Seguidores

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

como preparar um jantar com fondue.


Como Preparar um Jantar com Fondue
Frio, amigos, descontração e uma boa conversa são acompanhamentos perfeitos para um bom fondue.
É importante considerar que uma fome intensa pode ser incompatível com o ritual que está envolvido com o fondue e o tempo necessário para cumprí-lo. Caso haja o risco de seus convidados estarem nessa situação, pode ser importante pensar em outra alternativa ou "preparar" o estômago dos convidados antes. Você vai precisar de uma toalha rústica ou uma toalha com um belo colorido; guardanapos combinados, pratos e garfos de cabo longo especiais e serviço completo de réchaud (panela especial e espiriteira à álcool). Existem panelas de cerâmica e de metal (cobre, ferro ágata etc.), sendo que estas últimas servem para todos os tipos de fondue. As de cerâmica devem ser evitadas no caso de fondue de carne, em que a panela serve para manter aquecido o óleo em que a carne vai ser frita, requerendo alta temperatura.
A quantidade de "réchauds" depende do número de convidados e das variações de fondue escolhidas.
Todos os ingredientes devem ser arrumados sobre uma mesa em torno da qual caibam todos os convidados. Em casos de menor formalidade - ou de convidados bastante jovens - isso pode ser feito em uma mesa baixa, com as pessoas sentadas sobre almofadas, em especial quando é possível apreciar o fondue diante de uma lareira... Cada convidado deve ter um garfo e um prato para descansar seu garfo e aparar eventuais "pingos", e os ingredientes devem ser arrumados em tigelas ou travessas, se necessário em várias porções, de forma que todos possam alcançar de tudo.
Os fondues podem ser de:
  • Queijo: os convidados espetam pedaços de pão (de preferência do dia anterior) previamente cortados, que são mergulhados no fondue de queijo, mantido cremoso e quente na panela especial.
  • Para os vinhos, não existe um critério rígido a seguir, vai mais de acordo com o gosto de cada um:
    • Fondue de carne: vinho tinto
    • Queijo e camarão: vinho branco seco
Como aperitivo, se quiser, sirva salgadinhos leves. E, como sobremesa, sirva algo como uma torta de pêssegos, uva ou limão.
O fondue de chocolate também é bem vindo. Nesse caso, uva itália, maçã picada, banana picada, morangos, pedaços de bolo e abacaxi são mergulhados pelos convidados em um creme de chocolate quente.
Alguns lembretes, em especial se estiverem entre os convidados crianças ou pessoas não familiarizadas com fondues: cuidado com queimaduras, seja pelo derrame dos ingredientes quentes, seja por encostar o garfo ou o próprio alimento quente nos lábios e na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário