Seguidores

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Celebração de Ano Novo pode combinar tradição, cor e regionalismo.


Da Redação
redaoca@jornaldebrasilia.com.br

“Tim tim!”. Eis a expressão mais ouvida nas comemorações de fim de ano. O brinde, normalmente feito com champanhe ou espumante, é uma tradição antiga. No toque das taças celebra-se o ano que acabou e se deseja o melhor para o ano que começa, mas não apenas de bebidas é feito o réveillon. A ceia é parte fundamental.
 
Para o chef Marcelo Pandolfi, do Esquina Gourmet, na ceia do Ano Novo não pode faltar bacalhau na mesa. “Um segredinho é cozinhar o bacalhau com leite, assim ele fica bem macio. Em sua preparação podem ser usados ingredientes que deixam o prato mais colorido, como pimentão amarelo, verde e vermelho, e também brócolis japonês”, explica. 

Marcelo acrescenta que, entre os “acessórios” da ceia, também não podem estar ausentes ingredientes que dão cor e vida à celebração. “Não podem faltar frutas, para colorir a mesa, já que estamos em um país tropical, como morango, abacaxi, carambola, dentre outras, sempre combinando com as bebidas, que também podem ganhar cor com os drinques. Outra ideia seria o pernil com molho de jabuticaba”, lembra ele, adepto da harmonia entre salgados e doces. 

De acordo com o chef Gerardo Costa, do Pampulha Gastronomia e Eventos, por ser um ingrediente que simboliza o desejo da sorte, pratos à base de lentilha não podem faltar na ceia de Ano Novo. “A lentilha é essencial, e não apenas aqui, em várias regiões do mundo”, explica. “Como complemento, não pode faltar uva, romã, frutas frescas, um bom champanhe, frutas secas e cristalizadas, além de frutas oleaginosas, como nozes e avelãs”, completa.

Clássico de além-mar
Paulo Vajão, chef de cozinha português que há dois anos reside no Brasil, acredita que o brasileiro tenha colocado um pouco da cultura portuguesa em sua culinária. 

“Hoje vejo que a principal diferença é o uso de frutos do mar na maioria dos pratos da ceia de Ano Novo, mas até isso já tem ganhado características semelhantes”, lembra. “Em Portugal os pratos são repletos de frutos do mar, camarão, lagosta, figo, damasco, amêndoas e nozes, e prato mais tradicional para a ceia de Ano Novo é o pernil de porco assado regado com molho de champanhe e uvas”, diz.

Receitas
Bacalhau Gomes de Sá  – 10 pessoas
 
Ingredientes
4  kg de bacalhau fresco
400 g de azeitoas pretas
300 g de alcaparras
150 g de alho picado
5 cebolas roxas (média)
5 cebolas brancas (média)
7 tomates
2 pimentões verdes (grande)
2 pimentões vermelhos (grande)
2 pimentões amarelos (grande)
1 litro de azeite
Salsa a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Preparo
Esquente a água (ponto de fervura). Em uma panela, adicione o óleo, a cebola, o alho, sal e as folhas de louro. Em seguida, coloque o arroz e a água. Deixe cozinhar o arroz até que fique “al dente”. Corte todos os vegetais em pequenos cubos. Cozinhe os cubos de cenoura, vagem e pimentões até que fiquem macios. Em outra panela, faça uma base com todos os vegetais e legumes. Após, adicionar o arroz cozido e mexer delicadamente até envolver todos os ingredientes. Finalize adicionando a cebolinha e a salsa picada.

Lasanha de vatapá da Abima – 10 pessoas
Ingredientes
500 g de massa para lasanha (direto ao forno)
Molho branco de coco
Molho bechamel ralo
200 g de queijo muçarela ralado
300 g de requeijão (opcional)
Caldo de camarão

Crosta de castanhas
100 g de queijo tipo parmesão
100 g de castanhas de caju picadas
100 g de camarões secos limpos, dessalgados e moídos

Vatapá
4 dentes de alho
2 cebolas grandes
680 g de molho de tomates
100 ml de vinho branco seco
1 colher de café de pimenta dedo de moça
1/2 sachê de caldo de peixe em pó
50 ml de azeite
50 ml de óleo de milho ou canola
100 ml de azeite de dendê
3 folhas de louro
500 ml de caldo de camarões
1 kg de camarões limpos e temperados com sal e pimenta do reino
1 kg de peixe de consistência firme cortado em cubos médios temperados com sal, 
1/2 sache de caldo em pó para peixe, pimenta do reino e vinho branco
200 g de camarão seco dessalgado
1 colher das de sopa de gengibre fresco ralado
1/2 litro de leite de coco
50 g de amendoim torrado e moído
100 g de castanhas de caju torradas e moído
200 g de pão de forma industrializado sem casca, seco e processado
4 colheres (sopa) de salsa picada
8 colheres (sopa) de coentro picado
Molho de pimenta a gosto 

Preparo
Bata os ingredientes do molho branco de coco no liquidificador e leve ao fogo para cozinhar. Misture bem os ingredientes da crosta de castanha e reserve. Bata os ingredientes do bechamel no liquidificador e leve ao fogo para cozinhar. 
Para o vatapá, bata no liquidificador os nove primeiros ingredientes. Coloque em uma panela, acrescente as folhas de louro e temperos. Deixe cozinhar por 15 minutos com a panela tampada até ficar espesso. 
Junte o caldo de camarões e o peixe deixe cozinhar por 15 minutos após início da fervura. Retire o peixe com o auxílio de uma escumadeira e reserve.
Junte os camarões ao molho e deixe cozinhar por 5 minutos após início da fervura. Retire do caldo e reserve com cubos de peixe.
Coloque no molho os camarões secos, o gengibre, o leite de coco e deixe ferver.
À parte, bata no processador o amendoim, as castanhas e o pão até obter uma farinha. Junte esta farinha ao molho. Mexa constantemente até obter textura de creme macio, leve e bem cozido.
Junte ao creme os cubos de peixe e os camarões. Acrescente a salsa, o coentro e verifique os temperos.

Montagem
Inicie a montagem colocando uma porção de molho bechamel no fundo de uma lasanheira. Cubra com as folhas de lasanha. Coloque uma porção de molho bechamel em cima da massa e cubra com a muçarela. Cubra com mais uma camada de folhas de lasanha.
Coloque metade do recheio de vatapá e cubra com mais uma camada de folhas de lasanha. Repita a camada de folhas de lasanha, molho bechamel, requeijão, folhas de lasanha, restante do vatapá e molho branco de coco.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos a 180°C. Retire do forno, salpique com a crosta de castanha e volte ao forno para dourar por 15 minutos. Retire do forno, deixe descansar por 5 minutos e sirva. 

Arroz da sorte com lentilha e bacalhau – Pampulha Gastronomia
Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 xícaras (chá) de arroz
4 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 xícara (chá) de lentilha
600 g de bacalhau dessalgado e cortado em lascas grandes
Salsa picada a gosto e azeite para regar

Preparo
Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o arroz lavado e escorrido. Mexa bem e acrescente o caldo de legumes. Adicione a lentilha e deixe cozinhar no fogo brando com a panela tampada. Antes que o caldo seque totalmente, misture com cuidado as lascas de bacalhau e espere terminar o cozimento. Desligue o fogo e deixe descansar por alguns instantes. Com cuidado, solte o arroz com um garfo, transfira para uma travessa, salpique a salsa e regue com azeite. Sirva em seguida.
 


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário