Seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dicas do chef

PARA CONSERVAR INGREDIENTES
  • Uns dos produtos que mais fácil se deteriora na cozinha, mesmo na geladeira é a salsinha. Para termos salsinha a qualquer instante para preparo de pratos rapidamente a dica é logo após a compra do maço, lavá-la, secá-la (muito bem), picá-la (bem picadinha), e guardá-la no congelador dentro de um pote plástico ou de vidro com boca larga e com tampa de rosquear. A salsinha congelada dura no mínimo 3 meses sem perder sabor.
  • Para conservar o aipo e o salsão sempre frescos, depois de lavados coloque-os de pé em uma jarra contendo água e uma pitada de sal. Guarde na geladeira.
  • Para secar ervas frescas, asse-as em forno quente. Quando elas estiverem secas, basta esmigalhar com os dedos e guardar em um vidro bem tampado em lugar seco e fora de iluminação.
PARA COMPRAR OS MELHORES INGREDIENTES
  • Para garantir a compra de um peixe fresco, fique atento aos olhos saltados e brilhantes, guelras avermelhadas, corpo rijo e elástico, pele lustrosa e escamas resistentes. Os pedaços, as postas e os filés têm que ter uma textura firme, sem ressecamento ou descoloração. A descoloração indica que o peixe pode ter sido re-congelado.
  • O boi permite 21 tipos de cortes entre os considerados de “primeira” e os de “segunda”. Essas qualificações são geradas pelos próprios cortes; os valores nutritivos são os mesmos. Sua carne é boa fonte de proteína, fósforo, ferro e de vitaminas do Complexo B.
E qual a diferença entre os tipos de corte?
A chamada carne de primeira é retirada de uma parte do animal que é menos exercitada; já a carne de segunda provém das partes do animal mais exercitadas, resultando em uma carne mais rija. Ao comprar qualquer um dos tipos, observe se ela está firme e brilhante, com aspecto saudável e levemente úmida. Se a carne tiver gordura aparente a mesma deve ser clara e firme.
PARA UM TOQUE DE SABOR
  • Açafrão-da-Terra ou Cúrcuma é uma raiz aromática de sabor ligeiramente amargo, ideal para dar uma tonalidade amarela em diversos pratos. Muito utilizada em pratos da cozinha baiana, indiana e asiática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário