Seguidores

segunda-feira, 25 de março de 2013

Eu Quero Chocolate



Ele acalma, reanima, dá aquela força nos dias de TPM e, principalmente, é uma delícia! Apesar de querido o ano todo, o fruto do cacau ganha status ainda mais especial nesta época. Mas nem só de ser transformado no tradicional ovo vive o chocolate. Combinado a ingredientes variados, pode resultar em receitas de encher os olhos e a boca.
Bolo de chocolate

Ingredientes

310 g de chocolate amargo

310 g de manteiga sem sal

275 g de açúcar

5 ovos

90 g de farinha de trigo

100 g de frutas secas variadas

Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo

*Derreta o chocolate amargo e misture ao restante dos ingredientes. Despeje em uma forma untada com manteiga e farinha e asse em forno preaquecido a 180 ºC, por aproximadamente 35 minutos.

*Depois de frio, desenforme e cubra com o açúcar de confeiteiro peneirando-o sobre o bolo.

*Se quiser, decore com raspas de chocolate no centro.

Rendimento: um bolo de aproximadamente 1 kg

Creme Brûlée de chocolate

Ingredientes

75 g  de creme de leite fresco

75 ml de leite integral

1 gema

20 g de açúcar

65 g de chocolate amargo (70% cacau)

20 g de açúcarcristal para a finalização

Modo de preparo

*Cozinhe os quatro primeiros ingredientes em banho-mariaaté engrossar levemente. *Retire do fogo, acrescente o chocolate amargo picado, mexa até homogeneizar e despeje o creme em dois ramequins.

*Asse em forno preaquecido a 100 ºC, por aproximadamente 45 minutos. Espere esfriar e, na hora de servir, cubra a superfície com açúcarcristal e use um maçarico para queimar o açúcar, formando uma crosta.

Dica do chef: na ausência de um maçarico, aqueça as costas de uma colher de sopa (prefira uma com cabo de madeira ou plástico, para que este não aqueça demais) na chama do fogão e encoste na superfície. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias, até que o açúcar caramelize e endureça.

Rendimento: 2 unidades
i
Musse de chocolate amargo com morango

Ingredientes

90 g de creme de leite fresco (1)

30 g de polpa de morango congelada

160 g de chocolate amargo (70% cacau) picado

160 g de creme de leite fresco (2)

2 morangos para decorar

50 g de raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo

*Em uma panela, aqueça o creme de leite fresco com a polpa de morango (1) até levantar fervura. Despeje sobre o chocolate amargo e misture com o auxílio de um mixer ou processador, até obter uma textura cremosa e brilhante. Reserve.

*À parte, bata o creme de leite fresco (2) em ponto de chantili mole e misture suavemente à outra preparação.

*Para montar, use um copo largo e baixo (o de uísque é uma ótima pedida), coloque musse até a metade, espalhe raspas de chocolate por cima e finalize com um morango cortado ao meio preso na borda do copo.

Dica do chef: esta receita pode ser feita com qualquer outra fruta. É só substituir a polpa de morango por qualquer outra de sua preferência. Dá até para fazer alguns variados e servir um mix de musses com frutas!

Rendimento: 4 unidades

 

Trufa de Chocolate Branco

Ingredientes

110 g de chocolate branco

60 g de creme de leite fresco

7 g de manteiga sem sal

13 ml de licor de chocolate branco (opcional!)

150 g de chocolate branco para a finalização

Modo de preparo

*Em uma panela, aqueça o creme de leite fresco até levantar fervura e despeje em seguida sobre o chocolate branco picado, mexendo bem. Adicione a manteiga e o licor de chocolate branco, se desejar.

*Transfira a mistura para um recipiente e leve à geladeira. Enquanto esfria, derreta100 gdo chocolate branco restante e rale os outros50 g.

*Quando a massa estiver bem firme, modele no formato de trufas, mergulhe no chocolate branco derretido e cubra com as raspas. Mantenha na geladeira e sirva frias.

Rendimento: aproximadamente 10 trufas

Nenhum comentário:

Postar um comentário