Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Tomate previne doenças crônicas, cardiovasculares e é um potente antioxidante



Presença carimbada nas refeições dos brasileiros para acompanhar saladas, molhos de macarrão, carnes e até sucos, o tomate é ingrediente importante em infinitas receitas. Suas variações de sabor, textura e até mesmo formato permitem dar um gostinho a mais e agregam muito mais sabor a gastronomia de pratos salgados e também doces. O que muitos não conhecem são os inúmeros benefícios que este vermelhinho traz para o organismo. Além de ser um potente antioxidante, ele é capaz de ajudar na prevenção de doenças crônicas, como o câncer, e cardiovasculares.

O tomate é riquíssimo em vitaminas A, C e E, como também minerais. Devido à alta concentração de licopeno, pigmento também encontrado em outras frutas como melancia, morango e mamão papaya, o tomate se torna um potente antioxidante. “Entre os benefícios estão combater os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce, inibir o crescimento de células cancerígenas e a redução do risco de ataque cardíaco”, explica a nutricionista.

Os diferentes tipos só têm em comum a quantidade de benefícios. Pois, na hora da compra, eles devem ser escolhidos de acordo com a sua receita. Se for consumi-lo em um ou dois dias, na preparação de molhos, é sempre bom já comprá-lo vermelhinho. Porém, se a ideia é utilizá-lo ao longo da semana, é melhor escolher a fruta que começou a ficar vermelha. “A dica é não optar por ele totalmente verde, já que corre o risco de não amadurecer, não ter sabor e ainda murchar com o passar dos dias.

Quando armazenado em geladeira, o tomate maduro pode ser conservado por uma semana e o verde por até três. Para tirar a casca de forma prática e fácil, basta deixá-lo em cima da boca do fogão por alguns segundos até perceber que a casca está “estourando”. Então é só ir puxando com a ajuda de um garfo ou faca.

Conheça mais sobre alguns tipos:

Tomate Cereja: Muito usado como aperitivo, ele também embeleza a salada. Um pouco maior que uma bola de gude, possui pouca polpa e muita água.

Tomate Sweet Grape: Este tipo é uma variação do tomate cereja e tem sabor bastante adocicado. Pode ser consumido sozinho, em saladas ou em pratos frios.

Tomate Italiano: Vendidos já maduros, são os melhores tomates para se fazer molhos. Eles têm mais polpa e são menos ácidos.

Tomate Carmem: É um dos tipos mais tradicionais para saladas. Apesar de ser muito saboroso, por conter menos água, não é indicado para molhos.

Tomate Caqui: Considerado um dos tipos mais saborosos, sua polpa é bem grossa e pode ser vendido verde ou quase maduro. Tem sabor mais forte e coloração bem avermelhada.

Valor nutricional com benefícios comprovados

Em 1998, a Universidade de Harvard (EUA) analisou os hábitos de cinquenta mil homens. Segundo os resultados da pesquisa, os homens que consumiam molho de tomate duas vezes por semana tiveram 23% menos incidência de câncer do que outros. A pesquisa concluiu ainda que os benefícios podem ser maiores caso o tomate seja cozido, acompanhado com um pouco de azeite.

Outros estudos também comprovaram a influência positiva do tomate no tratamento de câncer, graças ao licopeno encontrado na fruta. A Unicamp, através da Faculdade de Engenharia de Alimentos, já demonstrou pesquisas associando o consumo de alimentos ricos neste caroteno com o menor risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário