Seguidores

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Como se tornar um chefe de cozinha?

Você já se imaginou comandando a cozinha de um restaurante, e criando pratos para que as pessoas degustem? Você gosta de cozinhar e passar horas na cozinha testando temperos e truques para descobrir paladares diferentes? Você já pensou em ser um chefe de cozinha? Hoje, o Blog do Makro mostra para você todos os detalhes dessa profissão encantadora, mas que requer muito talento. 

Para ser um bom chefe de cozinha, não basta ser bom de garfo."É preciso muita dedicação, ser curioso e tentar ser criativo", diz o chef executivo do Hotel Hilton, em São Paulo, Adauto Rodrigues. Além disso, o início da formação de um chefe de cozinha acontece na faculdade. A graduação do curso de gastronomia, em geral, dura dois anos. Há opções em São Paulo, Águas de São Pedro – SP e Campos do Jordão-SP (ambas faculdades Senac), Brasília (convênio entre a Universidade de Brasília e a escola francesa Le Cordon Bleu) e Camboriú-SC (Universidade Vale do Itajaí).

Na graduação, o estudante de gastronomia aprende noções básicas de cozinha, técnicas de preparo de pratos e fundamentos de economia, microbiologia, nutrição e higiene de alimentos. Vale destacar que os melhores cursos de gastronomia são os cursos no exterior. A mais renomada escola de culinária do mundo é a escola francesa Le Cordon Bleu, em Paris. Para se ter um ideia, um curso de um ano nesta escola custa cerca de 50 mil reais. Nos Estados Unidos, a mais antiga escola de culinária é a CIA (The Culinary Institute of America).

Depois de decidir o curso a ser feito, é importante pensar na área de trabalho dessa profissão. Pode-se dizer que o profissional da gastronomia pode trabalhar em restaurantes, hotéis, navios de cruzeiro e empresas que fornecem refeições para aviões e hospitais, por exemplo. O dia dia de um chefe de cozinha é trabalhoso e acontece em torno da preparação de pratos, de fazer as compras e supervisionar outros funcionários, além de criar cardápios e novas receitas.

O mercado de trabalho para o profissional da gastronomia é variado. Apesar de ser o centro gastronômico do país, o mercado em São Paulo está um pouco saturado. Hoje, trabalhar no Nordeste (em restaurantes, hotéis e resorts) é a melhor opção.

Para finalizar essa dica, é importante destacar alguns pontos cruciais na escolha dessa profissão. Um renomado chefe de cozinha não tem folga nos finais de semana e feriados. Além disso, a formação é cara e leva tempo para se obter um bom retorno financeiro. O salário inicial de um chefe de cozinha varia entre 600 e 800 reais. Após dez anos de profissão, a média sobe de 8 mil a 10 mil reais, para os chefes mais experientes.

Agora que você já sabe os prós e contras de ser um chefe de cozinha, é só decidir se você é mesmo apaixonado pela arte da culinária e se jogar de cabeça nesse desafio.

Para saber mais dicas sobre a administração de um restaurante, acompanhe o Makro nas redes sociais e fique atento às ultimas novidades da área.

Fonte: Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário