Seguidores

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Opções de novidades em restaurantes.




Terça-feira o D'Amici, no RJ, serve Cuscuz marroquino com frutos do mar



D’Amici, no Rio de Janeiro, celebra a nova temporada com uma seleção especial de pratos harmonizados para cada dia da semana. São receitas que não estão no cardápio, criadas por Sr. Antonio Salustiano, e que ficarão fixas até o final de outubro.

Para começar a semana, toda segunda-feira, entra em cena o filé de cherne D’Amici, que vai ao forno com azeite, tomate cereja e alho. Para acompanhar, o argentino Catena Chardonnay 2009 ou o italiano Dolcetto D’Alba Mascarello 2008. Na terça-feira é a vez do cuscuz marroquino com frutos do mar, que harmoniza muito bem com o Chablis 2009. Quarta-feira, o tinto espanhol Finca Sobreño Crianza 2002 é a sugestão para pedir com o clássico picadinho da casa. Quinta-feira é dia de stinco de cordeiro com o português Vinha Grande 2007, da região do Douro. Por fim, Sr. Antonio mantém o que já é tradição às sextas, o pernil de vitela com capellini em ervas e pontas de aspargos, que pode ser acompanhado pelo Chianti Colli Senesi Caspagnolo 2009.


Sunomono Mix que leva pepino, takenoko e wakame do Itigo

Para entrada, a casa também conta com o Yakinasu – berinjela grelhada e flocos de peixe



Em São Paulo, o Itigo Sake House, especializado em saquê e cozinha japonesa, acaba de completar um ano de atividade. Para comemorar a data, a casa lança um novo cardápio, com mais opções de pratos da cozinha tracional japonesa.

“Após um ano é possível ter um bom parâmetro das preferências dos clientes. O novo cardápio é baseado nessa percepção. Além de manter os clássicos e especialidades, agregamos mais opções”, explica Ana Toshimi Kanamura, sócia do Itigo e expert em saquê com o título ASP - Advanced Sake Professional, concedido pelo The Sake Educational Council. “A grande novidade talvez sejam os Sushis, que vamos introduzir atendendo a muitos pedidos.


Costelinha Suína – apimentada, soltando do osso



Teremos os tradicionais nigirizushis, hossomakis, temaki e tirashi, sempre à la carte”, completa Ana. Outros novos pratos do cardápio seguem mais a linha Izakaya - que são pequenos pratos para “beliscar” - como o Agedashi Dofu (cubos de tofu empanados, servidos em caldo dashi), oTempura Kakiage (vegetais em tiras finas), o Tako Nutta (polvo, pepino e amamisso), ou os otsumamis, já podem ser saboreados no Itigo. As especialidades da casa, também ganharam destaque no cardápio, como a Costelinha Suína Apimentada que pode ser harmonizada com o saquê extra seco Mutsu Otokoyama. O Itigo possui a maior e mais variada carta de saquês da cidade, com cerca de 32 rótulos que a própria Ana auxilia os clientes a escolher. “É uma espécie de consultoria. Vou até as mesas para apresentar as características dos saquês e a melhor maneira de harmonizar a bebida com o prato escolhido pelo cliente”, diz.


Sugestão de Galettes do Sarrasin



Ainda na capital paulista, especialista em “galettes”, prato francês da Bretanha, noroeste da França, o restaurante Sarrasin Galetterie encanta pelas deliciosas receitas sofisticadas do chef João Souza, e pelo seu ambiente charmoso e aconchegante localizado em Pinheiros. Além disso, para manter a tradição a casa serve Cidra Francesa, bebida que acompanha as "galettes" na França. A massa de trigo sarraceno (sarrasin em francês) é usada em todos os preparos e dá origem a delicadas entradas como as hóstias de tomate seco, queijo de cabra, manjericão e azeite ou a flor de galette com queijo Saint Marcelin, amêndoas caramelizadas e melado de cana.

Como prato principal, há opções de “galettes” como a Voltaire (figos caramelizados no vinho do porto, queijo de cabra, copa de javali defumada, farofa de nozes, e redução de balsâmico aromatizado com café) ou a Molière (haddock defumado, queijo de cabra com molho de redução de shoyu e gengibre). Todas as galettes são acompanhadas de salada de folhas frescas, (alface americana, alface roxa, radichio, rúcula e hortelã) molho a base de mostarda Dijon, curry, farofa de nozes e ciboulette.

Para sobremesa, há “crêpes” feitas de trigo branco como a Baudelaire (cestinhas de nutella com sorvete de frutas vermelhas feito na casa, calda de chocolate, morangos frescos e amêndoas caramelizadas), ou a Bourgeois (sorvete de limão feito na casa envolto na massa da “crêpe”, calda Livia,de chocolate, flambado na cachaça).


Agnolotti recheado de alcachofra ao molho de castanhas do Terraço Itália




Já o cardápio Primavera/Verão do Terraço Itália, em SP, foi elaborado para agradar paladares exigentes, com opções variadas no capítulo das entradas como a Salada de Folhas da Estação com palmito pupunha, Fundo de Alcachofra grelhada com queijo de cabra e Bresaola e também uma Seleção de frutos do mar marinados. Não poderia faltar à mesa risotos clássicos como o da sofisticada versão de trufas negras, o sempre bem vindo risoto de alcachofras e o célebre à milanesa ao Ragú de rabada. Nove apetitosos pratos à base de massas fazem a alegria dos loucos por pasta e incluem ravióli de espinafre e brie, com  pistache e molho damasco, um saboroso Penne ao molho de abóbora e camarão, o Tortteloni de mussarela, com gema de ovo e trufa negra,  e uma massa italiana de Funghi com cottage, abobrinha e pato desfiado.

Da terra, destacam-se marreco ao forno com legumes grelhados, coelho ao Funghi Porcini com nhoque de abóbora, carré de vitela ao forno com nhoque de mandioquinha ao molho Pesto e o Bife Ancho ao poivre, com Fettuccine ao molho de parmesão.


 
Opção de salada e Mosaico de peixes e crustáceos do restaurante



Para quem prefere as opções "do mar", o restaurante oferece Robalo ao vapor com risoto de Vôngole, Camarão ao vinho Vernaccia servido com Risoto de Açafrão, Merluza ao Forno e Nhoque de Tomates Frescos, Seleção de Peixes e Crustáceos servidos em seu próprio molho e Legumes, Tainha Vermelha a Livornese servida com Nhoque de Ricota, Salmão Grelhado com molho de Alcaparrones e Risoto de Manjericão, Bacalhau ao Forno acompanhado de Fregola e caponata com Pinoli, Lagosta Grelhada com Fettuccine ao Champagne.

As sobremesas não podiam ser mais tradicionais e representativas da boa mesa italiana:  Tiramisú, sorvete de nata com  Mirtilli e Mascarpone, torta doce com figo fresco e sorvete crocante, Fagotino recheado de creme de nozes com sorvete de creme e frutas da estação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário