Seguidores

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Lingüiças assadas e tomates


É… eu sei que depois do churrasco do último final de semana, você não aguenta mais carne e está com raiva de ter metido o pé na jaca com aquele último pedacinho de costela. Mas e aquele pacote de linguiças que sobrou? Calma! Não se apresse!
Talvez depois de dois ou três dias na saladinha, seus instintos mais primitivos comecem a clamar por carne novamente. É difícil ser carnívoro, eu sei…
Mas dê a desculpa de que está com pressa e faça essa receita. Você vai ter cerca de 10 minutos de trabalho, o resto é o forno quem faz…
Ingredientes:
600 gramas de linguiça boa para churrasco. Eu utilizei Aurora Premium, já temperada com mais pimenta e ervas finas.
500 gramas de tomates bem vermelhinhos cortados em metades, sem sementes.
Um pimentão amarelo e um verde.
Duas cebolas grandes.
Um fio de azeite.
Duas colheres (sopa) de vinagre balsâmico (Gostaria de falar que é opcional, mas ele faz tooooda a diferença)
Alguns raminhos de alecrim fresco.
Sal e pimenta do reino a gosto (para finalizar)
Preparo:
E já dá pra começar: Doure as linguiças em uma panela bem quente, apenas com o fio de azeite. É só deixar as linguiças na tonalidade que você preferir, no meu caso, mais tostadinhas. Coisa de 5 minutos de fogo.
Enquanto isso, vá fatiando e retirando os caroços dos pimentões. As cebolas também devem ser fatiadas, em rodelas.
Faça uma montagem na assadeira, com uma rodela de cebola, uma de pimentão e meio tomate. A casca do tomate deve ficar por cima. Tempere essa montagem com as duas colheres de vinagre balsâmico.
As linguiças já devem estar douradas neste momento. Monte-as por cima dos tomates e coloque os raminhos de alecrim por cima de tudo.
Cubra a assadeira com papel alumínio e leve-a ao forno pré-aquecido à 200 graus, por cerca de 30 minutos. E finalize com sal e pimenta do reino, ao seu gosto.
Os tomates assados, na gordura das linguiças, junto de um arroz branquinho… comfort food, sabe? Um jantar maravilhoso e com quase nada de trabalho… quem não gosta disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário