Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bacalhau do chefe


ingredientes

Porções por pessoa

  • 200g de lombo de bacalhau (dessalgado)
  • 50 a 100g de polenta mole
  • 2 batatas pequenas
  • 2 ovinhos de codorna cozidos
  • 1 dente de alho frito (grande)
  • sal, pimenta do reino e azeite de oliva

modo de preparo

Bacalhau

O processo de remoção do sal do bacalhau leva de três a cinco horas entre mergulhá-lo no gelo e na água gelada. Após a última água, e já perto da hora de preparar o prato, mergulhe os pedaços de bacalhau em água fervente por 15 minutos. Escorra e coloque-os depois sobre rodelas grossas de cebola, numa assadeira. Tempere com sal, pimenta do reino, um fio de azeite e leve a montagem ao forno médio por cerca de meia hora. Momentos antes de servir, doure cada pedaço (de ambos os lados) em frigideira com azeite.

Batatas (ao murro)

Cozinhe as batatas com casca por cerca de 30 minutos em água pura. Retire-as da água, envolva uma a uma em um pano, ‘esmurrando-as’ em seguida, para que se abram. Coloque todas elas numa assadeira, tempere com sal grosso e azeite (havendo alecrim, cai muito bem também!). Asse por uns 20 minutos em forno alto.

Polenta (mole)

A polenta pode ser feita tradicionalmente ou, como escolhi, usando um destes preparados que precisam apenas de água e fogo. O ponto da polenta precisa ser mole (como uma pasta ou purê ‘ralo’), seguindo mais ou menos as indicações que vieram no pacote. Recomendo que seja a última coisa a ser feita para não endurecer!

Montagem

Uma colher boa de polenta no fundo do prato, um pedaço do bacalhau (assado e passado no azeite), uma batata assada e dois ovinhos. Caberia também, azeitonas pretas. Regue com um último fio de azeite, enfeite com o alho frito e sirva bem quente.
bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário