Seguidores

terça-feira, 20 de março de 2012

Evite a intoxicação alimentar no verão com nove cuidados,Fique de olho na conservação para que os alimentos não fiquem contaminados

Cuidado na hora de comprar produtos de geladeira 
Quando for comprar um produto refrigerado, observe se ele está apropriadamente acondicionado na geladeira e se esta está com a temperatura correta. É possível saber se o freezer está desregulado ao observar a presença de poças de água sob o eletrodoméstico ou se os produtos estão "suados", isto é, com gotículas de água ao seu redor.  

No restaurante self-service 
A nutricionista Simone enfatiza que os alimentos de restaurantes do tipo self-service podem ser facilmente contaminados devido à manipulação por um número muito grande de pessoas. "Cada pessoa que se serve em um restaurante desses leva e traz diversas bactérias. Por esse motivo, é importante que esses alimentos sejam protegidos e mantidos na temperatura correta", conta a nutricionista.  
Reconheça a contaminação
"A contaminação de alimentos pode ser física, ou seja, quando encontramos no alimento cabelo, pedras, etc.; biológica - quando é causada por fungos, bactérias e vermes; ou ainda química - por produtos de limpeza, inseticidas, etc.", explica a nutricionista Flávia. "Esse último é causado pelos odores, ou seja, quando deixamos um alimento pronto perto de um produto de limpeza, por exemplo, o cheiro do produto químico passa para o alimento o deixando impróprio para consumo." Por isso, é preciso observar também a organização do estabelecimento. 
Bebidas 
Quando comprar uma garrafa de água, observe com cuidado se o lacre de segurança está intacto e veja a data de validade da água. A água de torneira, se contaminada, pode gerar episódios de diarreia e desarranjo intestinal. 

Sucos e bebidas alcoólicas preparadas com frutas ou leite também necessitam de cuidados. As frutas devem estar acondicionadas em lugar refrigerado, assim como o leite. 

A nutricionista Simone também lembra que é preciso bom senso para ingerir essas bebidas na praia. O exagero, nesses casos, pode levar à imprudência e ao risco de insolação e até mesmo de afogamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário