terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Açúcar é bom, mas traz riscos à saúde




Não é fácil resistir a um docinho, principalmente após as refeições. E para aumentar ainda mais essa tentação, parece que as docerias estão se especializando cada dia mais nas apresentações de seus mimos, o que faz com que seja mais difícil resistir a eles.

Mas com tantos desejos precisamos ficar atentos, pois segundo a nutricionista funcional Giovanna Arcuri, o açúcar refinado e os encontrados nas balas e doces sobrecarregam o pâncreas, que é a glândula responsável pela produção da insulina daí, a glicose em excesso vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardiovasculares como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outras.

Giovanna explica ainda, que o açúcar cria um hábito nas pessoas, por isso é tão difícil de tirá-lo totalmente, mas com um esforço conseguimos viver bem com poucas quantidades. Para começar, a dica é ir substituindo os doces pelas frutas, pelos alimentos lights, por chocolate 70% cacau e frutas secas e desidratadas como, por exemplo, nozes, amêndoas, macadâmia e castanha-do–pará. Todos esses alimentos auxiliam no equilíbrio dos níveis de glicemia no sangue, ajudando assim, a diminuir a vontade louca por doces.

Outra boa opção é adaptar as receitas de doces por adoçantes próprios para culinária, isso mantém o sabor do alimento sem trazer danos à saúde.

Abaixo sugestões de sobremesas com poucas calorias, customizadas pela nutricionista funcional Giovanna Arcuri.


Gelatina incolor

- Bater uma fruta (manga, morango ou maracujá);
- Adicionar 1 pacotinho de gelatina incolor para 1 litro de leite desnatado;
- 10 morangos batidos;
- 2 colheres de açúcar orgânico;

Junte todos os ingredientes e coloque para gelar.

Castanhas no chocolate 70% cacau

- Reservar 4 nozes;
- Derreter o chocolate 70% cacau;

Adicionar por cima das nozes e levar para gelar por 2 horas. Está pronto e delicioso para saborear!

Nenhum comentário:

Postar um comentário