Seguidores

sexta-feira, 30 de março de 2012

Que tal essa tortinha de banana com um recheio super especial?


Ingredientes
Massa
200 g farinha de trigo
100 g de manteiga
4 g de sal
20 g de açúcar
1 colher (chá) de água
1 ovo
Baunilha 
Doce de leite
1 lata de leite condensado ou doce de leite pronto
Caramelo da torta
60 g de açúcar
60 g de manteiga
Canela
Calda quente
150 g de chocolate picado meio amargo 50 g de gordura de coco 1 colher (café) de mel
Sorvete de creme
Modo de preparo
Massa: corte a manteiga bem gelada em cubos. Coloque a farinha de trigo na bancada de trabalho e some a ela os cubos de manteiga, amasse com as pontas dos dedos até obter uma farinha. Faça uma cratera no meio dessa farinha e coloque o ovo batido, o sal o açúcar e a água. Misture bem esse meio e aos poucos vá incorporando a farinha. Amasse delicadamente trabalhando a massa o mínimo possível. Reserve na geladeira por 30 minutos antes de utilizar.
Abra a massa e corte discos um pouco maior que o desejado, pois a massa vai encolher um pouco depois de assada. Unte uma assadeira. Forre com papel manteiga untado, coloque os discos, forre com uma folha de papel manteiga untado na parte que ficará em contato com a massa, cubra com feijão cru (para comprimir a massa) e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos. Retire o papel, o feijão e asse por mais 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve.
Corte as bananas em rodelas e caramelize em uma frigideira com manteiga/açúcar e uma pitada de canela. Derreta o chocolate picado, adicione a gordura de coco, misture até ficar bem homogênea, acrescente o mel e reserve fora da geladeira.
Doce de leite: cozinhe a lata de leite condensado por 35 minutos na panela de pressão, deixe esfriar bem em temperatura ambiente, abra, coloque todo conteúdo numa bacia, misture muito bem (se preciso passe numa peneira para que fique bem fininho).
Montagem: coloque num saco de confeitar e cubra cada biscoito com uma camada do doce, disponha as rodelas de banana, coloque uma bola de sorvete, regue com a calda de chocolate e sirva.