Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pizza: uma receita tipicamente italiana

A pizza, no formato que conhecemos hoje, surgiu no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, foram introduzidos na culinária europeia. Considerada alimento dos pobres do sul da Itália, era preparada com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX,imigrantes italianos trouxeram para a América o disco mais delicioso das mesas brasileiras. Em 1905, surge a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi"s. No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, em São paulo.
Agora que já relembramos um pouquinho da história desse prato tão saboroso, que tal comemorar oDia da Pizza preparando uma receita tipicamente italiana?
Ingredientes da massa:
- 1 kg de farinha de trigo
- 5 g de fermento biológico instantâneo
- 10 g de açúcar (1 colher de sopa)
- 20 g de sal (2 colheres de sopa)
- 50 ml de azeite de oliva
- 750 ml de água mineral
Modo de preparo:
Misture primeiro os ingredientes secos em uma vasilha. Depois adicione o azeite de oliva e a água. Misture os ingredientes e sove a massa até desgrudar das mãos, por cerca de 10 minutos. Leve a massa para descansar na geladeira, por 6 horas.
Abra a massa em uma mesa com bastante farinha. Estique mais no meio e deixe a massa um pouco mais grossa nas bordas.
No forno convencional, pré-aqueça o forno por 15 minutos a 180ºC. Passe somente o molho detomate na massa e leve ao forno para pré-assar por 5 minutos. Depois coloque os outros ingredientes do recheio de sua preferência e retorne a pizza ao forno para terminar de assar, por cerca de 7 minutos.
No forno próprio para pizza, coloque o molho de tomate e os ingredientes do recheio e asse por cerca de 10 minutos, virando a pizza para que asse uniformemente.
Para a pizza Caprese:
Molho de tomate
Fatias de queijo mussarela
Tomate fresco em fatias
Mussarela de búfala
Manjericão e orégano
Molho pesto de azeitonas pretas
Para a pizza Marguerita:
Molho de tomate
Fatias de queijo mussarela
Tomate fresco em fatias
Manjericão e orégano
dica do chef é salpicar orégano apenas depois que a pizza sair do forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário