Seguidores

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

dicas para o seu churrasco não dar errado.


Que tal convidar os amigos e parentes para saborear uma carne fantástica, recém-saída da grelha? O programa, superagradável, começa no almoço e não tem hora para acabar. É um pedacinho de linguiça aqui, uma fatia de picanha ali, e quando você percebe, já anoiteceu. Tudo isso acompanhado de um ótimo bate-papo e muita diversão. Ficou animado? Então, chame a turma, coloque as bebidas para gelar, acenda o fogo da churrasqueira e prepare-se. Aqui você vai encontrar todas as dicas para fazer um excelente churrasco.

Petiscos para entrar no clima
O ideal é servir aperitivos leves, como palitos de salsão, cenoura e pepino, crocantes e fresquinhos, para manter a fome dos convidados. Mas, se preferir, distribua porções de linguiça fatiada, costelinha, coração de frango e mandioca frita.

Invista na variedade
A carne é a atração principal. Por isso, ofereça cortes diversos, que agradem a todos os convidados. “Contrafilé e alcatra são as melhores opções para se fazer um bife na churrasqueira”,Picanha, costela, linguiça, entrecôte, bisteca de porco, coxa e asa de frango também fazem sucesso. 

Atenção à quantidade
“Calcule, em média, 500 gramas para os homens e 300 gramas para as mulheres. Crianças de até 8 anos costumam comer menos, por volta de 150 gramas”, comenta Marcos. Mas é importante considerar o tipo de corte servido - já que muitos contêm grande quantidade de ossos e gorduras – e as opções de acompanhamento oferecidas. 

Na hora do preparo
- Atenção à temperatura da grelha. “Ela deve estar bem quente, para que a carne fique grelhada, e não cozida.
- Coloque pouco carvão na churrasqueira, acenda o fogo e deixe o carvão em local próximo. “À medida que perceber que a labareda está enfraquecendo, acrescente mais carvão. Mas adicione sempre aos poucos, para evitar as chamas fortes, que podem queimar a carne.

Acompanhamentos especiais
Maionese de batata, salada verde, farofa, arroz, molho vinagrete e pão francês agradam em cheio. E para atender àqueles que não comem carne, ofereça outras opções de grelhados, como berinjela, pimentão, abobrinha, cebola e queijo coalho.

Mesa bem organizada
Monte uma mesa funcional, de forma que os convidados possam se servir à vontade: de um lado, coloque os acompanhamentos, como saladas, farofa, arroz e a cesta de pães. De outro, disponha os pratos empilhados, talheres, guardanapos e copos. Sobre um aparador deixe as bebidas, como sucos, refrigerantes, água, cerveja e caipirinha, sempre bem geladas.

Sobremesas refrescantes
Como o churrasco é uma refeição pesada, ofereça opções leves de sobremesas, por exemplo, salada de frutas ou sorvetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário