Seguidores

segunda-feira, 25 de junho de 2012

VEJA ESTAS CURIOSIDADES.

ABA DE FILÉ - Considerada carne de segunda, localizada na costela inferior do boi. Possui muitas nervuras. É normalmente usado para ensopados, refogados e carne moída.

ABACATE - Fruto do abacateiro. Altamente nutritivo, usado em medicina como diurético. Nome científico: persea gratíssima. Rico em vitamina A. Substituto da carne. Suavemente laxativo.

ABRICÓ ou ABRICOTE - Fruto do abricoteiro, semelhante ao damasco.

AÇAÍ - Fruta encontrada nas matas da Tijuca com o nome Juçara. Valor nutritivo elevado. Vitaminas B1, B2 e C. A raiz é utilizada como depurativo.

ACÉM - Considerada carne de segunda, localizada na parte superior do quarto dianteiro do boi. Carne magra que requer métodos de cozimento que ajudem a amaciar os tecidos conjuntivos. Em algumas regiões do país é conhecida como agulha.

ACEROLA - Pequena fruta originária das Antilhas, América do Sul e Brasil. Extremamente rica em vitamina C e ferro, cálcio e fósforo.

AIPO - possui propriedades estimulantes, diuréticas e digestivas. Ajuda no tratamento do reumatismo, gota e asma. Seu suco é rico em vitaminas A e C. Além disto, seu talo é rico em fibras. Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas.

ALCAPARRA - Nome científico: capparis spinosa. Condimento refinado, são botões florais de um arbusto espinhoso que cresce em terrenos rochosos das regiões quentes do litoral mediterrâneo. Planta conhecida desde a antiguidade, quando se acreditava que era tóxica pelo sabor desagradável que possuem os botões, folhas e frutos quando frescos. Esta planta é totalmente comestível e possui qualidades medicinais, em particular em suas raízes: diuréticas, adstringentes e calmantes. São utilizadas, em geral, na forma de conserva em vinagre. Acrescentam sabor em molhos simples. Ingrediente indispensável no "steak tartare".

ALCATRA - Considerada carne de primeira, localizada na parte superior do quarto traseiro do boi, logo abaixo da picanha. Possui fibras curtas e macias. Muito usada em churrascos, assados e bifes

ALECRIM - Nome científico: rosmarinus officinalis. Originário do Mediterrâneo, esta planta de folhas carregadas de um forte aroma ligeiramente canforado, foi constantemente apreciada: na Antiguidade, entre os gregos e romanos, era considerado a erva do amor, da fidelidade e da amizade. Era utilizada trançada em coroas nos dias de casamento e de luto. Para os egípcios o alecrim foi a erva da recordação: encontramos seus ramos nas tumbas das primeiras dinastias. Na Idade Média, era utilizado na cozinha para perfumar as saladas e molhos, para afastar os insetos dos armários e das bibliotecas.Deve ser acrescentado após o cozimento do prato para evitar a evaporação de seus óleos aromáticos.

ALHO - Nome científico: allium sativum - Esta planta herbácea, cujo bulbo é fortemente aromático, é um condimento conhecido universalmente. Trazido da Ásia Central pelos mongóis, o alho já era utilizado pelos egípcios, pois aparecia em inscrições encontradas na pirâmide de Gisé. Os hebreus apreciavam-no de tal maneira que o trouxeram à Palestina. Do alho, utiliza-se o bulbo, composto pelos "dentes". Retirando-se a pele, o dente é utilizado esmagado, picado, fatiado, grelhado, assado ou frito. Também é apreciado cru, por exemplo, nos molhos "alho e óleo".

AMEIXA - Fruta originária na Ásia e de propriedades diuréticas e laxativas.

ANTEPASTO - Iguaria ou aperitivo que se serve antes de uma refeição. Entrada.

BIRIBÁ - Do tupi embirybá. Também chamada Pinha e Fruta do Conde.

BRIE - Um dos mais antigos queijos franceses. Originário da região entre o Sena e o Marne. Macio, suave e com um leve sabor de nozes.

BRIGADA - Equipe encarregada de efetuar todo o atendimento dos clientes em um restaurante.

BROCHETTE - Palavra francesa que quer dizer em espetinho.

BURITI - Fruto do buriti ou muriti, espécie de palmeira.

BUTIÁ - Fruto da palmeira de mesmo nome. Bastante comum no Sul do Brasil, é muito utilizado na preparação de licores ou para consumo in natura.

CACIOCAVALLO - Queijo semelhante ao provolone, com massa dura, compacta e branca.

CAMEMBERT - Queijo francês cremoso e macio, de sabor suave e levemente picante. Possui bolor branco sobre a casca. Cilíndrico e pequeno. Utilizado como aperitivo, sobremesa ou base de canapés. Acompanha vinho tinto seco. Criado em 1791 por Marie Harel.

CANELONE - Espécie de massa em forma de tubo.

CAPELLETTI - Massa recheada, na forma de um pastelzinho dobrado (juntando as pontas).

CAPELLINI - Tipo de massa em forma de fios longos e finos. Conhecida popularmente no Brasil como "cabelo de anjo".

CAPA DE FILÉ - Corte de carne bovina retirado do quarto dianteiro do boi (parte superior, logo após o acém). Contém muitas nervuras e requer cozimento longo. Usado em bifes de panela, refogados e assados.

CAPPUCCINO - Termo italiano para café com leite e espuma. Uma parte de café expresso para duas de leite quente aerado.

CARBOIDRATOS - São fontes de energia para o seu corpo e têm no amido seu principal representante. São encontrados nos tubérculos, cereais e seus derivados. Alimentos ricos em carboidratos: Batatas, inhame, aipim, milho, trigo, aveia, arroz, pães, massas. Você também encontrará carboidratos nos doces e refrigerantes. As fibras (celulose) da dieta são parcialmente compostas de carboidratos e asseguram o rápido escoamento dos alimentos através do sistema digestivo. Achadas nos cereais integrais, frutas e vegetais.

CHALOTA - Variedade de cebola roxa, pequena, com um leve sabor de alho.

CHAMPIGNON - (termo francês) Cogumelo.

CHANTILLY - Creme de leite, com ou sem açúcar, batido até ficar firme.

CHEDDAR - Queijo de origem inglesa, produzido desde o século XVI. Possui sabor pronunciado mas não forte. Acompanha vinho tinto.

CHUTNEY - Espécie de geléia agridoce e picante, de origem indiana, feita com vários tipos de frutas e vegetais com temperos, como gengibre, cravo, canela, vinagre e açúcar.

COMINHO - Falso-anis, falso-aneto, kümel. Tempero de aroma intenso e sabor acre levemente amargo. Provavelmente originário da Ásia central. Na Idade Média era considerado como um tempero aristocrático, utilizado para temperar as aves a fim de facilitar a digestão. Faz parte da composição do curry, é utilizado na cozinha oriental e mediterrânea. Na Alemanha, certos pães são temperados com suas sementes. Alguns queijos, como o gouda e o munster podem também ser feitos com grãos de cominho em seu interior. O cominho também é utilizado moído, em pó, em muitos pratos da culinária árabe. Nome científico: Cuminum cyminum.

CONCHIGLIE - Massas no formato de pequenas conchas.

COQUETEL - Do inglês Cocktail. Bebida preparada a partir da mistura de duas ou mais bebidas, e/ou outros ingredientes.

CHIFFONADE - Método de corte usado para legumes de folhas, onde junta-se diversas folhas, enrola-se em forma cilíndrica e corta-se em tiras finas.

Julienne ou Juliana Método de corte utilizado para nabos, cenouras e alho poró. Corta-se o legume em pedaços de mais ou menos 5cm, apara-se os lados para dar forma retangular, em seguida corta-se em fatias. Junta-se as fatias, e corta-se no sentido do comprimento em tiras finas.

Printanière - Corte usado para cenouras e nabos, corta-se o legume em duas ou mais partes, em seguida cada parte é torneada, dando-se formato oval.

CROISSANT - Espécie de pequeno pão folhado, no formato de meia-lua.

CROTTIN DU BERRY - Queijo originário da Borgonha. Pequeno, feito de leite de cabra, com sabor acentuado e textura seca. Servido em entradas, derretido sobre torradas.

DENDÊ - Fruto de uma palmeira de origem africana cujas sementes chegaram ao Brasil trazidas por escravos. Com o dendê se produz dois tipos de óleo: óleo de dendê ou de palma (conhecido como palm oil no mercado internacional), extraído da parte externa do fruto, e óleo de palmiste (palm kernel oil), extraído da semente e similar ao óleo de coco e de babaçu. Bastante utilizado na culinária baiana, região nordeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário