Seguidores

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Medalhão de filet mignon ao chutney de damascos, batata gratin e crostine de parmesão


INGREDIENTES:

- 4 filés de mignon cortados em porções de 100g cada um

- Sal a gosto

- Pimenta do reino a gosto

- 400ml de caldo de carne

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 2 colheres (sopa) de manteiga

- 100g de damascos turcos secos

- 350g de batatas laminadas (tipo chips) 4 batatas g

- 1 ovo

- 2 xícaras de creme de leite

- Noz moscada

- 350g de queijo parmesão ralado

- Azeite

MODO DE PREPARO:

Carne:

Temperar os filés de mignon com sal e pimenta do reino a gosto, colocar um fio de azeite, cobrir com plástico film e reservar na geladeira.

Molho:

Cortar os damascos em pedaços finos e reservar.
Em uma frigideira, colocar a manteiga, em fogo baixo, e derreter, incorporar a farinha de trigo e mexer até obter uma mistura homogênea. Retirar do fogo quando a mistura estiver com as bordas brancas, colocar num recipiente e reservar.
Em outra panela, colocar o caldo de carne e os damascos, ferver e uma vez fervendo deixar reduzir pelo menos 100ml.
Incorporar a mistura de farinha com manteiga e mexer com batedor de mão rapidamente para desfazê-la sem dar tempo de empelotar. Continuar mexendo até deixar o molho na consistência desejada e temperar com o sal a gosto. Pode temperar com um pouco de açúcar se desejar um molho mais adocicado.

Crostine de parmesão:

Numa frigideira, de preferência de tefal, esquentada em fogo baixo, colocar duas colheres de parmesão em pontos separados, esticando o parmesão com cuidado até ele derreter e ficar bem consistente, virar deixar 30 segundos. Retirar com uma espátula cuidadosamente e deixar esfriar até endurecer, reservar.

Gratin de batata:

Pré aquecer água numa panela e dar um choque térmico nas batatas laminadas, não deixar cozinhar demais, retirar do fogo, esfriar na água corrente e reservar.
Em uma tigela, misturar os ovos, o creme de leite, temperar com  pimenta do reino e noz moscada, colocar 250g do parmesão e verificar o sal. Se necessário, temperar com mais sal. Misturar bem com o batedor de mão e reservar.
Numa forma resistente ao calor, colocar as batatas laminadas e  verter a mistura dos ovos com creme de leite, esticar bem as laminas de batata e colocar no forno pré aquecido em 180ºC, polvilhar com o resto do parmesão e deixar pelo menos por 15 minutos ou até a superfície ficar gratinada e as batatas bem cozidas.
Nesta hora podemos começar a grelhar os filet mignon numa frigideira bem quente, de preferência de tefal, em fogo médio para baixo, por cerca de 8 minutos por lado se desejamos a carne um pouco mais que ao ponto.

MONTAGEM:

Cortar e servir com o filet mignon do lado com o molho por cima e o crostine de parmesão entre a carne e o gratin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário