Seguidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Um cheirinho de bolo no ar!


Acredite: preparar um bolo alto, macio e saboroso é muito fácil. Mas alguns pequenos e valiosos cuidados fazem toda a diferença. Siga as dicas abaixo e confira o resultado.

- Antes de iniciar o preparo, certifique-se de que você possui em casa todos os ingredientes necessários. 

- Retire os ovos, leite e a margarina da geladeira com antecedência. Na hora do preparo, eles devem estar em temperatura ambiente.  

- Acenda o forno e deixe a forma pronta – untada e polvilhada. O bolo cresce melhor quando é assado logo após o preparo. 

- Comece o preparo do bolo batendo as claras em neve. Em seguida, reserve-as em outro recipiente. Aproveite o bowl da batedeira para misturar os demais ingredientes. 

- Evite que as claras em neve fiquem firmes demais, para que a massa do bolo não resseque. 

- Peneire os ingredientes secos, como a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento. Essa etapa evita que se formem grumos na massa e garante leveza à receita.

- Junte as claras em neve à massa em duas etapas: primeiro acrescente metade das claras. Misture delicadamente e, em seguida, coloque o restante. Faça movimentos de baixo para cima, para não perder o ar contido na clara batida em neve. Isso garante um bolo ainda mais fofo. 

- O fermento em pó deve ser o último ingrediente a ser adicionado. Mas antes de acrescentá-lo, verifique sua data de validade. Na dúvida, faça o teste: coloque uma colher de chá do fermento em um copo com água bem quente. Se a mistura borbulhar vigorosamente é porque está bom! 

- Nunca abra o forno durante os primeiros 15 minutos. Para checar se está pronto, espete um palito no centro do bolo. Se sair limpo, é porque já está assado. 

- Se a superfície do bolo corar antes que a massa termine de assar, abaixe o fogo e cubra a forma com papel-alumínio. A parte brilhante deve estar voltada para baixo. Em seguida, deixe o bolo terminar de assar em fogo brando.

- Depois que tirar o bolo do forno, cubra-o com um pano limpo. Coloque a forma sobre o fogão, e nunca sobre uma bancada fria. A mudança brusca de temperatura poderá fazê-lo murchar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário