sexta-feira, 4 de maio de 2012

Hambúrguer caseiro experimente esta delicia.


Todo mundo que gosta de preparar seu próprio hambúrguer em casa tem uma receita que diz ser “a única verdadeira”.
Hoje, quando lemos uma receita de hambúrguer gourmet indicada pelos chefs, há outra unanimidade: o certo é fazer com a carne picada na ponta da faca e apenas moldar a carne, sem temperos. O sal e a pimenta, únicos permitidos, só são usados na grelha, no final do preparo.
E eu tenho minha própria versão de hambúrguer caseiro. Sem certo nem errado. Simplesmente é a que eu gosto. Prefiro a carne moída e bem pequenina, em vez da picada na ponta da faca. Gosto de usar a fraldinha e peço ao açougueiro para moer pra mim na hora.
Vou juntar à essa carne uma mistura de cebola, alho, salsinha e manteiga, que passo por um mixer ou um processador pra virar uma pasta homogênea. A manteiga tem que estar em temperatura ambiente. E você pode usar um fiozinho de azeite para ajudar a processar tudo e formar a pasta. Aí é misturar muito bem essa pasta com a carne moída, até que você não perceba mais diferenças. Não deixe pedaços grandes de salsinha, alho ou cebola, porque não vai ficar bom.
Depois isso, faço os moldes dos hambúrgueres na mão mesmo, no tamanho que desejar. Não precisa ficar tudo perfeito, é caseiro.
O ideal é separá-los com papel manteiga, colocar em um recipiente e levar à geladeira por mais ou menos uma hora.
Depois, aqueça uma grelha ou frigideira no fogo até ficar bem quente. Não precisa untar. Deixe seca mesmo. Coloque os hambúrgueres. E deixe grelhar de um lado e do outro. Eu gosto de deixar rosado no centro. Então, são dois minutos de cada lado. Se quiser, você pode deixar mais ou menos que isso. Na própria grelha, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto (dos dois lados).
Curtiu? Então anote as quantidades de ingredientes. O modo de fazer já está explicado acima.
Para 4 hambúrgueres caseiros
500 gramas de carne moída (fraldinha)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher (sopa) de manteiga
Salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto
No prato acima, servi com palmito pupunha e vagens assadas no forno, com sal e azeite. E um pingo de mostarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário