Seguidores

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

dicas para você que pretende montar uma cozinha industrial.

Para uma casa comum, uma simples cozinhas bem equipada já resolve tudo.
Mas, para uma indústria ou um restaurante, tem que ser uma cozinha industrial.

O QUE É?

Cozinha industrial é onde se produz e se fornece refeições prontas.
Os clientes são variados e podem ir desde pessoas físicas com atividades fora do lar até hospitais e empresas que necessitam deste serviço.
Com isso, nota-se que as conzinhas são indústrias.

LOCALIZAÇÃO

Não se precisa de nada muito elaborado para que uma cozinha industrial funcione, no entanto, sugere-se a instalação próxima a grandes centros urbanos, respeitando-se as normas principais para se conseguir o alvará de funcionamento.

MERCADO

As cozinhas industriais crescem cada vez mais pelos segmentos de comidas semiprontas que servem para ser consumidas em pouco tempo e que também demandam pouco tempo para que sejam preparadas.
Com isso um leque do mercado se abre para o fornecimento de comida pronta, com empresas oferecendo itens individuais, refeições completas ou por encomenda.

O FATURAMENTO

O mercado da comida industrial só tem alavancado tanto que até o final de 2009 foram mais de R$ 100 milhões em lucratividade que o segmento recolheu em lucratividade.

PROJETO

Para se montar uma cozinha é preciso ter uma área mínima de 80 m2, e é preciso que se tenha uma racionalização para funcionar dentro dos padrões desejáveis de eficiência.
Além de setores separados para: recepção e armazenamento, para o preparo prévio.
Espaço para o porcionamento, lavagem e desinfecção de legumes, cereais e carnes, além de copa, confecção que deve ser responsável pelo preparo final das refeições; higienização, distribuição, vestiários, sanitários e escritório.

EQUIPAMENTOS

As principais máquinas e equipamentos para uma cozinha industrial são: eletrodométicos indústriais (fogões industriais, máquinas de descascar batatas, moedores de carnes, liquidificadores industriais, extratores de sucos, cafeteiras, refrigeradores e etc.) e utensílios de cozinha (amaciador de bifes, frigideira elétrica basculante, chapa de grelha, balança de médio porte, jogo de talheres de serviço, panelas e etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário