Seguidores

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Banana e os seus benefícios

Não é confirmado que comer bananas é o segredo pra chegar aos 100 anos, porém, ao ser questionada sobre o segredo da longevidade, uma brasileira de 126 anos de idade afirmou que durante toda a sua vida sempre consumiu uma banana por dia em alguma das refeições.

Fonte de diversos nutrientes, ela sacia, combate o estresse e ajuda na malhação. Rica em fibras, ferro, potássio, proteínas e triptofano, ainda é superprática de ser consumida pois não precisa lavar, cortar, descascar com faca, e é fácil de carregar para qualquer lugar (no meu caso, se estiver bem madura, como com casca e tudo... quem me conhece sabe, rsrs). Agora, que tal conhecer alguns tipos de bananas, as mais famosas no mercado, e saber as diferenças de cada uma? Vamos lá...

- Banana-prata: tem a polpa menos doce que a da banana-nanica e uma textura mais consistente, por isso é indicada para fritar, pois não se desintegra com o calor. Sua durabilidade é maior se comparada aos outros tipos, e é uma boa opção para os lanches entre as refeições.
1 unidade = 89 calorias, 22,8 g de carboidratos, 1,3 g de proteínas, 0,3 g de gorduras, 370,0 mg de potássio

- Banana-da-terra: típica do norte do Brasil, tem a textura mais firme, por isso geralmente é consumida frita, já que não desmancha com o calor, ou mesmo usada como acompanhamento de pratos salgados, como na farofa. Depois de cozida, o sabor é mais adocicado.
1 unidade = 105 calorias, 26,6 g de carboidratos, 2,2 g de proteínas, 0,2 g de gorduras, 376 mg de potássio

- Banana-maçã: está relacionada ao fator de diminuição do trânsito intestinal, ou seja, não é recomendado para pessoas com problemas de intestino preso pois é rica em amido, que ajuda a dificultar a ida ao banheiro.
1 unidade = 114 calorias, 26,4 g de carboidratos, 1,4 g de proteínas, 0,3 g de gorduras, 123,7 mg de potássio

- Banana-nanica: ao contrário do nome, é uma das maiores em tamanho, comprida e arcada. Tem polpa bem doce, aroma acentuado e textura macia. É a mais sensível, portanto, amadurece mais rápido.
1 unidade = 95 calorias, 22 g de carboidratos, 1,3 g de proteínas, 0,2 g de gorduras, 333,4 mg de potássio

- Banana-ouro: tem cor amarelada e gosto mais adocicado, com textura consistente, e é a menor de todas as bananas, porém a que tem mais calorias.
1 unidade = 159 calorias, 36,8 g de carboidratos, 2,4 g de proteínas, 0,2 g de gorduras, 143,9 mg de potássio

Para quem malha, a fruta é um alimento rico em carboidratos, que fornece energia ao organismo, e contém potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, ajudando a prevenir câimbras. Falando em potássio, este mineral participa da contração muscular ou seja, a fruta contribui para o bom funcionamento do coração e para o fluxo sanguíneo, prevenindo doenças cardiovasculares!!!

A curiosidade é para os que querem parar de fumar! Parece milagre, mas a banana pode contribuir para acabar com o vício. Ela contém as vitaminas B6 e B12, que ajudam a eliminar os efeitos da nicotina no organismo, reduzindo a ansiedade, que indiretamente ajuda a diminuir o vício.

Agora pra quem quer perder peso... Por ser rica em fibras, a inclusão da banana na dieta ajuda a mantê-lo saciado por mais tempo. Além disso, é uma fruta de baixo índice glicêmico, que não apresenta quantidade exagerada de calorias e contém vitamina B6, substância indiretamente ligada ao controle de apetite pois estimula a síntese de serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bem-estar e redução da ansiedade. A banana ainda contém triptofano, nutriente envolvido na produção de serotonina, substância que ajuda a melhorar a atividade cerebral, o sono e o bom humor.

Enfim... ainda tem o ditado das coisas que são vendidas a "preço de banana". Esse ditado é usado quando nos referimos a algo barato, pois no Brasil, o preço da banana é consideravelmente baixo devido à oferta da fruta em nosso país... então, quem ainda quer economizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário