Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2012

Lasanha de Bacalhau com crosta de Biscoito e Ervas


Ingredientes:

1 embalagem de massa de Lasanha
1kg de bacalhau
10 dentes de alho, picados
1 pimentão vermelho grande, em cubinhos
5 colheres (sopa) de manteiga
2 litros de leite
10 tomates sem pele e sem sementes picados
400g de mussarela em fatias
sal, pimenta-do-reino, noz moscada, alecrim, manjericão, salsa, orégano fresco e tomilho a gosto
1 embalagem de bolacha de água e sal quadrada
12 colheres (sopa) de azeite
1 pimentão verde grande cortado em cubinhos
300g de azeitonas pretas, sem caroços e picadas
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cebola, picada
1 litro de polpa de tomate
5 ovos cozidos, picados

Modo de Preparo:

1) Deixe na véspera 1 kg de bacalhau de molho na água na geladeira, troque a água pelo menos 4 vezes.
2) No dia seguinte, ferva o bacalhau e faça lascas.Numa panela grande, aqueça 6 colheres (sopa) de azeite, refogue 6 dentes de alho, acrescente as lascas de bacalhau, 1 pimentão verde, 1 pimentão vermelho, 300g de azeitonas pretas, refogue bem e reserve.
3) Para o molho branco, numa panela média, aqueça 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina e doure 5 colheres (sopa) de farinha de trigo.
4) Junte 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.
5) Prepare o molho de tomate. Numa panela média aqueça 4 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho, junte os 10 tomates, 1 litro de polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água.
6) Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.
7) Para fazer a farofa com biscoitos, Coloque no processador o biscoito e bata até obter uma farofa. Numa frigideira média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite , refogue 2 dentes de alho, junte a farofa de biscoito, as ervas picadas, mexa delicadamente e reserve.
8) Monte a Lasanha Direto ao Forno num refratário grande e fundo. Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela, o recheio de bacalhau e os ovos em 2.
9) Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco e molho de tomate.
10) Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 40 minutos. Retire o papel-alumínio, acomode por cima a crosta de biscoito com ervas e leve ao forno por mais 10 minutos.
11) Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário