Seguidores

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Intolerância ao glúten – Alimentos proibidos e dieta

Posted: 02 May 2012 06:22 AM PDT
Diarréia ou prisão de ventre, anemia, osteopenia, rinite, sinusite, alterações na pele, doenças autoimunes, enxaqueca, depressão, sensação de inchaço e aumento da gordura abdominal ou emagrecimento, são alguns dos sintomas clássicos da intolerância ao glúten, também conhecida como doença celíaca. Esta doença crônicacausa um déficit na absorção ao provocar uma alteração da mucosa do intestino delgado proximal, e apesar de estar comumente ligada a infância, também pode surgir na fase adulta.
O glúten, é uma mistura de proteínas contidas no trigo, centeio, aveia, cevada e triticale. Portadores da doença celíaca devem seguir uma dieta rigorosa com eliminação desses alimentos e de outros que contenham os referidos grãos ou alguns dos seus componentes. O mecanismo da doença celíaca é desencadeado pelo ataque ao sistema imunológico, que danifica a estrutura da mucosa do intestino delgado, impossibilitando a absorção de nutrientes vitais. O diagnóstico da doença é dado após a confirmação em resultados de exames específicos.
Intolerância ao glúten - Dicas,dieta
O uso generalizado de emulsificantes, espessantes e outros aditivos derivados de grãos que contêm glúten nos alimentos processados ??industrialmente, é um dos fatores que causam e agravam a doença. No contexto atual em que vivemos, o problema é resultado da substituição de uma dieta equilibrada  por alimentos de fáceis preparo, acesso e consumo.
O tratamento consiste basicamente em retirar esses alimentos do cardápio, o que já leva à melhora ou o desaparecimento dos sintomas. Neste sentido, seguir uma dieta variada e equilibrada é essencial para suprir possíveis carências nutricionais, ao mesmo tempo em que deve ser incentivado o consumo de alimentos naturais que não contêm glútem, tais como: milho, arroz e sorgo, legumes, frutas, leite e alguns derivados, carne, peixe e ovos. Para garantir uma ingestão adequada de carboidratos e calorias, alguns dos alimentos citados acima, especialmente o arroz, milho e a batata, são especialmente indicados. É importante ter atenção, ler os rótulos cuidadosamente e evitar os alimentos que devem ser expressamente evitados.


Posted: 02 May 2012 06:22 AM PDT
A hipertensão é agravada pela alimentação adequada, principalmente aquelas em que há elevação do teor de sal. De acordo com a recomendação de cardiologistas, tudo o que comemos pode afetar a composição química do nosso sangue e a pressão arterial de maneira significativa, por isso os hipertensos devem ter um cuidado redobrado e seguir a risca a orientação dada por especialistas.
O primeiro passo é reduzir o sódio e o sal da alimentação, considerando que 75% do sal que consumimos vem de alimentos processado, estes devem ser cortados do cardápio de quem possui pressão alta. O alho pode ser um excelente substituto do sal, pois além do sabor, a sua capacidade de reduzir a pressão do sangue é altamente benéfica.Pesquisas mostram que a medicação dos hipertensos pode levar a perda de potássio, gerando umdesequilíbrio prejudicial ao paciente. Portanto, alimentos como banana, laranja, batata, tomate e leite, deve fazer parte da dieta diária, para reajustar o equilíbrio sódio e potássio.
Alimentos que diminuem a hipertensão
O nosso coração precisa de cálcio para manter o ritmo, bem como os rins também precisam para regular o equilíbrio sódio-água do corpo, assim, também faz-se necessário a ingestão diária de alimentos ricos neste mineral. Por isso, invista nos leites, iogurtes, queijos e peixes.
Outra dica é aumentar as porções diárias de frutas e vegetais gradativamente, adequando uma ou duas porções extras em cada refeição. Além de deixar o seu cardápio mais natural, você vai estar comendo menos gordura e sal, e em contrapartida,  mais fibras e potássio, o que auxilia na redução da pressão arterial. É importante deixar claro que a dieta não é a única maneira de controlar a pressão arterial, mudanças no estilo de vida também contribuem para a redução da pressão arterial. Aproveite as dicas dadas e consulte o seu médico antes de fazer qualquer mudança radical na sua alimentação.


Posted: 02 May 2012 06:20 AM PDT
O Nota da Gente é um programa de iniciativa do governo de Sergipe que tem como objetivo principal incentivar a cidadania e a justiça fiscal, fortalecendo no consumidor a consciência da cidadania e do compromisso para com a sociedade ao exigir a Nota ou o Cupom Fiscal em toda compra ou venda que fizer. O programa oferece prêmiosem dinheiro através de sorteios aos cidadãos inseridos na campanha após o cadastramento, que é indispensável para a realização de consultas aos documentos fiscais registrados com seu CPF/CNPJ, como também para consultar os cupons gerados para participação no sorteio.
Todas as empresas do comércio, que contribuem com o ICMS, de acordo com a atividade econômica principal deverão se integrar à nova sistemática. Os consumidores poderão se informar se uma determinada empresa está participando do programa acessando o Portal da Nota da Gente,  disponível a seguir, no item “empresas enquadradas”. Depois de cadastrado, o estabelecimento comercial tem a obrigação de perguntar ao consumidor se este quer inserir o CPF no Documento Fiscal, sendo facultativo para ele informar ou não o número do seu documento.
Nota da gente - O que é, como participar
Mas, além de informar o número do CPF ou CNPJ no ato da compra, o consumidor deve  consultar os documentos fiscais registrados com seu documento e os cupons gerados para participação no sorteio, utilizando o login e a senha, fornecidos após o cadastro. A cada R$100,00 em notas fiscais registradas na Secretaria de Estado da Fazenda, será atribuído ao consumidor um bilhete eletrônico numerado para concorrer a prêmios em dinheiro, sendo que cada bilhete vale apenas para um único sorteio. Após realizado deste, para o qual o bilhete foi gerado, serão gerados novos bilhetes eletrônicos com base nas compras efetuadas no período de referência do próximo sorteio. Acesse o site indicado abaixo, faça já o seu cadastro e nas próximas compras lembre-se de colocar o seu CPF na nota fiscal.
Cadastrar nota fiscal no site Nota da Gente: www.notadagente.se.gov.br/index.php/cadastre-se


Posted: 02 May 2012 06:18 AM PDT
Os economistas recomendam que a renda mensal após o período produtivo de todo trabalhador seja no mínimo o equivalente a 70% da renda atual, considerando que neste período os filhos já estarão independentes, a sua casa própria já estará quitada, e outros gastos necessários hoje, não farão parte do seu orçamento no futuro. Pois é, no entanto, muitas vezes apenas a contribuição que é dada à Previdência Social não é suficiente para garantir essa renda. Neste contexto, a previdência privada surge como uma boa saída, desde que bem elaborada e aplicada com disciplina.
Para quem nunca ouviu falar desta forma de previdência, essa consiste em um sistema que acumula recursos que garantam uma renda mensal no futuro, especialmente no período em que se deseja parar de trabalhar. Basicamente há dois tipos de plano de previdência no Brasil: a aberta e a fechada. Enquanto a aberta, pode ser contratada por qualquer pessoa, a fechada é destinada apenas a grupos, como funcionários de uma empresa.
Previdência privada - O que é, simulação
É importante deixar claro que a previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema doInstituto Nacional do Seguro Social – INSS, mas é complementar à essa previdência pública. No entanto, todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados – Susep, órgão do governo federal. O valor a ser recebido será proporcional ao que foi contribuído, sendo possível escolher o valor da contribuição e a periodicidade em que ela será feita.
O contribuinte deverá estar atento as formas de previdência privada oferecidas pela instituição que irá contratar, lembrando que o valor investido em um dos planos só poderá ser resgatado pela pessoa se ela desistir do plano. Na hora de optar por um dos planos, observe ainda a forma de cobrança de impostos, que segue duas formas de tributação convencionais. A tabela regressiva, favorece o resgate do dinheiro de uma única vez, já a tabela de impostos progressiva, é mais vantajosa para aquelas pessoas que querem receber a quantia investida em forma de parcelas mensais e não resgatar o dinheiro todo numa só parcela.
Acesse os sites indicados abaixo e faça uma simulação dos planos de previdência privada disponíveis.
www2.brasilprev.com.br/SimuleContrate/
www.caixaseguros.com.br/portal/previdencia/simulacao/


Posted: 02 May 2012 06:16 AM PDT
Não há uma fórmula exata para educar os filhos, principalmente nesta nova era em que as crianças gritam, questionam os limites e desafiam os pais. De acordo com a orientação de psicólogos, o diálogo é sempre a melhor alternativa e os pais devem alguns erros básicos cometidos pela maioria deles na hora de educar os seus filhos. O primeiro deles é quando o pai ou a mãe desautoriza um ao outro na frente da criança, isso acaba criando uma confusão na cabeça dela, que entenderá que o limite imposto por um dos pais não é verdadeiro e essa ideia pode dificultar que a criança obedeça e cumpra regras.
Outro detalhe importante é que os pais devem entender que eles são a referência do filho e isto é notado desde quando os pequenos ainda são bêbes e tentam fazer as mesmas caras e sons dos pais. A medida que vai crescendo, a criança passará a questionar quando não pode ser igual a eles. A criança sabe que está comando quando os pais cedem diante do choro prolongado e das birras. Os psicólogos ensinam que as crianças estão buscando o limite todo o tempo, mas sem esse limite pode haver insegurança pois não fica claro o que é certo ou errado diante de situações da vida.
Educação dos filhos - dicas e erros
Quando os pais estabelecem muitas regras e não mostram ou explicam o porquê delas, simplesmente dizem: “não pode”, “você não vai”, isso deixa a criança ainda brava por não entender o motivo daquela proibição. Outra verdade na discussão da educação de filhos é que pais que mentem têm grande chances de criar filhos também mentirosos. Isso começa desde a história do bicho papão, contada pelos pais para amedrontar as crianças, mas no decorrer do tempo ela mesma percebe, pelas atitudes dos pais, que estas histórias eram mentiras e que pequenas mentirinhas não são proibidas.
Além disso, os especialistas também afirmam que mentiras, chantagens e ameaças não ajudam os filhos a lidar com as frustações, tampouco a amadurecer os valores e fazer uso de estratégias pró-ativas na vida.


Posted: 02 May 2012 06:15 AM PDT
O desodorante é parte fundamental para a nossa higienização diária, pois além de garantir um corpo refrescante mais horas durante o dia, protege as axilas do cheiro desconfortável do suor. Mas, muitas vezes mesmo usando desodorante e tomando banho três vezes ao dia, o odor característico surge e causa constrangimento em quem o possui. Confira as dicas que vamos dar agora e saiba como evitar esse tipo de problema.
Para começar, nunca escolha o desodorante pelo cheiro. Pois o que realmente faz a diferença é a produção potencial de suor de cada indivíduo, da sua propensão a atrair bactérias e da capacidade desodorante que o produto possui. É importante também optar por sabonetes antibacterianos ou loções de limpeza e usá-los pelo menos duas vezes ao dia. Outro cuidado essencial é manter as axilas depiladas, pois isso ajudará na evaporação do suor e a diminuir o odor causado pelas bactérias, uma vez que a proliferação das mesmas é favorecida pela umidade retida nos pêlos.
Mau cheiro nas axilas - dicas
Um truque que dá bons resultados é aplicar compressas com chá preto nas axilas para ajudar a diminuir o suor, pois graças à presença de ácido tânico, a produção da glândula sudorípara é reduzida. Desodorantes antiperspirantes també podem ajudar, uma vez que obstruem os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor, mas é preciso ter cuidado pois os poros da pele também podem ser obstruídos.
Dê preferência às roupas feitas de fibras naturais e se exercite usando roupas que sugam a umidade do corpo para manter a pele seca, o que ajuda a conter o crescimento das bactérias. Mantenha sempre as roupas limpas, e evite reutilizá-las entre as lavagens, especialmente aquelas que você utiliza para ir a academia. Outra dica é optar por roupas de cores claras, que não apertem as axilas e de tecidos leves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário