Seguidores

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

COISAS QUE SEUS COLABORADORES PENSAM SOBRE VOCÊ (MAS NUNCA VÃO DIZER)

Você já parou para pensar que seus colaboradores podem falar de você da mesma maneira que você costumava falar sobre seu chefe?
OK. Seu restaurante tem uma política de portas abertas e, para você, está claro que seus colaboradores dizem tudo que os incomoda, e todos trabalham em conjunto para corrigir os erros. Na verdade, você acha seu restaurante é um lugar feliz para se trabalhar.
Então porque o giro de funcionários é cada vez maior? Porque política de portas abertas ou não, é altamente improvável que seus funcionários estejam dizendo tudo o que você precisa saber. Eis algumas coisas que eles podem estar pensando, e o que você deve fazer sobre cada uma delas.
1. Os salários que você paga são baixos. Tem certeza de que esta afirmação não é verdadeira? Quando contratou cada um dos colaboradores, você negociou um salário com base em suas habilidades, suas necessidades e as demandas do mercado. Foi justo na época, então, por isso não é justo agora? Talvez sim, talvez não. Como consertar? Preste atenção ao mercado. Se eles puderem ganhar mais em outro lugar, você está pagando mal.
2. Você nunca ouve suas ideias. Você é o “dono” da verdade. Foi sua a ideia de iniciar a empresa. De contratar. São suas a ideias que fazem o seu trabalho possível. Tudo isso é verdade. Mas, você fez contratações é porque também precisava deles. Você os está ouvindo? E ouvindo, eu quero dizer, considerando as sugestões com atenção e sinceridade. Talvez você encontre ótimas ideias.
3. Você precisa demitir alguém. Funcionários odeiam quando os chefes ignoram o comportamento, ou incompetência, demonstrados por colegas de trabalho. Ela provoca uma tremenda pressão sobre a gerência, diminui a produtividade e contribui para um ambiente de trabalho pesado e desagradável. Demita os incompetentes.
4. Você é um gerente micro. Você conhece todos os aspectos de tudo o que se passa na sua empresa? Parece que você é um líder incrível, né? Errado. Deixe seus colaboradores lidarem com o que eles precisam lidar. Você deve ser a grande liderança, não o executor de tudo. Contrate as pessoas certas e deixe-as fazer o seu trabalho. Isso pode exigir que você fique assistindo sentado – e se remoendo – por algumas semanas, até que pegue o jeito.
5. Você participa muito pouco. E pode muito bem ser o oposto do gerente micro, mas isso não significa que você é perfeito. Se não tem ideia do que está acontecendo, não pode dar orientação e sugestões e não pode ter uma ideia geral do negócio. Isto, porque você não sabe onde estão as peças do quebra-cabeças. Você é muito desligado. Faça reuniões semanais com cada um dos seus subordinados diretos. Não é necessário se preocupar muito sobre como as coisas são feitas, mas você precisa saber o que está sendo feito.
6. Seus parentes são um terror na empresa. Seu marido, que apenas entrou para dizer “Olá!” e permanece por três horas, critica o trabalho de todos e, geralmente, causa estragos entre os funcionários, não está sendo útil. Seu filho, que você acabou de tornar gerente, não é capaz de executar suas obrigações. Quem sabe, no futuro, ele possa ser útil para a empresa, mas uma promoção por afetividade, ou parentesco, normalmente representam um passo atrás. Avalie os membros de sua família da mesma forma que você faria com qualquer outro funcionário. Se ele não está sendo útil, dê um pontapé (amoroso) e ponha-o para correr. Se é um parente que não trabalha com você, mas simplesmente visita, pergunte-se se você iria permitir que um dos cônjuges do seu empregado agissem da mesma forma. Se a resposta for não, é hora de seu marido ficar da porta para fora.
Falando com seus funcionários, mantendo um padrão de conduta para você mesmo, e estando ciente do que está acontecendo, realmente pode fazer do seu negócio um lugar onde as pessoas queiram trabalhar. E isso é bom para os negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário