Seguidores

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Como motivar uma equipe?

Trabalhar em equipe não é uma tarefa fácil, principalmente para quem está na posição de líder. Um dos maiores desafios de quem ocupa esse papel é motivar a sua equipe para fazê-la produzir sempre bons resultados, para isso algumas dicas dadas por grandes empreendedores do cenário brasileiro, merecem atenção.
Para começar, todo líder deve saber que apesar da sua posição hierarquicamente superior, tomar grandes decisões sozinho, principalmente as que envolvem toda a equipe não é uma boa escolha. A equipe só será motivada a alcançar os resultados almejados se sentirem que são parte indispensável no processo. Assim, é extremamente válido ceder espaço para que os demais funcionários sejam envolvidos nas tomadas de decisões e também compartilhem os objetivos da empresa.

como motivar uma equipe.

Da mesma forma, a equipe também precisa estar por dentro dos valores e metas da empresa, só assim poderá compartilhar os planos e unir-se para um objetivo comum. Além disso, é importante esclarecer a todos os colaboradores qual o começo, o meio e o resultado esperado do trabalho proposto, isso facilitará o desenvolvimento de alternativas para superar os obstáculos, fará com que todos se sintam responsáveis pelo sucesso se alcançado e não permitirá que cheguem a uma etapa em que se sintam desestimulados pela falta de resultados próximos.
Incentivar os que mais se empenham é fundamental, os colaboradores precisam saber que quanto mais se dedicarem, o esforço feito será reconhecido. Por isso, estabeleça bônus, metas e promoções para aumentar odesempenho da sua equipe. Para esse tipo de estímulo esteja atento ao desenvolvimento de cada colaborador da equipe, uma vez que o efeito reverso também pode ser visto, quando o mesmo percebe que não tem chances de ser premiado e acaba sendo desmotivado.
Por fim, crie um meio de comunicação direta com a sua equipe, permita que todos os colaboradores venham propor mudanças, apresentem novidades e opinem no desenvolvimento do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário