Seguidores

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A CULINÁRIA NA TV BRASILEIRA.


A culinária entrou na televisão através de programas femininos que apresentavam várias atrações conjuntas. No meio de dicas de teatros, filmes, livros e artesanatos, alguém sempre aparecia lá pra ensinar o povo a cozinhar, como uma verdadeira prestação de serviço para solteiros ou esposas de primeira viagem. Em 1958 a Tv Tupi cria o programa Revista Feminina apresentado por Maria Teresa Gregori. Nele, um quadro de culinária comandando por quem já era conhecida pelas receitas impressas nos jornais, Ofélia Ramos Anunciato (27/12/1924 - 26/10/1998), que além de precursora da culinária na tv, foi recordista em permanência no ar. Sua primeira receita na tv foi um Tender à Califórnia. Depois de 10 anos à frente do quadro, transferiu-se para a Tv Bandeirantes ganhando seu programa próprio, o “Cozinha Maravilhosa de Ofélia”, que apresentou por mais de 30 anos com grande sucesso. Nas manhãs da programação, a atração tinha uma média de 4 pontos no Ibope, ótimo para o horário. Criou um estilo inconfundível de apresentar suas receitas... chamava as telespectadoras de "minhas amigas" e apostava em receitas simples e fáceis (conheço isso de algum lugar, hein!). Um de seus maiores sucessos foi a Rosquinha de São João, que, em 1995, congestionou as linhas telefônicas da emissora. Com certeza o programa da Ofélia é, até hoje, a maior referência de todos os programas do gênero que já passaram ou ainda estão no ar (o povo quer receitas simples e práticas, com uma explicação na linguagem coloquial, do dia a dia... a famosa “conversa de vizinhas” enquanto apreciam o aroma das delícias no fogão... tá, a parte do aroma a tecnologia ainda não resolveu, rsrs).

Hoje não há mais desculpa para dizer que não sabe cozinhar! A programação da tv ainda está recheada de atrações do gênero, desde as receitas mais simples às mais requintadas da alta gastronomia; tem para todos os gostos. Na tv aberta, a maior referência atual é Ana Maria Braga (que pra mim, depois da Ofélia, é o maior ícone da tv na área da gastronomia... falem o que quiserem, mas ela é referência sim, pois ela ensina desde a gastronomia simples até a requintada, e com uma pesquisa antes). Ela ganhou destaque na tv comandando o Note e Anote, na Rede Record (eu via todos os dias, a tarde toda, e foi de onde surgiu minha vontade de cozinhar na tv... um dia irei no programa dela... rsrs). Depois ela foi pra Rede Globo, onde está até hoje no comando do Mais Você nas manhãs de segunda à sexta. A Globo ainda apresenta opções como o Bem Estar e o Estrelas que também ensinam a cozinhar.

A Rede Record sempre apostou e continua apostando no segmento. Além do histórico Note a Anote, que foi comandado pela Ana Maria Braga, Cátia Fonseca e Claudete Troiano, atualmente traz o Hoje em Dia com as receitas do Edu Guedes pelas manhãs (também acho as receitas dele bem práticas para os que não têm habilidade).

A Tv Gazeta, esta sim a mais tradicional no segmento, sempre teve, tem e sempre terá culinária a qualquer hora do dia na programação... de manhã no Revista da Cidade, de tarde no Você Bonita e no Mulheres (o programa feminino que está a mais tempo no ar ininterruptamente na tv brasileira), e de noite no Todo Seu do Ronnie Von. Na emissora, o destaque vai para o programa Tv Culinária, que durante muito tempo seguiu o formato mais fiel ao pioneiro da Ofélia, um programa de bancada exclusivo para ensinar a cozinhar, que revelou uma outra referência na cozinha atual, a vovó Palmirinha Onofre que começou como colaboradora de Ana Maria Braga no Note e Anote e depois foi pra Gazeta comandando o Tv Culinária por onze anos (se juntasse o formato da Palmirinha com a linguagem da Ana Maria, daria uma nova Ofélia = fato!)
Tem outros programas legais na tv fechada, com chefes conhecidos mundialmente, que eu recomendo. O canal Bem Simples é cheio de programas que ensinam a cozinhar, especialmente os que ensinam quitutes para festas e culinária saudável. Tem o Homens Gourmet, o Cozinha Caseira, o Brasil no Prato, todos com renomados chefs e detalhe, agora a Palmirinha está lá, fazendo do jeitinho que sempre fez na Gazeta, lógico que com uma produção mais elaborada, afinal, é obra das organizações Fox...
No canal GNT da GloboSat tem: A Cozinha Caseira, Cozinha Mediterrânea, Que Marravilha!, Gourmet - Receitas Menu Confiança, Você é o que você come (esse é ótimo pros gordinhos caírem na real), Viagem Gastronômica, Diário de Olivier Jamie Oliver, Nigella  o Receitas do Chuck  e o Top Chef
Hoje, a Internet facilita muito a vida de quem não tem muita habilidade na cozinha. Basta digitar uma receita no Google que você acha rapidinho, a qualquer momento e em qualquer lugar que tenha acesso à rede. Mas nada melhor que ver o passo a passo da receita, ver o resultado final da criação... ver a magia acontecer ao vivo e em cores!!!
O melhor, então, juntar a praticidade da Internet com a magia da televisão... hummm... ainda mais interessante se as receitas forem de pratos que a gente acha impossível de serem feitos, mas que com algumas adaptações se tornem bem simples e fáceis.pra ser esta opção, prática e numa linguagem simples e descontraída... eu faço receitas que uso no meu dia a dia, que eu gosto, e que agora passo pra vocês meus queridos novos amigos que curtem o meu blog! 
Abraços... e continuem recomendando o meu blog para os amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário