Seguidores

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Técnica para desenformar o bolo perfeito

Nada mais chato do que fazer um bolo e depois vê-lo em pedaços antes de servir. Temos aqui uma maneira prática e simples, a arte de desenformar o bolo perfeito.

Os segredos são  simples.
1. Unte bem a fôrma.
2. Não tenha pressa. Espere seu bolo ficar morno. Não vale deixar esfriar completamente e nem tirar da fôrma enquanto ainda está muito quente.

Bolos Normais (chocolate, cenoura e outros)
Para bolos normais, besunte toda a superfície (inclusive as laterais do tabuleiro) com manteiga e depois polvilhe com farinha de trigo, até ficar tudo bem branquinho. Nada de regular a manteiga. Espalhe bastante, suficente para que a farinha de trigo grude em toda a superfície do tabuleiro.
Para o bolo cremoso o ideal é papel manteiga.

Bolos Cremosos (os chamados bolos de fazenda, como fubá cremoso, mandioca, milho verde)

Para estes, a dica é usar manteiga e farinha de rosca, em vez de farinha de trigo. Ou, para garantir que saia mais perfeito, papel manteiga. No caso do papel manteiga, o procedimento é o seguinte:

1. Unte com a manteiga
2. Coloque o papel
3. Unte novamente com manteiga, por cima do papel.

A questão da manteiga é o seguinte:

Há quem use óleo, e não manteiga, para untar o tabuleiro. Mas não é o mais recomendado. Seu bolo pode até não grudar, mas com certeza o sabor não será o mesmo. A manteiga deixa um gostinho bem melhor.

Quer usar margarina? Tudo bem, desde que tenha mais de 74% de lipídios (confira na embalagem esta informação). Margarinas light muitas vezes não têm gordura suficiente e seu bolo acaba ficando grudado na fôrma. Fique de olho.

Com essas dicas, além de deliciosos, seus bolos vão sair da forma perfeitinhos. Se tiverem alguma dúvida, escrevam no comentário que eu ajudo vocês, e o que eu não souber eu pesquiso, e descubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário