Seguidores

sábado, 17 de agosto de 2013

Pressão alta e a alimentação

Tem muita gente com pressão alta por aí. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença afeta uma a quatro pessoas na vida adulta e esse número chega a mais de 50% da população acima de 60 anos. Ela é responsável por 40% dos infartos, 80% dos AVCs e 25% dos casos de insuficiência renal. Já pensou em como a sua alimentação pode contribuir para amenizar este problema? Essa é a dúvida da leitora Maria Lucy, que escreveu para o Universo Jatobá.
A hipertensão ou pressão alta é uma doença que deixa a pressão arterial igual ou maior do que 14 por 9 e isso pode afetar os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro e os rins. Para prevenir, o ideal é fazer a medição pelo menos 1 vez por ano.
São vários os motivos que alteram este número: predisposição genética; a obesidade; a idade, pois quanto mais velha a população, maior a chance de ter a doença; sedentarismo; má alimentação; tabagismo; estresse; alcoolismo e excesso de sódio na alimentação.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, as pessoas de pele negra também são mais propensas a desenvolver a pressão alta.
A alimentação
Em primeiro lugar, deve-se seguir uma dieta adequada e que tenha o mínimo possível de sódio e de gorduras trans. Eles são os maiores inimigos da pressão alta! Então, consulte o seu especialista de confiança e peça as orientações para o seu caso, mas confira algumas dicas que podem ajudar:
- Limite o consumo de sal a 1 colher de chá por dia.
- Cuidado com os alimentos de origem animal ou muito gordurosos. Prefira frutas e verduras e também alimentos assados e grelhados.
- Opte por temperos naturais.
- Não exagere na ingestão de álcool. Procure não beber mais do que uma lata de cerveja ou um cálice de vinho, por exemplo.
- Alimentos ricos em fibras são uma boa opção, como a aveia que também tem vitaminas e minerais e auxilia no controle da glicose sanguínea.
- Os ricos em potássio – inhame, feijão preto, abóbora, cenoura, espinafre, maracujá, laranja e banana – também são bons.
- As amêndoas e nozes são indicadas por conter magnésio, que é vasodilatador e ainda possui antioxidantes.
E se você quer mudar a alimentação, mas falta criatividade, clique aqui e acesse algumas receitas especialmente pensadas para hipertensos.
Não se esqueça de cortar o cigarro e implantar a atividade física na rotina com o devido acompanhamento, claro. Afinal, o sedentarismo também é um dos motivos da pressão alta. Que tal começar de leve pela caminhada? Veja aqui o que já falamos sobre a atividade.
A aliança entre você e o seu médico fará toda a diferença. Cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário