria Braga, Cátia Fonseca e Claudete Troiano, atualmente traz o Hoje em Dia com as receitas do Edu Guedes pelas manhãs (também acho as receitas dele bem práticas para os que não têm habilidade).

A Tv Gazeta, esta sim a mais tradicional no segmento, sempre teve, tem e sempre terá culinária a qualquer hora do dia na programação... de manhã no Revista da Cidade, de tarde no Você Bonita e no Mulheres (o programa feminino que está a mais tempo no ar ininterruptamente na tv brasileira), e de noite no Todo Seu do Ronnie Von. Na emissora, o destaque vai para o programa Tv Culinária, que durante muito tempo seguiu o formato mais fiel ao pioneiro da Ofélia, um programa de bancada exclusivo para ensinar a cozinhar, que revelou uma outra referência na cozinha atual, a vovó Palmirinha Onofre que começou como colaboradora de Ana Maria Braga no Note e Anote e depois foi pra Gazeta comandando o Tv Culinária por onze anos (se juntasse o formato da Palmirinha com a linguagem da Ana Maria, daria uma nova Ofélia = fato!)
Tem outros programas legais na tv fechada, com chefes conhecidos mundialmente, que eu recomendo. O canal Bem Simples é cheio de programas que ensinam a cozinhar, especialmente os que ensinam quitutes para festas e culinária saudável. Tem o Homens Gourmet, o Cozinha Caseira, o Brasil no Prato, todos com renomados chefs e detalhe, agora a Palmirinha está lá, fazendo do jeitinho que sempre fez na Gazeta, lógico que com uma produção mais elaborada, afinal, é obra das organizações Fox...
No canal GNT da GloboSat tem: A Cozinha Caseira, Cozinha Mediterrânea, Que Marravilha!, Gourmet - Receitas Menu Confiança, Você é o que você come (esse é ótimo pros gordinhos caírem na real), Viagem Gastronômica, Diário de Olivier Jamie Oliver, Nigella  o Receitas do Chuck  e o Top Chef
Hoje, a Internet facilita muito a vida de quem não tem muita habilidade na cozinha. Basta digitar uma receita no Google que você acha rapidinho, a qualquer momento e em qualquer lugar que tenha acesso à rede. Mas nada melhor que ver o passo a passo da receita, ver o resultado final da criação... ver a magia acontecer ao vivo e em cores!!!
O melhor, então, juntar a praticidade da Internet com a magia da televisão... hummm... ainda mais interessante se as receitas forem de pratos que a gente acha impossível de serem feitos, mas que com algumas adaptações se tornem bem simples e fáceis.pra ser esta opção, prática e numa linguagem simples e descontraída... eu faço receitas que uso no meu dia a dia, que eu gosto, e que agora passo pra vocês meus queridos novos amigos que curtem o meu blog! 
Abraços... e continuem recomendando o meu blog para os amigos!

Banana e os seus benefícios

Não é confirmado que comer bananas é o segredo pra chegar aos 100 anos, porém, ao ser questionada sobre o segredo da longevidade, uma brasileira de 126 anos de idade afirmou que durante toda a sua vida sempre consumiu uma banana por dia em alguma das refeições.

Fonte de diversos nutrientes, ela sacia, combate o estresse e ajuda na malhação. Rica em fibras, ferro, potássio, proteínas e triptofano, ainda é superprática de ser consumida pois não precisa lavar, cortar, descascar com faca, e é fácil de carregar para qualquer lugar (no meu caso, se estiver bem madura, como com casca e tudo... quem me conhece sabe, rsrs). Agora, que tal conhecer alguns tipos de bananas, as mais famosas no mercado, e saber as diferenças de cada uma? Vamos lá...

- Banana-prata: tem a polpa menos doce que a da banana-nanica e uma textura mais consistente, por isso é indicada para fritar, pois não se desintegra com o calor. Sua durabilidade é maior se comparada aos outros tipos, e é uma boa opção para os lanches entre as refeições.
1 unidade = 89 calorias, 22,8 g de carboidratos, 1,3 g de proteínas, 0,3 g de gorduras, 370,0 mg de potássio

- Banana-da-terra: típica do norte do Brasil, tem a textura mais firme, por isso geralmente é consumida frita, já que não desmancha com o calor, ou mesmo usada como acompanhamento de pratos salgados, como na farofa. Depois de cozida, o sabor é mais adocicado.
1 unidade = 105 calorias, 26,6 g de carboidratos, 2,2 g de proteínas, 0,2 g de gorduras, 376 mg de potássio

- Banana-maçã: está relacionada ao fator de diminuição do trânsito intestinal, ou seja, não é recomendado para pessoas com problemas de intestino preso pois é rica em amido, que ajuda a dificultar a ida ao banheiro.
1 unidade = 114 calorias, 26,4 g de carboidratos, 1,4 g de proteínas, 0,3 g de gorduras, 123,7 mg de potássio

- Banana-nanica: ao contrário do nome, é uma das maiores em tamanho, comprida e arcada. Tem polpa bem doce, aroma acentuado e textura macia. É a mais sensível, portanto, amadurece mais rápido.
1 unidade = 95 calorias, 22 g de carboidratos, 1,3 g de proteínas, 0,2 g de gorduras, 333,4 mg de potássio

- Banana-ouro: tem cor amarelada e gosto mais adocicado, com textura consistente, e é a menor de todas as bananas, porém a que tem mais calorias.
1 unidade = 159 calorias, 36,8 g de carboidratos, 2,4 g de proteínas, 0,2 g de gorduras, 143,9 mg de potássio

Para quem malha, a fruta é um alimento rico em carboidratos, que fornece energia ao organismo, e contém potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, ajudando a prevenir câimbras. Falando em potássio, este mineral participa da contração muscular ou seja, a fruta contribui para o bom funcionamento do coração e para o fluxo sanguíneo, prevenindo doenças cardiovasculares!!!

A curiosidade é para os que querem parar de fumar! Parece milagre, mas a banana pode contribuir para acabar com o vício. Ela contém as vitaminas B6 e B12, que ajudam a eliminar os efeitos da nicotina no organismo, reduzindo a ansiedade, que indiretamente ajuda a diminuir o vício.

Agora pra quem quer perder peso... Por ser rica em fibras, a inclusão da banana na dieta ajuda a mantê-lo saciado por mais tempo. Além disso, é uma fruta de baixo índice glicêmico, que não apresenta quantidade exagerada de calorias e contém vitamina B6, substância indiretamente ligada ao controle de apetite pois estimula a síntese de serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bem-estar e redução da ansiedade. A banana ainda contém triptofano, nutriente envolvido na produção de serotonina, substância que ajuda a melhorar a atividade cerebral, o sono e o bom humor.

Enfim... ainda tem o ditado das coisas que são vendidas a "preço de banana". Esse ditado é usado quando nos referimos a algo barato, pois no Brasil, o preço da banana é consideravelmente baixo devido à oferta da fruta em nosso país... então, quem ainda quer economizar.

O QUE É O "CHEIRO VERDE"???


Na verdade, a dica de hoje é mais a resposta de uma dúvida. Muitas pessoas, quando encontram nos ingredientes de uma receita o "cheiro verde" imaginam ir ao mercado ou na feira pra comprar um tempero ou uma erva específica. Estas pessoas não acharão nunca, pois não existe uma erva chamada "cheiro verde"! Na verdade, o famoso "cheiro verde" é uma mistura de ervas

Geralmente, a mistura mais comum do "cheiro verde" é de apenas salsinha com cebolinha, mas não é uma regra. Você pode fazer o seu cheiro verde com as ervas de sua preferência!
No Pará, o cheiro-verde tem chicória, coentrão, coentro-da-índia e coentro-de-pasto. Em Fortaleza é o coentro com cebolinha. Na Bahia vem coentro, cebolinha e salsinha. Em Manaus, coentro, cebolinha e chicória. Em Portugal, o tempero é chamado de "ramo de cheiros" e normalmente é composto por salsa, tomilho, aipo e louro.

Legal mesmo é cultivar hortinhas no quintal com várias ervas, das mais diversas qualidades e gostos para testar todas as combinações!

Regras básica de etiquetas á mesa, para o dia-a-dia, independente de classe social.vale a pena conferir!


 Não basta apenas saber cozinhar, é importante também ter postura à mesa durante um jantar, pois imagina fazer o nosso “Miojo Chiquè” pra impressionar as visitas e ao servir parecer a “Família Buscapé” no meio de uma guerra por comida... perde todo o encanto.
 Veja algumas regrinhas básicas de etiqueta (digo “básicas” pois não se trata de frescura, mesmo porque, eu sou o primeiro a odiar qualquer frescura!) que na verdade são mais para tirar dúvidas de quem fica inseguro ao participar de um jantar importante.

Vou tentar ser o mais didático e objetivo possível... rsrs... Não soprar uma comida muito quente! Não beber a água,vinho ou qualquer líquido de uma vez só! Não falar de boca cheia! Não apoiar o cotovelo na mesa! Não encher o prato de comida! Não comer rápido demais e nem muito devagar! Sempre colocar o guardanapo de pano no colo!

Bom, quanto ao guardanapo, você coloca no colo dobrado ou não e use-o sempre antes de levar um copo à boca, isso ajuda a garantir que não vá sujar a borda do copo. Você pode começar a comer após algumas pessoas terem sido servidas, se o serviço for lento. Quanto à “síndrome dos talheres”, é simples: os que estão mais longe do prato são os primeiros a usar, ou seja, de fora pra dentro.

Uma coisa que acho bastante interessante, mas poucos, inclusive garçons, costumam saber: a posição dos talheres sobre o prato diz se você ainda está comendo, se vai comer mais ou se parou de comer!!! *-* É assim... enquanto está comendo, apóie garfo e faca nas bordas do prato; se tiver terminado mas for comer mais, deixe ambos paralelos no canto do prato (mostrando que no centro ainda há espaço pra mais comida!  se estiver satisfeito, deixe ambos paralelos no centro do prato (mostra que não tem mais espaço pra comida e ainda facilita pro garçom tirar o prato sem cair os talheres)

DICA IMPORTANTE NUNCA CRUZE OS TALHERES DENTRO DO PRATO!!!

Geralmente a disposição dos talheres obedece à ordem seguinte...
À esquerda do prato de fora para dentro: Garfo para peixe; Garfo para carne; Garfo para salada. À direita do prato de fora para dentro: Garfo para aperitivos; Colher para sopa; Faca para peixe; Faca para carne sempre junto ao prato.

Aposto que essa é uma dúvida universal! O que fazer com espinhas, ossos e caroços de azeitonas? 

Hummm... bom, a mesma colher que levou à boca deverá devolver os restos ao canto do prato. Se for usada a mão (azeitonas ou uvas, entre outras) pode a mesma retorná-los ao prato. Espinhas e ossinhos, de modo discreto, voltam na mão para o prato.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bacalhau á moda Espanhol uma delicia!

Ingredientes
  • 600 g de filé de bacalhau
  • 600g de batatas cortadas em rodelas e cozidas
  • 2 pimentões vermelhos
  • 2 pimentões verdes
  • 1 xícara de azeite espanhol

Modo de Preparo
  1. Deixe o bacalhau  de molho para dessalgar. Limpe, tire a pele e as espinhas.
  2. Coloque o bacalhau e as batatas na grelha. Asse os pimentões no formo por 1 hora.
  3. Arrume o bacalhau, as batatas e os pimentões em um prato e sirva regado com azeite.
Se preferir, sirva com azeite, azeitonas e finas fatias de alho dourado.
Bom apetite!
Dica do chef: sirva com arroz com brócolis

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Pavê de coco e ameixa em calda.

Ingredientes

  • 100 g de coco ralado
  • 1 xícara (chá) de leite de coco
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de margarina 
  • 1 lata de ameixa em calda
  • 1 caixa de biscoito champanhe
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite
  • Coco ralado para polvilhar

Modo de preparo

  • Junte o coco ralado, o leite de coco, o leite, o leite condensado e as gemas.
  • Leve ao fogo mexendo até desgrudar do fundo da panela.
  • Retire, misture a margarina e deixe esfriar.
  • Reserve quatro colheres (sopa) do doce de coco.
  • Escorra a ameixa, pique-as e umedeça os biscoitos em sua calda.
  • Em uma fôrma, alterne camadas de biscoito, doce de coco e ameixa picada.
  • Leve à geladeira por 1 hora.
  • Ao servir, misture o creme de leite no doce de coco reservado e distribua sobre o pavê.
  • Polvilhe com o coco ralado e leve à geladeira até o momento de servir.

Pudim de maria mole fácil e simples de fazer.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 copo de leite
  • 1 pacote de maria mole
Calda:
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de água

Modo de preparo

  • Dissolver a maria mole no leite quente
  • Misturar todos ingredientes no liquidificador (bater por 2 minutos)
  • Caramelizar a forma
  • Colocar a mistura na forma e levar a geladeira (deixar por 4 horas)
  • Forma utilizada 20 cm de diâmetro

tapas de Camembert com cebola caramelizada e uva fresca

Ingredientes
4 unidades de queijo camembert de cabra (cortar fatias de 0,03 mm)
4 fatias de pão ciabatta tostados no forno (caso não encontre, use pão italiano)
50 gramas de cebola caramelizada
10 gramas de açúcar mascavo
50 ml de aceto balsâmico
2 uvas Itália verdes
Como fazer
Cebola caramelizada
Em uma frigideira, colocar uma cebola média cortada grosseiramente e dourar com 10 gramas de açúcar mascavo. Assim que estiver bem mole, acrescentar 50 ml de aceto balsâmico e cozinhar por mais 3 minutos. Reserve.
 
Montagem da tapa
Com os pães já tostados, colocar a cebola, o camembert e por fim a uva (meia em cada unidade)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Chef Gerardo costa Agora comandando a cozinha do Mais novo point de Brasilia A.K.A ENTRETENIMENTOS&GASTRONOMIA

Chef Gerardo costa Agora comandando a cozinha do Mais novo point de Brasilia A.K.A ENTRETENIMENTOS&GASTRONOMIA considera fundamental que o profissional saiba lidar com os desafios da cozinha e entender que o trabalho é de equipe.
Passar o dia cercado de aromas e de sabores, com tempo de sobra pra se inspirar e criar novas receitas. Esse é o mundo ideal na cabeça de muita gente que escolhe a gastronomia.
Mas eles logo aprendem que, para se tornar um chef de sucesso, é preciso antes de tudo ser um ajudante de cozinha incansável.

Doce Aquidauana,simples e fácil de fazer.

Ingredientes
2 kg de mamão formosa verde
500 g de rapadura
500 g de queijo coalho em barra
50 g de gengibre raspado
80 g de cravo da índia
100 g de canela em ramo
20 g de canela em pó
1 ramo de hortelã
8 pedras de gelo
Modo de preparo
Doce:
Rale o mamão e lave bem até retirar todo o leite. Em uma panela, leve ao fogo a rapadura até derreter. Adicione o mamão, o gengibre ralado, o cravo e a canela. Deixe cozinhar em fogo brando, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela. Resfrie e reserve.
Queijo:
Corte o queijo coalho em fatias grossas, de aproximadamente 1 dedo, e grelhe as laterais para dar acabamento.
Montagem:
Em um prato de serviço, polvilhe canela, coloque o queijo, aplique o doce em cima dele e decore com ramos de canela, hortelã e cravos.

"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas."

"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas."
Pérolas são produtos da dor; resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou grão de areia. Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, ás células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de modo algum produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.
O mesmo pode acontecer conosco. Se você já sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Você já sofreu o duro golpe do preconceito? Já recebeu o troco da indiferença?
Então, produza uma pérola ! Cubra suas mágoas com várias camadas de AMOR.
Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, mágoas, deixando as feridas abertas e alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem.
Assim, na prática, o que vemos são muitas "Ostras Vazias", não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor. Um sorriso, um olhar, um gesto, na maioria das vezes, vale mais do que mil palavras! COMPARTILHEM O MAXIMO QUE PUDEREM TEM GENTE QUERENDO LER ESSA MENSAGEM.

Terrine de carne com páprica picante ao molho de pinhões flambados e nata

Ingredientes
Terrine:
•350 g de patinho moído
•150 g de lombo suíno moído
•1 ovo inteiro
•1/2 colher (chá) de páprica picante
•Raspas de 1/2 limão siciliano
•25 g de creme de cebola
•1 pitada de sal
•1 pitada de pimenta branca
•1 cebola grande fatiada
•9 tiras de bacon (cerca de 100 g) 
•2 colheres (sopa) de azeite
•2 colheres (sopa) de açúcar
•Sal e pimenta a gosto
Molho:
•2 cebolas pequenas
•4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
•2 colheres (sopa) de conhaque
•100 g de pinhão
•200 g de creme de leite fresco
•2 colheres (sopa) de pasta de alho pronta
•1 pitada de sal
•1 pitada de pimenta branca
•Páprica picante a gosto
Modo de Preparo
Massa:
Doure as cebolas no azeite e acrescente o açúcar para caramelizar. Reserve. Unte a forma (de aproximadamente 25 cm) de terrine com azeite extravirgem. Cubra com as fatias de bacon. Processe o restante dos ingredientes. Coloque metade da massa na forma, em seguida as cebolas caramelizadas e o restante do recheio. Prense a terrine, cubra com papel alumínio e asse em banho-maria por 45 minutos, na temperatura de 180 graus C. Na metade da cocção, prense novamente.
Molho:
Cortar as cebolas em pétalas e tostar numa frigideira com azeite extravirgem. Reservar. Toste os pinhões na mesma frigideira com azeite extravirgem. Em seguida, flambe com conhaque. Acrescente sal e pimenta branca a gosto. Deixe esfriar e acrescente o creme de leite fresco e a pasta de alho. Derrame sobre a terrine e salpique páprica picante.

Assado Berlinense Com mix de legumes

Ingredientes
•1 kg de posta vermelha (parte final, mais fina)
•1 colher (sopa) de mostarda escura
•Pimenta e sal, noz-moscada, cravo em pó, tempero de carne (do tipo grill) e tomilho a gosto
•3 grãos de zimbro
•1 colher (sopa) de manteiga clarificada
•1 bouquet garni (salsa, tomilho, 2 folhas de louro, 1 cenoura)
•2 cebola média
•1 colher (chá) de raspas limão (de preferência siciliano)
•1 colher (sopa) de vinagre de vinho
•350 ml de cerveja com malte de trigo) 
•1 colher (chá) de açúcar
•2 colheres (chá) de amido de milho
•¼ de litro de água
Modo de preparo
Limpe a peça de carne lavando rápido em água. Seque com papel toalha. Misturar a mostarda com os temperos. Aplique o zimbro esmagado sobre a carne de forma homogênea. Numa caçarola (para forno), aqueça a manteiga clarificada e doure a carne com a cebola cortada em cubos. Acrescentar a cerveja, o vinagre, as raspas do limão, o açúcar e o bouquet garni. Tampe e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus C durante 60 minutos (controle e, se necessário, adicione um pouco da água).
Após este período, retire o assado da caçarola e envolva em folha de alumínio deixando descansar até o preparo do molho.
Molho:
Retire o bouquet garni e os demais sólidos, coando por uma peneira. Acrescente a água. Dissolva o amido em parte da água. Sirva com a carne. Os acompanhamentos podem ser legumes ao vapor ou bolinhos de batata.

Filé de Garoupa Grelhada com purê de banana da terra e farofa de bottarga

Ingredientes
•400 gramas de filé de garoupa
•50 ml de azeite de oliva
•Sal e pimenta-do-reino a gosto
•1 limão Taiti
•2 bananas-da-terra madura
•3 colheres (sopa) de manteiga
•1 colher rasa (sopa) de açúcar
•50 ml de água
•80 g de farinha biju
•20 gramas bottarga granulada
•2 ciboulettes (para decoração)
Modo de Preparo
Farofa de bottarga:
Leve ao fogo uma panela e adicione uma colher de sopa de manteiga. Quando estiver derretida, coloque a farinha e mexa até chegar ao ponto. Depois, adicione uma pitada de sal e a bottarga granulada.
Purê de banana da terra:
Corte as pontas das bananas, tire as cascas e fatie no sentido longitudinal. Em uma frigideira, esquente a manteiga (1 colher de sopa) e coloque as bananas para dourar de ambos os lados. Depois, processe-as em um mixer e adicione mais uma colher de sopa de manteiga, 20 ml de azeite de oliva, açúcar, sal e água. Depois de bem processado, retornar à panela para aquecer.
Garoupa grelhada:
Tempere o filé com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira, adicionar azeite de oliva e, após aquecido, disponha o filé na panela e frite de ambos os lados. O importante é não deixar secar o peixe. Depois de pronto, sirva no prato o purê com a farofa e a garoupa. Decore com a ciboulette.

Ravióli de maçã com muçarela de búfala

Ingredientes
•300 g de farinha de trigo
•3 ovos grandes
•200 g de muçarela de búfala cortada em cubos
•6 maçãs gala descascadas, sem miolo e cortadas em cubos
•1 pote de creme de leite fresco 
•130 g de manteiga sem sal
•50 g de parmesão ralado
Modo de preparo
Massa:
Misture a farinha e os ovos. Amasse até obter uma massa com textura lisa. Envolva com plástico e deixe descansar na geladeira por uma hora. Abra a massa em um cilindro.
Recheio:
Derreta um pouco de manteiga (cerca de 30 g), acrescente as maçãs e tampe a panela. Deixe cozinhar até as maçãs ficarem bem macias. Se necessário, acrescente água para não secar. Amasse até obter um purê. Recheie os raviólis (o tamanho pode ser de 5 x 5 cm) com o purê e um cubo de muçarela de búfala.
Molho:
Em banho-maria junte a manteiga, o creme de leite e o parmesão ralado. Se desejar, tempere com um pouco de pimenta-do-reino. Mexa até obter um molho homogêneo.
Cozinhe os raviólis em água abundante e os transfira para uma travessa. Junte o molho e sirva imediatamente. Rende quatro porções.

Risoto de espinafre, gorgonzola, uva verde e presunto Parma

Ingredientes
Brodo:
•2 sobrecoxas de frango com pele
•4 talos de aipo
•1 cebola
•1 cenoura
•Sal a gosto
•Água suficiente para cobrir os ingredientes
Risoto
•1 cebola picada
•2 taças de vinho branco seco
•½ kg de arroz arbóreo
•1 pacote de espinafre congelado
•200 g de queijo gorgonzola
•300 g de uva verde sem semente tompson
•100 g de manteiga presidente Le monde
•150 g de presunto Parma 
•200 g de queijo parmesão grana padana
Modo de preparo
Brodo:
Doure as sobrecoxas com um fio de azeite de oliva. Acrescente o aipo, a cenoura, a cebola e cubra com água quente. Acrescente sal a gosto. Cozinhe tudo em fogo médio por uma hora e meia.
Risoto:
Em uma panela grande, coloque 50 g de manteiga e duas colheres de azeite de oliva. Doure a cebola. Coloque arroz, mexa bem e acrescente o vinho. Deixe evaporar o álcool e, aos poucos, vá adicionando o brodo, mexendo lentamente até que arroz esteja al dente. Acrescente o espinafre e o gorgonzola, sempre mexendo. Coloque a uva, metade do queijo parmesão (a outra metade será usada para a finalização) e a manteiga. Desligue e tampe a panela para o risoto descanse.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Experimente com a família e amigos este prato mais do que especial.Bacalhau a portuguesa!

Ingredientes:
400 g de lombo bacalhau
2 batatas  pré-cozido
1 cebola em rodelas
6 ovos de codorna cozidos
10-tomatinhos cereja
dentes de alho fatiados
Salsinha a gosto
½ xícara (chá) de azeite de oliva estra virgem
Azeitonas a gosto
½ pimentões vermelho
½ pimentão verde
½ pimentão amarelo
Modo de preparo:
Depois de dessalgado o bacalhau, cozinhe em água por 10 min. escorra e reserve.
Pré-cozinhe as batatas inteiras, descasque, escorra e corte em rodelas.
Refogue a o alho no azeite.
Em um refratário adicione batatas cortadas em rodelas, o bacalhau debulhado e os pimentões cortado em tiras, as cebolas, e por último cubra com o refogado de alho e o azeite, e leve ao forno a 180°C por 10 minutos.
Retire o refratário do forno e em seguida, adicione os ovos cortados ao meio, as azeitonas, os tomatinhos e os temperos verdes deixe por mais 5 minutos.
Sirva com um arroz branco e uma salada verde.
E um ótimo Apetite.

Você sabia que alimentos como a sálvia e açafrão podem ajudar na concentração e na memória?

Você sabia que alimentos como a sálvia e açafrão podem ajudar na concentração e na memória?
Diante do stress de uma rotina de estudos e trabalho normalmente se opta pelo chocolate ou pelo café, mas por conta da carga de glicose no organismo é possível que você sinta certa sonolência. O recomendado é ingerir vegetais verdes escuros, como rúcula e sálvia, além de peixes, como salmão e sardinha, são ricos em ômega.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Blog Do Chef Geraldo Costa: Pannacotta de mascarpone com calda de goiabada.

Blog Do Chef Geraldo Costa: Pannacotta de mascarpone com calda de goiabada.: Ingredientes   2 colheres (sopa) de  açúcar refinado 250 ml de creme de leite pasteurizado 15 gramas de gelatina sem sabor 250 ml de leit...

Pannacotta de mascarpone com calda de goiabada.

Ingredientes 
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
250 ml de creme de leite pasteurizado
15 gramas de gelatina sem sabor
250 ml de leite integral
780 gramas de queijo mascarpone
modo de preparo da pannacotta
Em uma panela, ferva o leite com o açúcar e o creme de leite. Retire a panela do fogo e acrescente o mascarpone. Mexa até que o queijo derreta com o calor do líquido.
Retorne a panela ao fogo, mas sem deixar ferver, e acrescente a gelatina hidratada (para hidratar, adicione a gelatina  água fria e levar em banho maria, sobre uma panela com água fervente, para que derreta, mexendo um pouco). Retire do fogo e mergulhe o fundo da panela em uma tigela com água gelada. Separe em potinhos e leve à geladeira  por aproximadamente 6 horas
modo de preparo da calda
Em uma panela, adicione a goiabada cascão cortada em cubos, e a água. Conforme a necessidade, acrescente mais água, aos poucos, e vá mexendo até dar o ponto da calda não muito mole. Sirva a pannacotta com a calda de goiabada por cima.

bolo de cenoura com cobertura de chocolate,este bolo é sucesso certo.

ingredientes para o bolo
3 cenouras (de 450 gramas à 500 gramas)
1 xícara de óleo de soja (ou girassol)
2 ½ xícaras de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de açúcar
3 ovos
1 colher de sopa de fermento
modo de preparo
No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o açúcar e as cenouras. Em uma vasilha, colocar a farinha e o fermento. Acrescentar a mistura do liquidificador à mistura da vasilha, delicadamente. Levar ao forno médio e preaquecido, em forma untada, até que inserindo um palito de dente no meio da massa, este saia limpo (cerca de 20 minutos).
Ganache
Ingredientes
500 gramas de chocolate meio amargo
500 gramas de creme de leite
modo de preparo
Leve o chocolate ao fogo baixo até derreter. Aqueça o creme de leite em outra panela. Junte os dois, mexendo bem. Assim que o bolo for retirado do forno e esfriar, espalhe a cobertura. Se quiser, salpique raspas de chocolate.