Seguidores

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

SURPREENDA O SEU PAI: FAÇA VOCÊ MESMO O CHURRASCO NO DIA DELE!

DICAS:

CALCULANDO A QUANTIDADE POR PESSOA:

Basicamente, para o preparo de um churrasco é necessário um bom corte de carne (a carne deve ser cortada CONTRA o sentido das fibras para ficar macia), sal e carvão ou lenha. A conta para a quantidade de carne por pessoa é muito simples. Na maioria dos casos, 300g de carne por pessoa são suficientes. Leve em conta o tipo de corte, pois alguns podem conter ossos e gorduras.

Lembre-se que além das carnes, há as guarnições (arroz, pão, vinagrete, farofa) para acompanhar a churrascada! Então, não precisa ser tão preciso nas medidas.

TEMPERANDO A CARNE

Sal grosso ainda é o tempero mais popular no Brasil. Normalmente é salpicado à carne para em seguida ser colocada na churrasqueira. Após estar bem assada, bate-se de leve na carne para retirar o excesso de sal. Isso não impede de colocar nossa criatividade em ação. Podemos acrescentar ervas, azeites, marinadas, especiarias e, diga-se de passagem, algumas carnes ficam muito mais saborosas quando bem temperadas.

COMO ASSAR A CARNE:

Além dos diferentes temperos, existem variações sobre o método de se assar a carne. Alguns utilizam a brasa obtida a partir de carvão, outros a brasa obtida da queima de madeira seca e, tem ainda os que assam diretamente na chama produzida pela lenha.

A diferença básica entre o churrasco argentino e o brasileiro por exemplo, está na distância da carne em relação à fonte de calor. O brasileiro prefere deixar a brasa afastada da carne, já os argentinos preferem churrasqueiras rasas. Os coreanos utilizam um pequeno fogareiro de mesa com brasas e os norte-americanos utilizam churrasqueiras com tampa. Por aí vai...

Cada carne tem um ponto de cozimento correto e deve ser respeitado para obtermos o melhor em termos de sabor, aroma e textura. É claro que as preferências pessoais devem ditar a regra. Quem gosta mal passado come mal passado, quem gosta bem passado come bem passado e não existem regras para isto. Mas uma em especial deve ser respeitada! Carne de porco e de frango não podem ser consumidas mal passadas por motivos segurança à saúde. Ambos devem permanecer em fogo lento para assarem completamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário