Seguidores

domingo, 16 de outubro de 2011

Saborosos e terapéuticos:conheça os benefícios de oito temperos.

Na pizza,orégano. No macarrão com molho de tomate,manjericão. No feijão,louro. É só desta forma que você usa as ervas? Não sabe o que está perdendo,em sabores...Descubra agora e aprenda a variar. Mas aprenda principalmente que muitos de nossos temperos possuem efeitos terapêuticos em pequenas doses, afirma nutricionista 




Temperar os alimentos com ervas, além de ser uma ótima forma de reduzir o consumo de sal, agrega uma série de benefícios à saúde. Segundo a nutricionista e membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) Jacira Conceição dos Santos, os temperos naturais têm efeitos terapêuticos em pequenas doses.


— As pessoas usam muito temperos artificiais ou produtos químicos, quando os temperos naturais, mesmo desidratos ou em pó, acrescentam nutrientes e sabor aos alimentos — explica ela, recomendando que as ervas sejam usadas frescas


Entre os temperos mais comuns, estão o orégano, a salsinha e o manjericão. Mas também existem opções como o endro, que ajuda a aliviar cólicas intestinais, e o tomilho, com propriedades expectorantes e vermífugas.


Confira uma lista de temperos e seus benefícios:


ORÉGANO


Uso culinário: O orégano pode ser usado em molhos à base de tomate, massas, vegetais refogados, saladas e pizzas. O sabor e as propriedades terapêuticas se perdem com o cozimento, por isto deve ser colocado no final da preparação.


Uso terapêutico: É digestivo, diminui a formação de gases, Pode ser tomado puro ou adicionado a outro chá digestivo, como o de camomila, erva doce, cidreira, hortelã ou capim limão, após as refeições, para diminuir as fermentações digestivas.


ALECRIM


Uso culinários: É uma erva de sabor picante e amargo. Dá sabor especial em carnes de frango, batatas e risotos.


Uso terapêutico: Serve como tônico cardíaco e tem ação no pulmão e fígado. É um estimulante geral e hipertensor, é digestivo, reduz a formação de gases, e tem propriedades antioxidantes (que combate os radicais livres do organismo).


Cuidados: Como é hipertensor, o chá, em uso contínuo, não deve ser utilizado por pessoas com hipertensão (pressão alta).


Uso terapêutico: O cheiro de alecrim tem fama de manter a pessoa alegre. Também é considerado um símbolo de amizade.


SALVIA


Uso culinário: Pode ser usado como tempero de carnes de gado, carneiro, pato, manteigas, omeletes e também combina com tomates.


Uso terapêutico: É utilizada como digestivo, combate gengivite e faringite. Friccionada nos dentes e gengivas faz assepsia e clareia os dentes.


ENDRO
(também conhecido como aneto ou dill)


Uso culinário: As folhas são usadas em saladas, peixes, frutos do mar, batatas, repolho, couve-flor e raízes. As sementes podem ser usadas em carnes ou em conservas, saladas e molhos de iogurte. As semente moídas são usadas também em massas de tortas e biscoitos.


Uso Terapêutico: É indicado para o tratamento de distúrbios digestivos, falta de apetite e indigestão. É um dos ingredientes usados para aliviar cólicas intestinais.


SALSA


Uso culinário: Na cozinha, usamos a salsa em qualquer tipo de alimento salgado. Ela deve ser acrescentada no final do cozimento para não perder o aroma.


Uso terapêutico: A salsa é diurética, combate os gases intestinais, facilita a expectoração, melhora a digestão, abre o apetite, contém grande quantidade vitamina A, vitaminas do grupo B e minerais.


TOMILHO


Uso culinário: Compõe o grupo das Ervas de Provença, junto com a sálvia, segurelha e alecrim. Aromatiza carnes e guisados, tempera alimentos cozidos no vinho, patês, molhos e pães. Também dá sabor especial à caldos, sopas e marinados.


Uso Terapêutico: Tem propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas.


ERVAS FINAS


Composição: salsa, cebolinha, estragão e tomilho


Uso culinário: Pode ser usada em molhos de saladas, peixes, ovos, molhos de tomate, aves, carnes, cordeiro e vegetais cozidos. Adicione sempre no final do cozimento.


MANJERICÃO


Uso culinário: É o principal ingrediente do tradicional molho pesto. Usado em pizzas, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. Também no tempero de berinjela, pimentão, sopa de tomate, recheio para frango, peru, vitela e vinagrete.


Pode ainda servir de tempero a frutos do mar ensopados. Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. Combina muito bem com outras ervas.


Uso Terapêutico: Chá usado para gastrite, azia, nervosismo e instabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário