Seguidores

sábado, 23 de junho de 2012

UMA ÓTIMA DICA,ECONOMIA DOMÉSTICA

Economia doméstica é a administração das contas da casa. Todas as famílias, mesmo sem se dar conta, necessitam administrar as contas da casa. Se não fizer isso as coisas podem sair do controle e antes do final do mês o dinheiro pode acabar e contas podem ficar sem pagar. Todos desejando ou não, convivem com a administração doméstica se esforçando para chegar ao final de cada mês da melhor maneira possível. Para isso, a palavra chave é PLANEJAMENTO ! Quanto mais, melhor.

Em economia doméstica uma peça importante é o ORÇAMENTO. Ele ajuda na administração dos recursos da família. O ORÇAMENTO DOMÉSTICO deve ser o retrato das entradas (Receitas) e saídas (Despesas) de todos os membros da família. Em economia doméstica há uma diferença importante entre 1) simplesmente apurar o que está sendo gasto dia a dia sem controle e 2) planejar despesas antecipadamente para não gastar mais do que se ganha (esta é justamente a função do ORÇAMENTO DOMÉSTICO). 

Portanto, em economia doméstica o ORÇAMENTO DOMÉSTICO é o principal instrumento. Ele possibilita o PLANEJAMENTO FINANCEIRO para hoje, para amanhã e dias futuros. Ele evita que sobre mês e falte dinheiro. Quando se entra no cheque especial, pagam-se juros, não se quita a fatura do cartão de crédito, entra-se no crédito rotativo, falta dinheiro no final do mês e no mês seguinte se paga mais juros... Quanto se chega nessa fase, a coisa já ficou feia. 

O primeiro passo para iniciar a resolução do problema é preparar o ORÇAMENTO DOMÉSTICO já ! Para alguns pode não parecer fácil mas é possível. É necessária uma boa dose de determinação. Convoque a família para uma reunião seguida de ação pois todos necessitam estar comprometidos com o projeto de organização e estruturação da economia doméstica.

2 comentários:

  1. Gostaria de escrever um artigo ou mandar um já pronto para meu blog? Dê uma olhada: www.reidapechincha.com, seria interessante pois você poderia colocar la o endereço do seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, poderiamos esta conversando sobre este assunto via e mail? segue Geraldocosta.sp@gmail.com

    ResponderExcluir