Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sofrendo adaptações em todo o território brasileiro, as receitas de são-joão, na maioria das vezes, mantêm a base nordestina. Segundo o chef Gerardo Costa,


Sofrendo adaptações em todo o território brasileiro, as receitas de são-joão, na maioria das vezes, mantêm a base nordestina. Segundo o chef Gerardo Costa, o segredo do Trio Pampulha – que será servido ao longo da semana do dia 17 no restaurante de cozinha mineira contemporânea – foi a fusão das duas culinárias. O menu completo ficou por conta dos pratos broa de milho, arroz carreteiro, com um molho roti especial à base de carnes e pudim de mandioca com queijo parmesão.

Arroz carreteiro

Ingredientes

4 xícaras (chá) de arroz
2 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) 
de salsa picada
3 colheres (sopa) 
de cebolinha picada
1 kg de charque
300 g de linguiça 
calabresa
200 g de bacon
2 cebolas picadas
2 dentes de alho amassados

Modo de preparo

Na véspera, lave a carne e corte-a em cubinhos. Cubra-a com água e deixe de molho até o dia seguinte (troque a água pelo menos três vezes). Aqueça o óleo em uma panela de ferro e frite o bacon, a cebola e o alho, mexendo-os até dourarem. Junte a carne escorrida e frite-a, mexendo e acrescentando a calabresa em seguida.
Adicione o arroz sem lavar e frite-o, mexendo sempre. Cubra-o com água quente até três dedos acima de seu nível e misture bem. Prove o tempero, abaixe o fogo, tampe e cozinhe até o arroz ficar macio. Se secar antes, ponha mais um pouco de água quente. Tire do fogo e tampe para cozinhar no vapor. Polvilhe a salsa e a cebolinha e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário