Seguidores

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Último brinde de 2012


Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br
“Tim tim!”. Eis a expressão mais ouvida nas comemorações de fim de ano. O brinde, normalmente feito com champanhe ou espumante, é uma tradição antiga. No toque das taças celebra-se o ano que acabou e se deseja o melhor para o ano que começa, mas não apenas de bebidas é feito o réveillon. A ceia é parte fundamental.
Para o chef Marcelo Pandolfi, do Esquina Gourmet, na ceia do Ano Novo não pode faltar bacalhau na mesa. “Um segredinho é cozinhar o bacalhau com leite, assim ele fica bem macio. Em sua preparação podem ser usados ingredientes que deixam o prato mais colorido, como pimentão amarelo, verde e vermelho, e também brócolis japonês”, explica. 
Marcelo acrescenta que, entre os “acessórios” da ceia, também não podem estar ausentes ingredientes que dão cor e vida à celebração. “Não podem faltar frutas, para colorir a mesa, já que estamos em um país tropical, como morango, abacaxi, carambola, dentre outras, sempre combinando com as bebidas, que também podem ganhar cor com os drinques. Outra ideia seria o pernil com molho de jabuticaba”, lembra ele, adepto da harmonia entre salgados e doces. 
De acordo com o chef Gerardo Costa, do Pampulha Gastronomia e Eventos, por ser um ingrediente que simboliza o desejo da sorte, pratos à base de lentilha não podem faltar na ceia de Ano Novo. “A lentilha é essencial, e não apenas aqui, em várias regiões do mundo”, explica. “Como complemento, não pode faltar uva, romã, frutas frescas, um bom champanhe, frutas secas e cristalizadas, além de frutas oleaginosas, como nozes e avelãs”, completa.

Clássico de além-mar

Paulo Vajão, chef de cozinha português que há dois anos reside no Brasil, acredita que o brasileiro tenha colocado um pouco da cultura portuguesa em sua culinária. 
“Hoje vejo que a principal diferença é o uso de frutos do mar na maioria dos pratos da ceia de Ano Novo, mas até isso já tem ganhado características semelhantes”, lembra. “Em Portugal os pratos são repletos de frutos do mar, camarão, lagosta, figo, damasco, amêndoas e nozes, e prato mais tradicional para a ceia de Ano Novo é o pernil de porco assado regado com molho de champanhe e uvas”, diz.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário