Seguidores

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Creme de Abóbora com Camarão

A sopa é muito importante na nossa alimentação não só pela variedade dos nutrientes, mas também pelos benefícios que desencadeia a nível funcional. É de fácil digestão e muito rica, tem um papel insubstituível na regulação do apetite e contribui para o bom funcionamento do nosso intestino.
Precisam de mais razões para fazer e comer sopa?
Espero que gostem desta.



Para 4 pessoas

Ingredientes:
600gr. de abóbora
300gr. de miolo de camarão (descongelado)
200gr. de courgette
1 alho francês (parte branca)
1 cebola pequena
1 cubo de caldo de marisco (opcional, usei knorr)
Azeite, sal e coentros picados a gosto
Sumo de 1 limão
água quente (+/- 1 litro)

Preparação:
1 - Tempere o miolo de camarão com sal e sumo de limão.

2 - Corte o alho francês em rodelas finas, lave em água corrente e escorra.

3 - Lave a courgette, apare-lhe as extremidades e corte-a em cubos pequenos. (Se preferir pode tirar a casca, mas eu não o fiz e depois de triturada não se nota).

4 - Tire a casca à abóbora e corte-a em pedaços pequenos.

5 - Cubra o fundo de uma panela com azeite e junte o miolo de camarão escorrido para saltear até mudarem de cor. Quando já estiverem rosadinhos, retire-os e reserve.

6 - Adicione depois na mesma panela a cebola picada e refogue. De seguida, ponha o alho francês, a abóbora e a courgette. Tape de deixe cozinhar sobre lume brando até que os legumes se apresentem macios. Convém ir mexendo de vez em uando para se certificar que os legumes têm sumo suficiente. Se for preciso adicione um pouco de água, mas como costumo usar uma panela anti-aderente o suco que os legumes deitam chega bem para cozer sem água.

7 - Quando estiver cozido, retire do lume, triture tudo, volte a por a panela no lume, junte o cubo de caldo de marisco e adicione água a ferver até obter a consistência desejada. (usei +/- 1 litro). Rectifique os temperos (sal) e por fim, adicione o miolo de camarão.
Deixe retomar fervura e desligue o fogão.

8 - Antes de servir perfume a sopa com um ramo de coentros frescos picados. (opcional)





Sugestões:

Use Abóbora Bolina que , de resto, é a mais adequada para sopas.
Para servir, pode colocar uma fatia de pão caseiro no fundo de cada prato e deite o creme de abóbora por cima. Depois polvilhe com os coentros frescos picados e sirva.

Fonte: Vaqueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário