Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Será que a dona de casa moderna sabe a diferença entre carne seca e carne-de-sol?

Charque


Será que a dona de casa moderna sabe a diferença entre carne seca e carne-de-sol? Aposto que não! Talvez suas mães ou suas avós, estas sim, saibam direitinho qual são as diferenças e até mesmo, suas aplicações na culinária brasileira.

Bom, mas pra começo de conversa, uma breve explicação sobre os dois tipos de carne:

A carne seca é mais salgada e seca ao sol, já a carne-de-sol, e mais úmida e seca na sombra, a carne-de-sol é produzida em pequena escala e normalmente em processos caseiros, diferente da carne seca, que é totalmente industrializada e respeita todas as normas de higiene e produção do S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal), Existem dois tipos de carne seca, a tradicional que chamamos de Charque ou Jabá e o Jerked Beef que têm um tom mais avermelhado. Ambos os tipos são muito bem-vindos na cozinha e rende pratos deliciosos.

No entanto, antes mesmo de realizar as maravilhosas receitas, é preciso identificar se a sua apresentação está convidativa ou não, não é mesmo? Afinal, você é quem receberá os elogios após os pratos estarem prontos e apetitosos para consumo.

Vamos às dicas:

1. A carne seca é seca, ou seja, o excesso de água na carne seca pode aumentar o risco de contaminação. A dona de casa deve olhar na embalagem para ver se não tem bolsas de água, e se o produto não está muito molhado. Quanto mais seca a embalagem, melhor a carne seca.


2. Verificar o estado do vácuo para ver se ele está bem firme. Se o vácuo tiver estourado, é melhor que não compre esse produto, é melhor trocar e pegar um com o vácuo intacto.


Jerked Beef


3. Verificar se o produtor tem selo de qualidade do produto junto ao órgão de competência, no caso o selo do SIF.


4. O ideal é comprar produtos com embalagem, no caso de compra a granel, certifique-se que o produto esteja coberto por uma tela, do tipo mosquiteiro, bem fechadinha pra que essa mosca não entre em contato com a carne.


5. Muita gente que tem a mania de pegar uma lasquinha da carne seca pra provar pra ver se está boa, mas isso não é aconselhável, por ser um alimento que está exposto.

6. A dona de casa deve observar a coloração e odor. O Charque têm uma coloração mais escura e o Jerked Beef tem um tom mais avermelhado. Verifique se não há presença de uma substancia meio limosa ou meio gosmenta isso já significa que é um processo de deterioração da carne.

7. Pode parecer óbvia, mas é bom lembrar sempre de conferir a data de validade do produto. 

8. Após comprá-la, você pode até deixar a carne na temperatura ambiente, porém, é melhor colocar na geladeira, pois o frio ajuda na conservação do alimento.

9. Para consumir é preciso retirar totalmente o sal dela, então, é preciso colocá-la de molho na água gelada um da antes do consumo e trocar periodicamente a água. O ideal é deixar de molho na geladeira.

10. Na hora de consumir é importante que a carne seca seja bem cozida. No mínimo 30 minutos.




ANICS - Associação Nacional das Indústrias de Carne Seca
www.anics.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário