Seguidores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Como organizar as finanças no ano que se inicia

A virada do ano é sempre uma época complicada para o bolso. Às contas que já são habituais na época, como IPVA e matrícula da faculdade, são somadas despesas extras dos presentes comprados no Natal, da viagem de Reveillón e de passeios feitos nas férias. Junto ao extrato do banco vem o susto, quando você percebe tudo que gastou em tão pouco tempo.

No ano que se inicia, é essencial fazer um planejamento econômico a longo prazo, isto é, programar-se para guardar uma quantia do seu salário todo mês. Isso é importante para não ser pego desprevenido – e sem saldo na conta – quando surgirem despesas não planejadas no orçamento habitual como o aniversário do melhor amigo, o Dia dos Namorados ou o show de sua banda favorita.

De acordo com José Eduardo Toledo, economista da Plena Consultoria de Investimentos, criar o hábito de poupar uma parcela mensal da renda é uma boa estratégia para conseguir se organizar financeiramente. “O jovem precisa de disciplina para conseguir se equacionar, calculando quanto de sobra ele pode ter e colocar essa quantia em, por exemplo, uma poupança”, diz.

Para ter sucesso, afirma Toledo, é importante ter comprometimento com as metas estabelecidas. “No caso da poupança, o jovem não poderá mexer no dinheiro no intervalo de pelo menos um mês. Por isso terá que se esforçar, pois não vai ter esse recurso disponível”, explica o especialista.

É importante que os jovens no início da vida profissional já comecem a criar uma cultura de poupar pensando no futuro, mesmo que seja apenas R$ 50. “A longo prazo, esse pequeno investimento pode colaborar para manter uma vida financeira saudável”, diz Toledo.

Ele também afirma que ter um objetivo em mente, força de vontade e disciplina são os ingredientes necessários para conseguir ficar tranquilo em relação à grana. O economista ainda dá um recado importante para quem está dando os primeiros passos na carreira: “Quanto mais cedo começar a poupar, maior será o patrimônio que construirá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário