Seguidores

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

tudo sobre Cagaita

Fonte:www.gettyimages.com.br
O cerrado é um dos maiores e mais importantes biomas do Brasil, presente em quase todos os estados brasileiros. Seus frutos possuem características peculiares, diversas formas, cores atrativas e sabores característicos.
A cagaita, fruto da cagaiteira (Eugenia dysenterica), que frutifica de outubro a dezembro, pertence à família das Mirtaceas e representa um dos importantes frutos com potencial de exploração econômica do cerrado. A planta pode ter fim ornamental; sua casca, empregada na indústria do curtume e; o fruto, utilizado como alimento com importantes características funcionais.
A cagaita é um fruto globoso, levemente ácido, de sabor agradável, com coloração amarelo pálido. É bastante sensível à fermentação pela exposição solar. O fruto in natura serve de matéria prima para sorvetes, geleias, infusões, sucos, bolos, balas, pães e compotas. A polpa da cagaita pode ser armazenada congelada por até um ano, sem perdas significativas de suas propriedades nutricionais. Quando fermentado, pode ser empregado na produção de vinagre e álcool.
Esta fruta típica do cerrado apresenta baixo valor calórico: 27,39kcal/100g. Em 100g do fruto, há, em média, 5,4g de carboidratos, 1g de proteínas e 0,2g de lipídios. Dentre suas propriedades funcionais, destaca-se sua ação antioxidante: o fruto é excelente fonte de vitamina C e o extrato etanólico de sua semente é fonte importante de ácido gálico.
Suas flores possuem efeitos positivos sobre a saúde renal. A cagaita, quando fermentada, possui efeitos laxativos, ao contrário de suas folhas, que apresentam efeito antidiarreico. As folhas também tem efeito cicatrizante, além de agir favoravelmente à saúde cardiovascular. Já foram descritas também atividade antifúngica dos constituintes voláteis do óleo das folhas da cagaita.
Portanto, a cagaita, fruto abundante no cerrado, além de já constituir complemento da alimentação da população rural principalmente do centro-oeste, deveria compor também a dieta dos demais indivíduos, dado seu baixo valor calórico, acompanhado de importantes características nutricionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário