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segunda-feira, 4 de novembro de 2013

5 MANEIRAS DE MANTER OS COLABORADORES

Não é nenhum segredo que a indústria do restaurante tem um dos maiores índices de “giro” de funcionários. No entanto, ao invés de ficar preso à rotina de contratação e reciclagem, você pode tomar algumas medidas para manter sua equipe.
Considere estas cinco sugestões:
Demonstre seu comprometimento com a equipe
Eles devem saber que você se importa com todos como indivíduos, e não apenas como empregados. Esse vínculo pode influenciar no apego ao seu estabelecimento. Mostre interesse na vida deles fora do restaurante e incentive-os a viver bem e da maneira mais feliz possível. Se eles forem felizes, esta energia será transferida para os clientes. E uma ótima maneira para promover esta integração é fazer uma refeição juntos ao final de cada turno. Este tempo que vocês passarem juntos, descontraídos, conversando sobre outros assuntos que não o trabalho, constrói relacionamentos e aumenta a camaradagem.
Forneça as ferramentas ideais para que eles cumpram suas funções
 Do equipamento adequado, a um brinde para fazer os clientes felizes, os funcionários têm menos estresse, quando você os “abastece” para executar bem o seu trabalho. Se os garçons conhecerem o sabor dos pratos que estão no cardápio, conseguirão transmitir melhores informações para os clientes. Organize degustações para que eles tomem contato com o produto que você oferece em seu restaurante. Com isso, também, eles poderão indicar pratos mais adequados a pessoas com alergias ou necessidades especiais. Não há nada pior do que garçons nunca terem experimentado a comida que servem e serem questionados por um cliente. Na cozinha, mantenha os equipamentos necessários funcionando. Não deixe para depois o conserto do processador ou a regulagem do fogão. Eles são necessários para o bom desempenho da equipe.
Reconheça o trabalho bem feito
Os colaboradores gostam de saber que seu trabalho é importante para o restaurante. Separe alguns momentos durante a reunião de equipe para elogiar um garçom que foi mencionado por um cliente ou a equipe de retaguarda que teve um desempenho particularmente bom em uma noite movimentada. Considere ainda a possibilidade de criar uma maior integração com programas de incentivo gerenciados pela própria equipe. Como? Quando a gerência ou outro colaborador perceber alguém fazendo algo de bom – fora da rotina – esta pessoa recebe uma indicação. Uma vez por semana, o funcionário com maior número de indicações recebe um pequeno prêmio e o reconhecimento público.
Incentive – e exerça – a comunicação
O feedback é uma ferramenta que estimula o crescimento. Ao se comunicarem regularmente, o gestor e o empregado podem entender melhor uns aos outros e resolver rapidamente os problemas. Os colaboradores devem saber como são vistos pela gerência. Dedique a cada um deles um tempo para dar um retorno sobre seu trabalho e mostrar que são valorizados. Converse pessoalmente com cada um deles, pelo menos uma vez por mês, para falar de seu trabalho e habilidades. Você vai descobrir que eles têm talentos adicionais. Procure usar essas habilidades, como escrever o conteúdo para o site do restaurante ou ajudar com problemas de tecnologia. Eles se sentirão prestigiados.
Promova a estabilidade
Crie uma atmosfera de tranquilidade e dedicação. Já na entrevista de emprego dedique algum tempo a explicar as normas da casa e o que você faz para tê-los durante muito tempo trabalhando no restaurante. Uma equipe que compartilha sua paixão tem a tendência de seguir seus passos e fazer do trabalho sua religião. Especialmente importante para eles, é a promoção interna entre os colaboradores. Antes de contratar um novo funcionário de fora, procure alguém dentro da equipe que poderia ocupar a função com algum treinamento. Isto vai mostrar que a gerência reconhece o trabalho bem feito e a dedicação de cada um.Será que essas táticas funcionam? Tenho certeza que sim. E não apenas no restaurante, mas em qualquer ramo de atividade. Confie na equipe, da mesma maneira como eles confiam em você.

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