Seguidores

segunda-feira, 25 de março de 2013

Dicas de Peixes baratos e saudáveis


No verão, para manter o corpo em forma e saudável, o que mais queremos são refeições leves. Para substituir a pesada carne, o peixe é uma ótima alternativa, pois além de ter uma digestão melhor, ele oferece muitos benefícios ao organismo.
Segundo a American Health Associaton, o ideal é comer esse alimento ao menos duas vezes a semana. Clique aqui para saber quanto você precisa emagrecer e comece agora mesmo sua reeducação alimentar!
Mesmo sabendo das propriedades nutritivas, o peixe não faz parte dos cardápios da grande maioria dos brasileiros, muitas vezes pela falta de costume e pelo custo. Mas muita calma nesta hora, se você pensa que os únicos peixes saudáveis são o salmão, atum, bacalhau e linguado, você está enganado!
Temos uma grande quantidade de escolha, sendo possível aliar qualidade e bom preço.
Confira algumas opções que não vão pesar tanto no seu bolso e que irão te oferecer ótimas recompensas:
Sardinha
Fonte de proteína, cálcio, fósforo, zinco, ferro, ácidos graxos ômega-3 e vitaminas A e D, todos colaboram com o bom funcionamento do coração, reduzem o risco de infarto, além de diminuir as taxas de triglicérides e colesterol total no sangue e auxiliar na prevenção da diabetes e osteoporose.
Tilápia
É um peixe de carne branca, sabor suave e que pode ser preparada de várias formas: assada, grelhada e cozida. Possui alto valor proteico e baixo teor de gordura, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC). Nos supermercados você vai encontrar com mais facilidade o peixe com nome de "saint peter" ou "saint pierre".
Dica de receita: Tilápia à Mexicana
Pescadas
Muito consumida pelos brasileiros pelo seu sabor delicado, pela pouca quantidade de espinhas e seu baixo custo. Podem ser encontradas algumas espécies diferentes, como: amarela, perna de moça e branca.
Alguns estudos mostram que seu consumo pode reduzir problemas cardiovasculares devido a concentração de ômega-3. Uma boa notícia: 100 gramas deste alimento tem 107 calorias.
Dica de receita: Pescada no Maracujá
Badejo
Com pouca gordura e baixo teor de colesterol, este peixe proveniente do mar possui maior teor de sódio e iodo. Estes minerais são essenciais para o bom funcionamento da tireoide, mas deve ser consumida com moderação pelas pessoas com pressão alta.
Dica de receita: Peixe com Molho de Maçã
Merluza
Um dos peixes mais consumidos no Brasil, a merluza é o terceiro peixe mais importado por nós, fica atrás apenas do salmão e bacalhau. Tem carne branca, textura sensível e de ótima qualidade. Excelente fonte de proteína, 100 gramas do peixe tem 87 calorias.
Dica de receita: Peixe Assado com Legumes
Pangasius
Peixe de sabor suave, cor clara, textura firme e poucas espinhas, pode ser utilizado em vários tipos de preparado, o pangasius, mais conhecido como Panga, é importado e possui um ótimo custo-benefício, além da praticidade do peixe congelado, comercializado limpo e em filés.
Há um boato que o consumo deste peixe faz mal à saúde, mas fiquem tranquilos, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA -, que realizou uma série de análises nesta espécie, com o objetivo de confirmar a alta qualidade do produto, o peixe pode ser consumido sem restrições.
Esse peixe é uma excelente opção para quando precisar substituir algum peixe branco em receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário