Seguidores

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Regras básica de etiquetas á mesa, para o dia-a-dia, independente de classe social.vale a pena conferir!


 Não basta apenas saber cozinhar, é importante também ter postura à mesa durante um jantar, pois imagina fazer o nosso “Miojo Chiquè” pra impressionar as visitas e ao servir parecer a “Família Buscapé” no meio de uma guerra por comida... perde todo o encanto.
 Veja algumas regrinhas básicas de etiqueta (digo “básicas” pois não se trata de frescura, mesmo porque, eu sou o primeiro a odiar qualquer frescura!) que na verdade são mais para tirar dúvidas de quem fica inseguro ao participar de um jantar importante.

Vou tentar ser o mais didático e objetivo possível... rsrs... Não soprar uma comida muito quente! Não beber a água,vinho ou qualquer líquido de uma vez só! Não falar de boca cheia! Não apoiar o cotovelo na mesa! Não encher o prato de comida! Não comer rápido demais e nem muito devagar! Sempre colocar o guardanapo de pano no colo!

Bom, quanto ao guardanapo, você coloca no colo dobrado ou não e use-o sempre antes de levar um copo à boca, isso ajuda a garantir que não vá sujar a borda do copo. Você pode começar a comer após algumas pessoas terem sido servidas, se o serviço for lento. Quanto à “síndrome dos talheres”, é simples: os que estão mais longe do prato são os primeiros a usar, ou seja, de fora pra dentro.

Uma coisa que acho bastante interessante, mas poucos, inclusive garçons, costumam saber: a posição dos talheres sobre o prato diz se você ainda está comendo, se vai comer mais ou se parou de comer!!! *-* É assim... enquanto está comendo, apóie garfo e faca nas bordas do prato; se tiver terminado mas for comer mais, deixe ambos paralelos no canto do prato (mostrando que no centro ainda há espaço pra mais comida!  se estiver satisfeito, deixe ambos paralelos no centro do prato (mostra que não tem mais espaço pra comida e ainda facilita pro garçom tirar o prato sem cair os talheres)

DICA IMPORTANTE NUNCA CRUZE OS TALHERES DENTRO DO PRATO!!!

Geralmente a disposição dos talheres obedece à ordem seguinte...
À esquerda do prato de fora para dentro: Garfo para peixe; Garfo para carne; Garfo para salada. À direita do prato de fora para dentro: Garfo para aperitivos; Colher para sopa; Faca para peixe; Faca para carne sempre junto ao prato.

Aposto que essa é uma dúvida universal! O que fazer com espinhas, ossos e caroços de azeitonas? 

Hummm... bom, a mesma colher que levou à boca deverá devolver os restos ao canto do prato. Se for usada a mão (azeitonas ou uvas, entre outras) pode a mesma retorná-los ao prato. Espinhas e ossinhos, de modo discreto, voltam na mão para o prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário