Seguidores

sábado, 22 de outubro de 2011

ETIQUETA À MESA.

Seguindo algumas regrinhas essenciais, você poderá ir a festas em geral, sem fazer feio.


Onde coloco os talheres ao arrumar a mesa?
Preciso esperar o dono da casa se servir para só então fazer meu prato?
E o guardanapo, fica no colo?
Tais detalhes, em muitos casos, acabam se transformando em dúvidas enormes na hora de aceitar o convite de um colega de trabalho para almoçar ou mesmo antes de fazer uma reuniãozinha em casa.
Atualmente, as pessoas preferem receber de maneira mais informal. Apenas cuidado, para não transformar a informalidade, em falta de educação.

Um jantar em estilo buffet, onde cada um faz seu próprio prato, é bem descontraído e moderno, mas recomenda-se acomodar os convidados sentados à mesa. É desagradável fazer as pessoas comerem espalhadas pela sala, equilibrando o prato sobre as pernas – principalmente se tivermos convidados idosos.

O cerimonialista carioca Ricardo Stambowisky, que já organizou festas de casamento de casais-celebridade como Adriana Esteves e Vladimir Brichta e Regina Casé e Estevão Ciavatta, defende que o que deve prevalecer sempre é o bom senso. "Se estiver em dúvida, procure um livro sobre o tema, pesquise na internet ou, dependendo da ocasião, contrate um profissional especializado para ajudar", diz ele. O que não dá é perder noites de sono sofrendo com medo de cometer gafes em alguma festa... Ou, pior ainda, deixar de ir!






Dicas 
1. Leve à mesa só garrafas de vinho, que são elegantes. Para sucos, mates e refrigerantes, uma opção simpática é colocar o líquido em uma jarra bem bonita!

2. Se for usar guardanapos de papel, opte pelos grandes e desenhados (com flores, desenhos assimétricos etc).

3. Os convidados que derrubarem um talher ou guardanapo no chão devem recolher o que caiu – mas cabe ao anfitrião providenciar outro para reposição.

O que é feio e precisa ser evitado:
1. Celular: Nunca deixe-o sobre a mesa. Mantenha-o na bolsa, de preferência no vibracall. Se tiver de atender, seja breve.

2. Assoar o nariz: Se precisar, levante e vá ao banheiro.

3. Palitar os dentes: Nunca! É feio! Uma pessoa prevenida carrega sempre fio dental para essas emergências. E, claro, faz isso no banheiro.

4. Apoiar os cotovelos na mesa é errado. O correto é apoiar o antebraço.

5. Sentar-se à mesa sem camisa: mesmo que esteja apenas em família ou entre amigos, é profundamente deselegante comer sem blusa.

6. Falar alto: ninguém quer saber o que você está falando. Modere a voz.

7. Fumar: completamente out. A fumaça incomoda, além de fazer mal à saúde. Nas refeições, incomoda mais ainda – principalmente quem não fuma.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário