Seguidores

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Não é só chegar e cozinhar, é muito mais que isso!

Há quem diga que não precisa de faculdade pra aprender a cozinhar, basta ter uma vovó ou mamãe boa de cozinha. Realmente as vovós são nossas maiores referências na hora de fazer aquela comida deliciosa, mas se engana quem acha que na Faculdade de Gastronomia apenas aprendemos sobre os temperos secretos...

Não é só chegar e cozinhar, é muito mais que isso! A faculdade aborda técnicas e tendências do universo gastronômico, como por exemplo, a Enologia (estudo da elaboração, apreciação e harmonização de vinhos na culinária). O gastrônomo formado tem que saber organizar eventos, administrar, gerenciar e coordenar restaurantes, hotéis, bufês e equipes em diversas situações. Isso inclui também orçamentos de matéria prima e todos os demais gastos. Por isso, aulas de Etiqueta, Gestão, Planejamento de Cardápios, Matemática, Estatística e Marketing estão na parte teórica do curso.

Ele ainda abrange aulas de Ética, Nutrição, Microbiologia e Segurança do Trabalho, afinal, o profissional deve saber (“nutricionalmente” falando) o que seus “clientes” estão ingerindo, bem como, sobre a higiene e segurança do local de trabalho, já que a Vigilância Sanitária é um dos órgãos mais poderosos no setor.

E claro... também tem a parte mágica com as técnicas de elaboração e preparo de pratos e bebidas onde fazem as combinações e experimentos diversos! Nas aulas práticas aprendem Panificação e Confeitaria, além da Culinária Clássica, Regional Brasileira e ainda, uma viagem pelos 4 cantos do mundo, principalmente pelas culinárias Asiática, Italiana, Francesa e Mediterrânea.


A Faculdade de Gastronomia vem ganhando cada vez mais interessados no Brasil e no mundo. Os principais motivos são o crescimento do setor gastronômico e hoteleiro, além dos altos salários pagos a chefs. O curso tem duração de 2 a 4 anos e o estágio na área é praticamente certo. O aluno ainda pode optar ao final do curso por se especializar em escolas renomadas internacionalmente em países como a França, Alemanha e até Austrália!

Nenhum comentário:

Postar um comentário