Seguidores

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Saiba um pouco como é a vida de um chef de cozinha..!


Engana-se quem pensa que vida de chef é cozinhar e aproveitar o glamour das entrevistas, ser jurado em competições gastronômicas e aparecer em eventos. Para desempenhar a função máxima da cozinha, é preciso acordar cedo, dormir tarde, ficar em pé por pelo menos 12 horas, viajar quilômetros para comprar a melhor carne ou pescado, acompanhar de perto a produção e colheita de legumes e verduras. Além de tudo isso, tem que aliar as horas de trabalho com cuidar dos filhos e estar ao lado da família.E ainda arrumar um tempo para fazer boas ações.
“Ser chef é muito gratificante. A gente passa horas, dias pesquisando um ingrediente, mas não tem maior satisfação que ver um cliente sorrindo”.
O dia a dia de um chef de cozinha pode ser rotineiro ou dinâmico. Vai depender da intenção do profissional com a sua carreira. Um dia rotineiro ou morno requer fazer tudo sempre igual. Acordar, tomar café, cumprir tarefas, almoçar mais ou menos, ir para o restaurante, organizar a cozinha, preparar a equipe, produzir os pratos e voltar para a casa de madrugada.
Agora, se o chef não tem esse estilo de vida, sua profissão pode ser diferente,chefs trabalham quando todo mundo está relaxando. Em pé; sem pausas; em uma cozinha quente.
Enfim o trabalho é intenso, rápido e exige atenção, perfeição sempre.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Gerardo Costa é um chef conceituado da cidade e já passou por importantes estabelecimentos de Brasília

O restaurante L’affaire é uma das principais referências gastronômicas na região central de Brasília. Para comemorar o mês de julho e as férias, o espaço vai contar com uma novidade: dois menus promocionais, um servido no almoço e outro no jantar, de segunda a domingo, com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo.


O menu é assinado por Gerardo Costa, chef da casa, e é uma ótima pedida para degustar uma gastronomia de qualidade e relaxar. “O menu foi criado para que o cliente possa apreciar pratos bem elaborados e pagando por um preço justo. Neste período de férias geralmente os nossos clientes viajam, então o nosso objetivo é trazer as famílias que ficarem na cidade”, conta.

Gerardo Costa é um chef conceituado da cidade e já passou por importantes estabelecimentos de Brasília..


O menu do almoço é composto pela salada du jour de entrada. De prato principal, o cliente vai poder escolher entre duas opções: Beef bovino, escalope de carne bovina grelhado em churrasqueira, servido com queijo coalho melaço de cana guarnecido de arroz á moda do sertanejo; ou o Penne regate, penne grano duro ao cremo de queijo processado alho poró e damasco turco. De sobremesa, clafoutis de frutas vermelhas, uma tortinha de chocolate branco e frutas vermelhas finalizada com açúcar de confeiteiro. O banquete sai por R$ 41,90.


Para aproveitar a noite, o jantar traz um menu para aquecer. De entrada, o cliente poderá escolher entre a soupe á l’oignon ou a sopa cremosa de cebola acompanhada de torrada gratin. De prato principal, Filé á lyonnais, filé mignon grelhado servido com molho lyonnais enriquecido de arroz ao creme de vinho e cogumelo ou a Pescada mediterrâneo, filé de pescada servida com molho mediterrâneo guarnecida de risoto siciliano. Para adoçar, éclair au café, uma bombinha recheada com creme de queijo e café com cobertura de caramelo. O jantar custa R$ 51,90.


O L’affaire está em funcionamento desde 2001 no Térreo do Hotel Mercure Lider, uma das redes hoteleiras mais importantes no Brasil e exterior. A casa serve o melhor da cozinha contemporânea e conta com um cardápio variado. O objetivo dos donos sempre foi atender não apenas os hospedes do hotel, mas também o público passante, incluindo executivos empresários e políticos da capital federal.

Seus convidados vão adorar este delicioso Clafoutis

Ingredientes:

. 500 gr de frutas vermelhas

. 1 xícara (chá) de açúcar cristal
. 125 g de farinha de trigo
. 1 pitada de sal
. 3 ovos
. 1 1/2 xícara (chá) de leite
Para polvilhar:
. Açúcar de confeiteiro a gosto
Para untar:
. Manteiga

Modo de preparo:

Unte quatro refratários com manteiga. Numa vasilha, peneire a farinha de trigo e misture o sal e o açúcar restante. Reserve. Em outra vasilha, bata os ovos com um batedor até misturar bem. Acrescente a mistura de farinha aos ovos e mexa bem. Junte o leite e bata até ficar um creme homogêneo. Coloque as frutas vermelhas nos refratários. Despeje o creme nos refratários e leve-os ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e polvilhe o açúcar de confeiteiro. Sirva frio.

domingo, 18 de outubro de 2015

sábado, 17 de outubro de 2015

Os bolos em copinhos ou em potes estão fazendo o maior sucesso. Para quem está iniciando no ramo da confeitaria ou precisa de algo para vender e ter uma renda extra, essa é uma ótima opção.



Os bolos em copinhos ou em potes estão fazendo o maior sucesso. Para quem está iniciando no ramo da confeitaria ou precisa de algo para vender e ter uma renda extra, essa é uma ótima opção. 

Segue uma receita de um delicioso bolo aerado

Massa:
8 ovos
2 xícaras de açúcar cristal
2 xícaras de chá de leite 
1/4 xícara de óleo
3 colheres de sopa de margarina 
4 xícaras de farinha de trigo 
2 colheres de sopa de fermento
sal á gosto
MODO DE PREPARO:
Bata os ovos com o açúcar, até obter um creme fofo e claro. Desligue a batedeira e acrescente aos poucos os ingredientes secos (peneirados),misture delicadamente com um fouet, ferva o leite, óleo e a margarina. Quando ferver, despeje delicadamente na massa e misture com um fouet.
Unte uma assadeira retangular com margarina e farinha de trigo.
Asse em forno baixo/médio, por aproximadamente 30 minutos. 
Quando ficar dourado, enfiar uma faca e sair limpa, desligue.
RENDIMENTO:
A massa rende aproximadamente 50/60 bolinhos, depende da sua montagem. Se montar em discos com 1 de espessura, vai dar mais ou menos 50/60, se desconstruir o bolo, vai render uns 80/100 bolos de pote.