Seguidores

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Croque Madame Um dos sanduíches que mais amo é um super clássico francês.

Ingredientes
1 colher de sopa de mostarda Dijon
4 fatias de pão de forma de sua preferência
10 fatias de presunto fatiado fino
1 1/2 xícara de chá de queijo Gruyere ralado
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de molho bechamel (receita abaixo)
modo de preparo:
Preaqueça o forno em temperatura alta. Passe a mostarda em duas fatias de pão. Sobre elas, coloque o presunto e o queijo (deixe 1/2 xícara). Cubra e, sobre os sanduíches montados, passe manteiga. Coloque os sanduíches no forno por 5 minutos, vire-os, cubra-os com o queijo restante e deixe mais 5 minutos. Retire-os do forno, ponha 2 colheres de molho bechamel sobre cada um e, então, no topo, coloque o ovo frito.
Molho Bechamel
Ingredientes
4 colheres de sopa de manteiga
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite
2 dente de alho
2 folhas de louro
2 cebolas em fatias
Pimenta-do-reino branca moída a gosto
Noz moscada ralada a gosto
Sal a gosto
modo de preparo:
Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve. Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se (a essa base se dá o nome de roux).
Tire a panela do fogo. Adicione o leite (pouco a pouco) sem parar de mexer com um batedor de arame ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem. Cuide para que não fiquem pelotas. Coloque o sal e volte ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até obter um creme. Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.